Abrir uma loja virtual é uma maneira de expandir seu público por meio da internet e aumentar seu faturamento. Porém, na hora de criar seu site de vendas, muitas empresas realizam ações que impedem a chegada de novos clientes. Aprenda a evitar esses erros!
Vender pela internet já é algo tão comum que poucas empresas ainda não investem nesse modelo de negócio.
Isso porque o mercado virtual é vasto e pode trazer uma ampla diversidade de público às empresas.
Por esse motivo, criar uma loja virtual é praticamente uma obrigação dos empreendedores atuais.
Porém, na hora de criar seus espaços de vendas, muitos deles não sabem como criar uma loja virtual e acabam cometendo pequenos erros que acabam evitando a chegada de novos clientes.
E para você não cometer esses mesmos equívocos, produzimos um conteúdo especial para que você crie uma loja virtual da melhor forma possível.
Confira os tópicos abordados:
- O que é uma loja virtual?
- Como criar uma loja virtual?
- Quais erros devo evitar ao criar minha loja virtual?
- Como fazer minha loja virtual vender mais?
O que é uma loja virtual?
Em uma definição simples e objetiva, loja é um local onde se expõe produtos e mercadorias com o intuito de vendê-las ao público.
No caso de uma loja online, isso não é diferente, porém, em vez de ser instalada em um local físico, ela fica hospedada na internet.
Ou seja, em vez de um endereço, uma loja virtual possui um site onde os clientes podem conferir, analisar e comprar os produtos desejados.
Além disso, em vez de ter vitrines, estantes ou gôndolas para expôr as mercadorias, esse tipo de empreendimento possui páginas, geralmente separadas por categorias, em que é possível encontrar os itens que se pretende comprar.
As formas de pagamento também são diferenciadas, afinal o cliente pode escolher entre cartão de crédito, boleto bancário e até mesmo débito em conta.
E aí entendeu como funciona uma loja virtual? Então prepare-se para saber como criar a sua!
Como criar uma loja virtual?
Identidade
O primeiro passo para montar loja virtual é definir a identidade da empresa na internet, criando um layout para sua página virtual de vendas.
Para isso, analise seu público e crie uma persona – uma representação semi-fictícia do cliente ideal da empresa.
Pesquise as preferências dessa persona, tentando entender quais características, como interface, design e cores, podem atraí-la.
Além disso, se você ainda não possui um nome para sua loja virtual, trate de criar um que deixe claro os tipos de produtos ou serviços comercializados.
Domínio
Depois de definir a identidade da marca na internet, chegou a hora de escolher o domínio da sua loja, ou seja, o link ou URL usado para levar seus clientes a sua página, como por exemplo: www.lojadesapatos.com.br.
A grande dificuldade dessa fase é encontrar um domínio disponível, afinal existem inúmeras lojas virtuais ativas, inclusive várias parecidas com a sua.
Por isso, uma boa opção é procurar um site especializado em registrar domínios, como o Hostinger.
Ele te ajuda a descobrir se o domínio que você pretende usar está disponível e, caso esteja, te cobra uma pequena taxa anual de utilização.
Segurança
Trabalhar com vendas pela internet significa lidar, todos os dias, com inúmeras informações confidenciais de clientes e da sua própria empresa.
Por isso, antes de colocar sua loja virtual para funcionar, é necessário mantê-la segura, longe de ataques virtuais e de roubos de dados importantes.
O primeiro passo é escolher uma plataforma especializada para hospedar sua loja, como Shopify, Magento, Wix e WooCommerce.
Além disso, contrate um certificado SSL, uma camada extra de segurança para páginas online.
O certificado criptografa todas as informações obtidas pelo seu site de vendas, fazendo com que possíveis invasores não consigam entender os dados da sua loja virtual.
Esses são os passos básicos de como criar uma loja virtual, porém muitos erros são cometidos durante esse processo. Descubra quais em nosso próximo tópico!
Quais erros devo evitar ao criar minha loja online?
Apesar de ser um excelente modelo de negócios, as lojas virtuais podem ser comprometidas se alguns processos fundamentais não forem realizados da forma correta.
Pensando nisso, decidimos separar os erros mais cometidos pelos lojistas virtuais. Confira:
Layout amador
Por mais que o conteúdo de um site seja muito relevante, a aparência de sua loja virtual também pode ser responsável por seu sucesso ou fracasso no mercado.
