O comportamento do público é algo que está em constante transformação, por isso conhecer e estabelecer a jornada do cliente é um dos pontos determinantes para as empresas que buscam se destacar e ter sucesso.
A jornada do cliente é um conceito essencial ao pensar no marketing das empresas, sendo um dos pontos-chave para compreender o público e de fato ter mais vendas e um cenário de constante evolução.
Atualmente o produto por si só não é mais suficiente para impactar e ter uma relevância diante do público.
Com isso, se uma empresa gerenciamento de projetos, por exemplo, busca se destacar, é fundamental entender o comportamento do público e elaborar estratégias eficazes em cada momento.
Uma compra não é feita do nada e nem um cliente se torna fiel da noite para o dia, por isso é essencial entender que este processo ocorre de uma forma gradual e se insere dentre a jornada do cliente.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a jornada do cliente, fazendo com que você entenda sua significação, seus benefícios, sua importância e principalmente algumas formas de elaborar estratégias para estabelecê-la em sua empresa. Vamos lá!
O que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente está associada às ações de um consumidor desde o primeiro momento de interação com o seu negócio até sua relação com sua marca depois da compra.
Por exemplo, uma pessoa, ao visitar uma loja de piso vinilico, já está inserida dentre a jornada do cliente, sendo fundamental que cada etapa funcione perfeitamente para que esse cliente se sinta cada vez mais motivado ao consumo.
Por isso, para que o público de fato se sinta atraído a consumir, é essencial que a sua empresa entenda o que o público sente e de fato quais são suas necessidades através de cada momento.
Assim as ações se mostram cada vez mais estratégicas, conseguindo criar um laço com esse cliente e de fato fazer com que sua experiência seja totalmente marcante e positiva.
Dessa forma, ao estabelecer esse cenário, a jornada do cliente dentrd da sua empresa tende a ser um dos pontos fortes, gerando esse contato positivo desde o primeiro contato estabelecido.
Benefícios da jornada de cliente
Um dos principais benefícios da jornada de compra é atrair o cliente em potencial de uma forma totalmente assertiva, conseguindo impactar e gerar esse cenário propício à interação e consumo.
Assim, ao aplicar essa jornada dentre um fabricante de sacolas personalizadas, se acompanha cada passo realizado, tendo muito mais chance de sucesso e de impactar o público através de cada momento.
Dentre os benefícios de estabelecer a jornada do cliente, podemos destacar:
- Mais engajamento;
- Aumento das vendas;
- Aumento LTV;
- Redução do CAC.
Por isso, ao compreender e aplicar de uma forma eficaz cada etapa da jornada do cliente, sua empresa se posiciona e atua de uma forma clara, estratégica e totalmente empática.
Importância da jornada do cliente
A importância da jornada do cliente está totalmente associada à possibilidade da empresa desenvolver ações específicas para cada uma das etapas que conduzem o público ao momento de compra.
Por exemplo, ao ter em mente a importância da jornada do cliente, sua empresa se mostra eficaz desde o sistema de logística ecommerce até as estratégias de divulgação, criando essa relação de confiança e fidelidade totalmente importante.
Além disso, também se cria esse senso de autoridade que podem ser extremamente decisivos na hora do cliente fazer sua decisão de compra, fazendo com que sua empresa tenha esse diferencial totalmente único.
Como elaborar a jornada do cliente?
Sabendo de todas as informações em relação à jornada do cliente já se tem uma ideia clara do tamanho desse benefício e de como implantar esse recurso é um passo importantíssimo para o sucesso da sua empresa.
Essa elaboração pode ocorrer por meio de um desenvolvimento de uma persona, criando um personagem que representa seu público e tudo aquilo que o atrai.
Dessa forma, um dos primeiros passos para elaborar a jornada do cliente é conhecer os seus consumidores, sabendo quem eles são, suas necessidades, suas dores e principalmente aquilo que eles buscam e sempre prezam.
Com isso em mente, quanto mais claras essas questões se mostram, mais positiva é sua relação com os seus clientes, gerando esse ambiente de fidelidade e de total evolução.
Além disso, alguns pilares representam essa jornada do cliente, sendo elas:
- Expectativa;
- Experiência;
- Satisfação.
Assim, ao ter esses pilares estabelecidos e totalmente fortificados, é bem provável que a jornada de compra da sua empresa esteja funcionando de uma forma eficaz, rendendo frutos em cada momento.
Com isso, agora chegou o momento de colocar as informações em prática e ver sua empresa diante de uma evolução e crescimento constante.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.