Lead Velocity Rate (LVR) é uma métrica que calcula o crescimento dos leads qualificados ao considerar o desenvolvimento do pipeline da empresa. Saiba como sua indústria pode utilizar esse recurso para vender mais.
O Marketing tem se tornado cada vez mais integrado com as vendas. Com isso, métricas mais específicas precisam ser implementadas para que estratégias comerciais eficientes sejam desenvolvidas.
O pipeline é um mapa que mostra as etapas de negociações de vendas, como a proposta, a negociação e o fechamento. O LVR então, identifica quantos leads a empresa tem no seu pipeline.
É importante analisar essa métrica já que ao perceber que está perdendo volume é possível agir com estratégias para reverter esse cenário.
Existem alguns fatores que determinam a velocidade dos leads, uma delas é dividir a meta mensal em semanas para acompanhar e agir rapidamente.
Ao longo do conteúdo detalharemos sobre o assunto, explicando o que é o LVR, sua importância, como calcular e quais são esses fatores e suas variáveis.
- O que é Lead Velocity Rate (LVR)?
- Qual a importância do LVR?
- Como o Lead Velocity Rate pode ser calculado?
- As variáveis do Lead Velocity Rate
- Como ter os melhores resultados do LVR
- Invista no LVR!
O que é Lead Velocity Rate (LVR)?
O Lead Velocity Rate determina a velocidade e a quantidade de leads qualificados que uma empresa tem no pipeline mensal. Essa é uma métrica desenvolvida para gerenciamento de vendas.
Com o LVR é possível estimar a taxa de crescimento da empresa e garantir os resultados no futuro.
Isso porque ao entender em que etapa do funil de vendas o lead qualificado está, a empresa consegue antecipar o esforço do time comercial para aumentar o crescimento.
Quanto maior o LVR, melhor o número de vendas. No entanto, é importante deixar claro que isso não impacta diretamente no faturamento de um negócio, tendo em vista que o LVR é apenas uma métrica.
É importante saber que existem alguns fatores que interferem no resultado final do Lead Velocity Rate: São eles:
- Tempo médio de um lead no funil de venda;
- Taxa de engajamento;
- MQL (Marketing Qualified Leads);
- SQL (Sales Qualified Leads).
Qual a importância do LVR?
O aumento constante dos leads é um indicador muito confiável de crescimento para a empresa.
Portanto, ao utilizar a taxa de velocidade, a gestão da empresa pode prever o aumento das vendas. Além de pensar em mudanças rápidas caso identifique problemas.
Ou seja, o LVR permite a previsibilidade financeira de um negócio.
Sendo assim, quando a meta mensal é dividida em semanas se tem uma visão clara das demandas e entregas do time comercial.
Como o Lead Velocity Rate pode ser calculado?
O cálculo do Lead Velocity Rate é feito da seguinte forma:
LVR = número de leads qualificados do mês atual – números de leads qualificados do mês anterior / números de Leads qualificados do mês anterior x 100.
Exemplificando:
Seu número de leads qualificados esse mês foi de 600 e o do mês passado 500.
600 – 500 = 100 / 500 = 0,2 x 100 = 20.
LVR= 20%
O LVR foca no crescimento do número de leads que chegam ao pipeline. Sendo assim, para que a taxa seja mais valiosa é importante acompanhar o caminho do lead até o fechamento do negócio.
As variáveis do Lead Velocity Rate
As variáveis do Lead Velocity Rate ajudam a otimizar as operações, e claro, a chegar ao resultado financeiro que toda empresa quer.
Equilíbrio entre leads e vendedores
Para conseguir um aumento na taxa de conversão a equipe precisa ser grande e capacitada para então atender com cuidado cada consumidor.
Caso um potencial cliente chegue até a empresa e não tenha uma boa experiência ele pode rapidamente escolher outras opções.
Sendo assim, é imprescindível haver equilíbrio entre contatos e vendedores.
Taxa de conversão
Ao combinar o Lead Velocity Rate com a taxa de conversão é possível identificar a estimativa de como serão os números de vendas.
É por meio do acompanhamento da variável mensal que se percebe, a longo prazo, o crescimento que a empresa teve.
Vale deixar claro que não adianta focar no volume total de leads e contabilizar a conversão. Afinal, nesse cenário apenas os leads qualificados são relevantes.
Taxa de rejeição
É importante saber que mesmo com um bom tráfego o site pode ter adquirido uma taxa de rejeição alta.
É preciso medir essa taxa analisando a proporção de visitantes do site que não interagiram, de maneira nenhuma, com a página.
Dessa forma é identificado que talvez os usuários para quem está direcionando os conteúdos não sejam o público-alvo ideal.
Com essa informação a empresa consegue desenvolver estratégias assertivas para atrair e converter os leads certos.
Inbound Marketing
Por meio do Inbound Marketing se usa conteúdos relevantes para atrair o público-alvo.
Além disso, as ferramentas de automação utilizam formas diferentes de realizar o chamado Lead Scoring, pontuação de leads, para priorizar as pessoas com mais propensão a realizar uma compra.
Sendo assim, invista em automação e em criação de conteúdo de valor para atender as dores da persona.
Como ter os melhores resultados do LVR
Como vimos, o Lead Velocity Rate é uma ferramenta que ajuda a empresa a identificar os leads qualificados.
No entanto, apenas esse recurso não garante o sucesso total das vendas. Por esse motivo é necessário que ele seja aplicado com outras métricas para maior eficiência.
Para isso existe o MRR que é responsável por realizar o cálculo da receita mensal recorrente do cliente.
Utilizar o LVR e MRR juntos é a receita para o sucesso que pode levar o seu negócio a ter uma visão mais clara e previsível.
Invista no LVR!
Com o Lead Velocity Rate é possível prever o desempenho do crescimento da empresa.
É importante lembrar que o LVR deve ser usado todos os meses para uma análise mais precisa.
Use o Lead Velocity Rate como uma ferramenta aplicada para o crescimento da sua indústria. Dessa forma, os resultados esperados são facilmente identificados.
Existem outras métricas e estratégias capazes de potencializar sua empresa, acompanhe o Marketing para Indústria e aprenda mais sobre o assunto!