Um exemplo disso é a interface da página. Se ela não combinar cores atrativas, ou se os menus não ficarem bem distribuídos, seus visitantes podem decidir não confiar em sua loja virtual.
Não segmentar seu público
Ter um público grande e diversificado não significa querer abraçar o mundo e tentar fazer mais do que a estrutura da sua loja virtual lhe permite.
Ou seja, por mais que você queira atender um bom volume de pessoas, não caia na armadilha de diversificar demais sua linha de serviços e produtos e acabar deixando sua loja virtual sem identidade.
Para você entender melhor, vamos dar um exemplo claro de uma das maiores lojas virtuais da atualidade: a NetShoes.
Mesmo oferecendo uma grande variedade de produtos, desde chuteiras à raquetes de tênis, ela jamais perdeu sua essência, que é trabalhar com mercadorias ligadas ao setor de roupas, calçados e acessórios esportivos.
Por isso, busque diversificar a gama de soluções oferecida por sua loja, mas tente não fugir muito do seu segmento de atuação.
Falta de informação e de conteúdo
Já pensou se você se interessa por algum produto em uma loja online, mas deixa de comprá-lo porque tem alguma dúvida sobre ele?
Pois é, isso é péssimo! Por esse motivo, todos os seus produtos devem conter descrições claras, com informações relevantes e esclarecedoras.
Além disso, as informações sobre sua empresa também precisam estar claras, para que seus consumidores conheçam e confiem em sua marca.
Como fazer minha loja virtual vender mais?
Até agora, vimos algumas dicas sobre como criar um site de vendas e também te mostramos os erros que você deve evitar.
Mas o que você pode fazer para sua loja virtual se transformar em uma verdadeira máquina de vendas?
Descubra agora em algumas dicas simples!
SEO
A maioria das pessoas, quando vão comprar um produto ou serviço na internet, buscam antes no Google ou em outros mecanismos de busca.
Por isso, quando um cliente pesquisar na web sobre alguma mercadoria que sua empresa trabalha, o ideal é que sua página esteja entre os primeiros resultados.
E para fazer isso, é fundamental usar SEO (otimização para mecanismos de busca), um conjunto de técnicas focado em deixar seu site bem posicionado nos buscadores virtuais.
Entre as estratégias adotadas, podemos destacar o uso de palavras-chave.
Se sua empresa comercializa componentes para caminhão, por exemplo, você deve usar termos relacionados nos conteúdos do seu site, como peças de caminhão, pneu para caminhão etc.
Dessa forma, quando um cliente estiver pesquisando sobre este assunto, são maiores as chances dele encontrar sua empresa.
O uso de imagens relacionadas ao assunto e de alta qualidade também pode ser outro critério responsável por levar sua loja virtual às primeiras posições do Google.
Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma forma de mostrar aos seus clientes que sua empresa não quer apenas vender, e sim ajudá-los a resolver seus problemas.
Para isso, você deve produzir conteúdos qualificados e que consigam esclarecer qualquer dúvida dos seus clientes.
Isso pode ser feito tanto nas páginas dos seus produtos, quanto nos textos que falam da empresa.
Você ainda pode criar um blog para dar dicas sobre seu mercado de atuação, esquecendo um pouco dos seus produtos e focando em ajudar seu cliente a entender sobre determinado assunto.
Além disso, lembre-se de usar estratégias de SEO nestes conteúdos, trabalhando palavras-chave referentes ao seu ramo de atuação para que seu site e seu blog fiquem bem colocados nos mecanismos de busca.
Redes sociais
Apesar de serem muito ligadas ao entretenimento, as redes sociais também podem ser usadas para fortalecer os laços entre empresa e consumidor.
Por isso, criar páginas da sua loja virtual em todas as principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin) é fundamental para aumentar suas vendas.
Além de possuir perfis nessas plataformas, busque atualizá-los constantemente com notícias relevantes, dicas sobre o mercado e até mesmo posts divertidos e que sirvam para aproximar seus seguidores.
Dessa forma, você pode alcançar um público fiel e engajado, fazendo com que suas vendas aumentem cada vez mais.
E aí, gostou das nossas dicas e vai criar uma loja virtual agora mesmo?
Então cuidado para não cometer os erros que citamos e mãos à obra!
E se você quiser saber ainda mais sobre vendas pela internet, leia nosso conteúdo sobre plataforma de marketplace!