Entenda o que é Lead Magnet e como ele pode ajudar na conversão de leads

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Lead Magnet é um material gratuito utilizado para conseguir dados de contato dos usuários. Entenda como esse recurso pode ser utilizado para conseguir informações sobre os consumidores da sua indústria.

Conseguir construir uma ponte até o cliente é uma ótima forma de prepará-lo para a possível venda. Ou seja, utilizar recursos inteligentes para persuadi-lo sem precisar de agressividade na abordagem.

Pensando nisso, temos disponível no mercado o Lead Magnet, recurso que auxilia na construção de um relacionamento sólido com os clientes. 

Essa prática possibilita o compartilhamento de informações relevantes a fim de fidelizar o consumidor.

Se você ainda não sabe do que estamos falando, fique conosco até o fim e aproveite a leitura. Nos próximos tópicos iremos entender melhor sobre o Lead Magnet, como e porquê aplicá-lo na sua indústria!

O que é um Lead Magnet?

Lead Magnet é um recurso oferecido aos visitantes de um site ou aos assinantes de uma lista de e-mail como incentivo para fornecer suas informações de contato. 

O objetivo é coletar esses dados, como nome e endereço de e-mail, para que o site possa continuar a se comunicar com eles e, eventualmente, os converter em clientes.

Conheça os Lead Magnets mais utilizados:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Modelos de planilhas;
  • Checklists;
  • Consultoria gratuita;
  • Vídeos de treinamento;
  • Ferramentas de teste gratuitas;
  • Brindes;
  • Assinatura de boletins informativos;
  • Amostras grátis de produtos ou serviços;
  • Ofertas de descontos exclusivos;
  • Assessoria gratuita ou sessões de orientação;
  • Participação em sorteios ou concursos;
  • Acesso a conteúdo exclusivo;
  • Guias passo a passo;
  • Planos de aula gratuitos.

É importante ressaltar que o Lead Magnet vai ser diferente para cada tipo de cliente e segmento. 

No caso da indústria, podemos considerar como Lead Magnet mais adequado os guias de passo a passo, um free trial (acesso gratuito em sistemas durante um período), amostras grátis de produtos (quando se trata de fornecedores), entre outros.

Quais são as vantagens que o Lead Magnet oferece?

Adotar métodos como o Lead Magnet pode ser uma tarefa trabalhosa no começo. É necessário um estudo sobre a empresa e o que pode ser oferecido ao lead, de acordo com suas preferências.

Porém, essa ação concede muitos resultados positivos e satisfatórios. Conheça as vantagens que o Lead Magnet oferece ao seu negócio:

Maiores oportunidades de gerar leads

Disponibilizar algum material gratuito em troca de um e-mail ou número de celular é uma técnica que contribui muito para gerar oportunidades de leads. Isto porque o cliente se sente conquistado com a disponibilidade.

Além disso, com o contato do lead em mãos, o ideal é mandar materiais e conteúdos relevantes periodicamente para garantir que a marca não seja esquecida.

Cria base de dados

As informações coletadas por meio de troca de materiais é a ação ideal para criar uma base de dados concisa e útil. 

Com telefones celulares e e-mails é possível trabalhar campanhas de marketing ativas e efetivas.

Temos como exemplo o disparo de e-mails marketing de acordo com a data estipulada como Dia das Mães, Dias dos Pais, Natal e assim por diante.

Fideliza os usuários

Os usuários se sentem mais próximos da marca por conta da troca que tiveram anteriormente. Por este motivo é mais fácil trabalhar com a fidelização deste cliente mesmo sem o pós-venda.

Aumenta o alcance da marca

Com mais pessoas acessando o site da marca e a conhecendo, melhor o seu alcance entre os usuários de determinada rede. 

Os materiais de Lead Magnet também podem ser distribuídos em outros canais de comunicação.

Esta ação é muito efetiva no quesito de alcance da marca.

Como sua indústria pode criar um Lead Magnet de sucesso?

Utilizar o Lead Magnet potencializa as estratégias de Inbound Marketing. No entanto, para aderir a essa prática e construir bons conteúdos é necessário pesquisa e atenção. 

Saiba o que fazer para desenvolver materiais de valor e conseguir as informações dos seus consumidores. Confira:

Entenda sua persona

Definir a persona é essencial para o sucesso de todo o negócio. A persona é um perfil fictício que representa o seu consumidor ideal. 

Ela é criada com base em pesquisas e análises de dados que ajudam a entender as necessidades, desejos, comportamentos e características demográficas dos seus possíveis clientes.

Ao criar uma persona, você pode se comunicar de forma mais eficaz com o seu público-alvo, identificando as melhores estratégias de marketing para atrair e converter leads.

Planeje o conteúdo

Utilizando como base o funil de vendas, planeje os conteúdos de acordo com as etapas para atrair, gerar interesse e conversões dentro dos sites de vendas ou redes sociais da marca.

O planejamento é um excelente ponto de partida para qualquer campanha de marketing e ações assertivas da equipe comercial.

Mostre seu valor

Para que o lead consiga associar a sua marca com o problema que está apresentando, o ideal é persuadi-lo com todos os recursos que estiverem disponíveis. Mostrar o seu valor com materiais relevantes e informações é um processo válido.

Afinal, o cliente que receber o seu Lead Magnet vai julgar conforme seu juízo de valor, que pode ser previamente alterado com ações afirmativas.

Quais são os Leads Magnets mais conhecidos?

No início do texto, você pôde conhecer todos os tipos de Lead Magnet, agora irá entender quais são os mais conhecidos e como são desenvolvidos para gerar algum tipo de retorno para a empresa.

  • E-books: ofereça um livro digital gratuito com assuntos relacionados ao segmento do cliente;
  • Webinars: faça webinars gratuitos sobre assuntos relevantes para o seu público. Isso pode ser uma ótima maneira de demonstrar sua autoridade no assunto e gerar leads;
  • Modelos de planilhas: disponibilize modelos de planilhas gratuitas que possam ser úteis para o seu público, como orçamentos, fluxo de caixa, planejamento de projetos, entre outros;
  • Checklists: crie checklists gratuitas que possam ser usadas para resolver problemas ou alcançar objetivos específicos relacionados ao seu negócio;
  • Consultoria gratuita: conceda sessões de consultoria gratuitas para ajudar os visitantes a resolver problemas ou alcançar objetivos específicos.

Forneça material e ganhe clientes!

O Lead Magnet é uma técnica de Marketing Digital que visa atrair e converter visitantes em leads oferecendo algo valioso em troca das informações de contato. 

Existem vários tipos de lead magnets, desde e-books, webinars, modelos de planilhas, checklists, consultoria gratuita, entre outros. 

Ou seja, podemos concluir que é importante escolher um Lead Magnet que seja relevante para o seu público-alvo. E assim, ajudá-los a resolver problemas ou alcançar objetivos específicos.

Não deixe de acompanhar o Marketing para Indústria para ficar por dentro de todos os conteúdos!