Inovações que estão transformando a indústria do automobilismo

Com o avanço das tecnologias e a mudança do perfil dos consumidores, a indústria automobilística está em constante mudança

A indústria do automobilismo vive um momento de grande transformação. Além de processos de produção cada vez mais interligados e tecnológicos, o público-alvo dos dias de hoje é muito diferente da geração anterior. Estamos falando com um novo tipo de consumidor, que é mais consciente com a preservação ambiental, mais exigente e imediatista.

Dessa forma, grandes inovações têm surgido e ganhado força no cenário atual. De carros autônomos e elétricos a novas tecnologias, como rastreador com seguro em tempo real e forte conectividade, que integram todas as funções do veículo e as informações do que acontece fora dele.

Até por conta dessas transformações, a maneira de pesquisar e comprar automóveis também mudou. O consumidor está atento às inovações e, ao adquirir um novo veículo, prioriza o que há de mais novo em termos de conforto, segurança e tecnologia.

Carros autônomos

Os veículos autônomos, como o próprio nome já diz, são aqueles que podem dirigir sozinhos, sem a necessidade de intervenção humana. Esse tipo de automóvel é programado com alta tecnologia que pode detectar obstáculos na via, entender os sinais de trânsito e tomar decisões imediatas para garantir uma viagem com mais segurança.

O grande ponto dessa inovação é que para os carros autônomos funcionarem perfeitamente as cidades precisam ter a infraestrutura necessária para reconhecer a tecnologia. Assim, é necessário um alto investimento em conectividade 4G/5G para que o veículo possa trafegar em cidades e estradas com toda a autonomia esperada.

Trata-se de uma inovação bastante revolucionária, que tende a evoluir e ganhar mais espaço nos próximos anos.

Carros elétricos   

Essa inovação já está mais presente em nosso dia a dia, ainda que em uma escala menor. O principal diferencial dos carros elétricos está em sua sustentabilidade, pois são uma alternativa limpa e eficiente aos veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis. 

Com o avanço da tecnologia, novos modelos de veículos elétricos possuem baterias com maior durabilidade e, consequentemente, entregam mais desempenho ao condutor. Dessa maneira, é possível afirmar que os carros elétricos estão se tornando essenciais para o futuro da mobilidade e do mercado automobilístico.

Conectividade  

Os processos de fabricação dos veículos estão cada vez mais conectados. Não à toa, essa conectividade também está presente nos próprios automóveis.

Isso significa que o condutor poderá receber notificações do automóvel com relação a qualquer dado técnico, de maneira fácil e descomplicada. Avisos de desgaste dos pneus, necessidade de alinhamento e balanceamento, troca de óleo ou qualquer outro problema mecânico já fazem parte dessa conectividade de dentro do veículo.

Da mesma forma, os carros também podem alertar os condutores de tudo que acontece do lado de fora, como eventuais acidentes, melhores rotas, localização exata e até mesmo a comunicação entre automóveis e integração com smartphone. Se antes o design era o principal diferencial, hoje a conectividade está no topo das pesquisas dos novos condutores.

Segurança  

O avanço da tecnologia permitiu aos fabricantes pensarem cada vez mais na segurança dos automóveis. Atualmente os sistemas de segurança avançados estão presentes em quase todos os veículos modernos, tornando a direção mais segura para condutores, passageiros e pedestres.

Algumas dessas inovações estão em frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego ao dirigir ou estacionar, sensores e câmeras com sistemas que podem alertar o motorista de um perigo iminente ou até mesmo intervir de maneira automática.

Ademais, empresas envolvidas com o ramo automobilístico também têm desenvolvido novidades para o setor de segurança. Os rastreadores em tempo real, por exemplo, permitem que o motorista saiba exatamente onde está o seu veículo direto na tela do celular. Isso garante mais agilidade em caso de furto do automóvel, aumentando as chances de encontrar e recuperar o veículo.

Essas são apenas algumas das principais inovações. A indústria do automobilismo está sempre em busca de apresentar aos consumidores novidades que preocupam-se não apenas com a direção do veículo, mas também com conforto, autonomia, conectividade e segurança.