Com a tecnologia conseguindo evoluir a cada dia, todos os ramos empresariais estão tendo inovações nos seus setores. Inclusive, o setor automobilístico está cheio de novas tendências que estão fazendo os donos de veículos mais antigos pesquisarem a Tabela Fipe dos seus automóveis para realizar a venda e utilizar esse dinheiro para fazer um “investimento” nos carros novos.
Desde meados de 2021, a venda de automóveis só aumenta, e isso mostra o quão revolucionário está se tornando o setor automobilístico. Mesmo no cenário pós-pandêmico, o setor não teve muitas perdas, e as tendências na indústria deixam os entusiastas cada vez mais animados e prontos para aderir à inovação que o mercado está trazendo.
Para o consumidor ficar por dentro de todas as novidades que a tecnologia está trazendo para agraciar ainda mais o ramo automobilístico, foram separadas as informações sobre como elas podem influenciar o setor, como trazem um impacto positivo na fabricação de peças e, claro, como elas exercem influência sobre o consumidor final.
Novidades no setor automobilístico
Existem diversas inovações que chegaram na indústria de automóveis, porém, as que estão listadas a seguir são as principais, que tiveram uma influência totalmente positiva para as empresas e para os consumidores.
Internet das Coisas
Com a chegada da IA no mercado, muitos setores começaram a receber uma evolução extraordinária, e a Internet das Coisas, conhecida também como IoT, é uma das inovações que chegou ao mercado graças a essa tecnologia de inteligência artificial.
Através da Internet das Coisas, novos chips, sensores, microcomputadores e até mesmo softwares podem ser instalados nos veículos, trazendo ao motorista informações mais certeiras e em tempo real sobre a saúde do carro.
Então, a troca de óleo, o abastecimento e a substituição de peças que podem estar comprometendo a performance do veículo podem ser vistos em tempo real por meio dos dados que a IoT fornece ao dono do veículo. Essa tecnologia é extremamente útil e pode auxiliar o consumidor de diversas formas.
IA chegando em peso no setor automobilístico
Além da IoT que fora mencionada anteriormente, a IA conseguiu fornecer um “novo mundo” para o setor de automóveis. Como a automação para diversas tarefas já é uma realidade vivida por aqueles que atuam no ramo automobilístico, é possível dizer que entre todos os setores industriais, aquele que se sobressai na utilização de robotização, certamente, é esse setor.
Como todos os consumidores sabem, a IA exerce muitas tarefas operacionais que demandam tempo, mas o que é esperado para a IA nesse setor é que essa tecnologia não seja utilizada exclusivamente para as funções operacionais, mas sim que se tornem responsáveis por entregar melhorias em todas as áreas.
Carros autônomos
“Direção através de um computador? Isso é ficção científica!” Muitos podem pensar isso, mas é interessante ver como a tecnologia vem evoluindo bastante no decorrer do tempo. Carros guiados pelos computadores já estão entre nós, e mesmo que essa tecnologia, no momento, esteja presente apenas em projetos avançados e em carros de luxo, elas já estão em funcionamento.
O propósito dessa criação é ter mais segurança, economia e também mais comodidade para os motoristas, e claro, essa tecnologia também parece ser bem promissora em primeira instância.
Além dessas três inovações que a indústria automobilística recebeu graças aos avanços da tecnologia, existem muitas outras que podem ser consideradas “secundárias”, mas que também agregam valor para a evolução do setor.
O avanço da tecnologia está se mostrando cada vez mais útil e, vendo como o setor está evoluindo rápido, logo todos poderão contar com um automóvel autônomo, com tecnologia IA integrada no interior dos automóveis e, claro, a IoT auxiliando os consumidores a verificar como está a integridade das peças de seu novo veículo. Esses benefícios, do ponto de vista do marketing das empresas desses setores, são realmente um verdadeiro atrativo.
Logo, ao avançar essas tecnologias e implementá-las nos mais novos veículos, esse será um case bastante interessante e uma forma de se sobressair diante dos concorrentes que ainda não aderiram à inovação que o mercado está oferecendo. Dessa forma, será possível engajar tanto amantes de automóveis quanto entusiastas de tecnologias de ponta.
Portanto, as inovações da indústria automobilística, do ponto de vista do marketing, pode ser um fator “a mais” para engajar dois públicos que em primeira instância podem parecer distintos.