Influenciadores digitais são pessoas com grande relevância e alcance nas redes sociais. Entenda como as ações de marketing da sua empresa podem utilizar esses criadores de conteúdo para vender mais.
Nos últimos anos, as redes sociais passaram a ser o principal canal da internet para divulgação de produtos e serviços. Muitos usuários usam essas plataformas para conhecer, comparar e até mesmo comprar.
Nesse cenário, o Marketing de Influência tem se destacado cada vez mais.Os influenciadores digitais passaram a ser ferramentas fundamentais nas ações de marketing das empresas.
Esses influencers são contas de grande relevância e alcance nas redes. É por meio desses perfis que os negócios conseguem alcançar novos públicos e conquistar mais vendas.
Quer saber mais sobre os influenciadores digitais? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro dessa potência do marketing!
- O que são influenciadores digitais?
- De onde surgiram os influenciadores digitais?
- Quais as vantagens de investir no marketing de influência?
- Como escolher os influenciadores digitais certos
- Tipos de influenciadores digitais
- Invista em influenciadores digitais para engajar o público!
O que são influenciadores digitais?
Influenciador digital é alguém que trabalha com redes sociais e com ela é capaz de persuadir e motivar outras pessoas. Isso ocorre por meio de conteúdos criados especialmente para seus seguidores.
Os influencers oferecem diversas possibilidades para que empresas se comuniquem com seu público. Tutoriais, reviews de produtos e dicas são alguns dos formatos mais comuns.
Tudo isso com publicações nas mídias sociais que podem ser realizadas em textos, vídeos e até podcasts.
Vale ressaltar que essas pessoas influenciam diretamente seus seguidores. Sendo assim, possuem grande autoridade e muitas vezes se tornam referência nos assuntos que abordam.
De onde surgiram os influenciadores digitais?
Apesar de parecer algo atual, os influenciadores digitais estão presentes na internet há muito tempo.
Em 2010, o Youtube começou a ganhar relevância no Brasil e cada vez mais pessoas passaram a gravar vídeos. A partir daí, criadores passaram a monetizar conteúdos na plataforma e muitas começaram viver unicamente da produção.
Com o tempo, outras redes sociais surgiram e com elas a demanda por conteúdo rápido e fácil aumentou.
Hoje, os usuários de plataformas como TikTok, Instagram e Twitter contribuem diretamente na geração de conteúdo online.
Agora, existe muito mais espaço para que as marcas encontrem as pessoas certas para divulgar seus produtos.
Entre os nichos mais famosos estão:
- Empreendedorismo;
- Moda e maquiagem;
- Entretenimento;
- Saúde;
- Finanças.
Com novas plataformas digitais surgindo, a crescente de influencers não para.
Quais as vantagens de investir no marketing de influência?
Ao divulgar um produto ou serviço, os influenciadores digitais estabelecem ligações entre empresa e consumidor.
Ou seja, esses perfis passam a ser porta-vozes da marca e geram maior aproximação com o público consumidor.
Dessa forma, o usuário consegue realizar uma conexão direta com a empresa, que deixa de ser um nome e se torna um rosto.
Essa confiança, uma vez estabelecida, é a chave para realizar mais vendas. Isso porque, o potencial cliente está vendo uma pessoa que ele acompanha e acredita falando sobre o item.
De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, 55% dos usuários do Instagram afirmam já terem comprado algo indicado por um influencer.
Além disso, as marcas que investem no Marketing de Influência permanecem competitivas no mercado. A pesquisa realizada pela Infobase mostra que 75% das empresas já utilizam influenciadores em suas estratégias.
A pesquisa também informa que esse número também é correspondente aos usuários que tomam uma ação depois de verem um anúncio.
Outro ponto que chama a atenção ao utilizar influencers em ações de marketing é o custo de investimento. Visto que, para as redes sociais o investimento é menor e o retorno tende a ser mais expressivo.
Por fim, ao escolher os influenciadores certos a marca é capaz de conversar diretamente com seu público ideal. Dessa forma, as ações se tornam mais efetivas.
Como escolher os influenciadores digitais certos
Para uma empresa trabalhar com influenciadores digitais e obter sucesso em suas campanhas é preciso se atentar a alguns pontos importantes.
É necessário levar em consideração o fato de que nem todos os influencers se alinham a marca e nem todos os seguidores se encaixam no perfil de cliente ideal.
- Conheça seu público: saber exatamente quem é seu público-alvo auxilia no momento de desenvolver ações de marketing e escolher o influenciador certo;
- Defina um objetivo: a meta da marca é vender mais? Mostrar como um produto novo funciona? Receber feedbacks? Para que a ação tenha sucesso é preciso saber exatamente a meta que a empresa possui;
- Encontre os influenciadores: atualmente existem recursos que ajudam as empresas a encontrar os melhores perfis para suas ações, como: Influency.me e Airinfluencers;
- Peça o media kit: o media kit é um documento desenvolvido pelos criadores de conteúdo onde constam seus dados, histórico de parceria, número de seguidores e muito mais.
Tipos de influenciadores digitais
Na internet os nichos são inúmeros e para cada um existe uma gama de influenciadores que podem potencializar suas ações de marketing.
Conheça os tipos de influencers:
Nano-influencers
Os nano influenciadores são os criadores de conteúdo que possuem um número de seguidores considerado baixo. No entanto, esses influencers devem ser considerados no momento de criar uma ação de marketing.
Apesar de não possuírem números exorbitantes, essas pessoas construíram uma relação muito mais próxima com seus seguidores.
Isso pode ser trabalhado pela marca e garantir que os potenciais clientes descubram mais sobre o produto ou serviço.
Além disso, os nano-influencers podem ser qualquer pessoa que possui um perfil nas redes sociais e compartilhar informações com os seguidores. O que aumenta ainda mais o leque de possibilidades para as marcas.
Micro-influencers
Os influenciadores micro, assim como os nano, possuem um número menor de seguidores. No entanto, eles têm um nicho específico que pode ser trabalhado pela empresa.
Isso porque, esses criadores já criaram uma relação próxima com seus seguidores, que confiam e seguem suas indicações.
Esse tipo de influenciador é ideal para marcas que desejam fazer ações mais centradas em um público específico.
Macro-influencers
Os influencers macro são aqueles que já possuem um lugar estabelecido na internet e um público maior.
São pessoas que conquistaram um espaço de relevância e consideram as redes sociais seu trabalho principal.
Além disso, esses influenciadores são autoridades em seu nicho, podendo conseguir grande engajamento quando trabalham com marcas.
Mega-influencers
Os mega influencers são as celebridades das redes sociais e quebram a bolha quando o assunto é relevância.
São pessoas que engajam o público de uma forma mais fácil. No entanto, possuem uma relação distante como os seguidores.
É comum ver esses influenciadores participando de ações com grandes marcas e muitas vezes se tornando embaixadores.
Invista em influenciadores digitais para engajar o público!
Os influenciadores digitais são pessoas que possuem uma alta taxa de engajamento nas redes sociais.
Por meio deles as empresas podem realizar ações de marketing de sucesso e alcançar novos públicos. Além disso, é uma chance de humanizar a marca e ter uma ligação com a audiência.
Para isso, é preciso escolher a pessoa certa para ser o representante da marca para seus seguidores. E também, desenvolver campanhas criativas para engajar cada vez mais quem está acompanhando.
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