A sustentabilidade empresarial é um conceito que vem sendo adotado por muitas empresas. Isso porque os clientes já não se importam apenas em comprar os melhores produtos, e sim em valorizar marcas que contribuem para a preservação do planeta!
Com o aquecimento global como assunto recorrente no início do século 21, as pessoas ficaram mais conscientes e passaram a dar mais importância aos valores sustentáveis.
Agora é preciso entender que o consumidor passou a se preocupar mais com o mundo e abraça causas em defesa da saudabilidade e da sustentabilidade.
Por isso, é necessário saber como tornar sua indústria mais sustentável e se adaptar a este novo mercado, ou como já dizia Jack Welch (Ex-CEO da GE), “Mude ou morra.”
Por esses motivos, neste artigo, vamos falar sobre sustentabilidade empresarial.
Se atente nos tópicos abaixo e entenda melhor sobre este novo momento e como você pode se adaptar a ele.
Marketing 3.0
Com esta nova geração de consumidores, o marketing teve de se adaptar para atender e entender as novas necessidades.
É necessário deixar de tratar o seus consumidores apenas como compradores, e sim como pessoas que buscam muito mais do que carros, por exemplo.
Elas querem produtos e serviços que proporcionem experiências e causam menos poluição ao planeta.
A proposta de valor é funcional, emocional e espiritual. O objetivo é fazer do mundo um lugar melhor.
Com este conceito, o avanço da internet e a importância do relacionamento com o consumidor, surgiu o marketing 3.0, mais conhecido por também ser focado em um posicionamento que se preocupa bastante com a sustentabilidade empresarial.
Devido a este novo cenário, as empresas começaram a dar maior importância ao sustentável.
Algumas diziam que iriam plantar árvores por cada produto comprado, outras colocavam selos de “Não testado em animais”.
E depois do escândalo das marcas de atum enlatado terem matado muitos golfinhos, a população deu preferência para as que possuíam o selo “save dolphin” (método de caça especialmente para atuns, evitando o risco de golfinhos serem caçados juntos por engano).
Conheça seus fornecedores
Para saber como investir em sustentabilidade empresarial, é importante começar pelos princípios mais básicos, como a origem da sua matéria-prima.
Por exemplo, não adianta você ter um posicionamento contra o desmatamento e o seu fornecedor ser acusado de tráfico de madeira ilegal.
Muitas empresas já estão tomando cuidado com a origem da matéria, produção etc.
Um dos exemplos de sustentabilidade industrial é a klabin (maior exportadora de papéis do País), que tem uma política de gestão baseada em sua política os princípios do FSC (Forrest Stewardship Council).
Quando existe a necessidade da compra de madeira, a empresa segue as orientações das normas referentes à madeira controlada e empreende seus melhores esforços para evitar
a aquisição das seguintes categorias:
- Madeira oriunda de exploração ilegal;
- Madeira cuja exploração implicou na violação de direitos civis e tradicionais;
- Madeira obtida de florestas nas quais o alto valor de conservação está ameaçado pelas atividades de manejo.
Como aderir a sustentabilidade empresarial
Você não pode exigir de um fornecedor um padrão que você mesmo não segue.
Para saber como tornar sua indústria mais sustentável, não é necessário investir uma fortuna.
Simples ações, como utilizar equipamentos mais econômicos, diminuir o desperdício e utilizar materiais biodegradáveis e que poluem menos, já contribuem.
É importante também conscientizar seus funcionários sobre a importância da sustentabilidade nas empresas, tanto para o impacto ambiental como para se adaptar aos novos valores dos consumidores.
Claro que somente estas ações não tornam a sua empresa sustentável, mas já é um começo, e comunicar o seu esforço irá agregar valor em sua imagem.
Invista em projetos sustentáveis
Se adaptar a este novo conceito pode lhe resultar em economia de custos, pois alguns fornecedores certificados e confiáveis são definitivamente mais baratos do que uma ampla variedade de fornecedores que você usa de forma esporádica.
A economia resultante no consumo consciente (luz, água) também pode contribuir.
Mas o fator principal é que os consumidores dão preferência para as marcas com posicionamento pautado nestes valores e, com isso, sua empresa pode ter uma imagem melhor.
Dessa forma, você pode conquistar a preferência do consumidor podendo até mesmo aumentar exponencialmente o seu faturamento.
Para isso, é necessário realizar um planejamento estratégico que possibilite executar com sucesso as ações desejadas.
Muitas empresas sustentáveis perceberam a importância e passaram a ter maior preocupação com estes valores.
Segundo relatório da empresa Trucost, os números de empresas envolvidas em iniciativas de capital natural (quando os recursos naturais são vistos como meios de produção) cresceu 85% no ano de 2014.
Além de contribuir para o planeta como um todo, adotar a sustentabilidade empresarial é uma forma de como destacar sua empresa.
Por isso, invista nesse modelo e lute pela sustentabilidade nas empresas.