Indústria nos Estados Unidos: Setores Industriais e Oportunidades para Exportação

As indústrias dos Estados Unidos representam oportunidades de negócios para o Brasil. Conheça os setores Industriais e oportunidades para Exportação.

A indústria dos Estados Unidos é muito forte mundialmente, não é à toa que esse ainda é o país com a maior economia do planeta. Os setores industriais estadunidenses são bastante diversificados, indo desde o têxtil até o químico. 

As indústrias mundiais sempre estão interconectadas, influenciando uma à outra e mantendo uma comunicação ativa. Por isso, mesmo se você atua no Brasil, precisa estar atualizado quanto ao que ocorre na área industrial dos outros países, para melhorar o seu desempenho e se destacar frente aos concorrentes. 

Uma nação fundamental para o seu conhecimento é os EUA, uma vez que eles possuem influência global. Não sabe quais são as características da indústria dos Estados Unidos ou quer aprender mais sobre ela? Então, continue nesse artigo e entenda tudo com o Soluções Industrial! 

Indústria dos Estados Unidos: Setores industriais e regiões 

A indústria dos Estados Unidos é dividida por setores e regiões bem específicas. As separações seguem as características climáticas e geográficas do país, constituindo os famosos “cinturões” ou “belts” estadunidenses. 

Indústria Química: Texas, Califórnia e Louisiana 

A indústria dos Estados Unidos é bastante diversificada, e o setor químico é um dos principais, tendo uma grande importância econômica para o país. As indústrias químicas ficam mais localizadas em regiões próximas aos locais de extração e refino de petróleo, para facilitar a captação de matéria-prima e dos outros recursos necessários para a produção. 

Justamente por isso, a indústria química dos EUA se reúne nos estados do Texas, da Califórnia e da Louisiana. Além disso, a área dos Grandes Lagos também recebe empresas desse ramo, completando o cinturão responsável pelos processos químicos. 

Indústria Têxtil: Boston, Alabama e Geórgia  

A indústria dos Estados Unidos também é composta pelo ramo têxtil, e ele é altamente mecanizado e qualificado. A produção fabril é realizada por meio de um sistema que envolve um bom maquinário e profissionais especializados. 

A região que mais abriga as empresas da indústria têxtil é a dos estados de Boston, do Alabama e da Geórgia. Então, se você se interessa em investir na produção de tecidos em território norte-americano, é para essa área que deve ir! 

Manufacturing Belt: Minnesota, Ohio, Iowa, Pensilvânia, entre outros

Manufacturing Belt é o cinturão que é o grande polo industrial do país, estando localizado na região Nordeste dos EUA e nos Grandes Lagos, em estados como Minnesota, Ohio e Iowa. As primeiras indústrias do Nordeste surgiram no século XVIII, uma vez que a colonização da “Nova Inglaterra” possibilitou o desenvolvimento de um mercado consumidor nessa área. 

Vale mencionar que, apesar de terem sido uma colônia da Inglaterra, os Estados Unidos também foram protagonistas do processo da industrialização clássica, o que contribuiu para a formação desse enorme pólo industrial. 

O cinturão fabril forma a maior concentração urbano-industrial do mundo atualmente, principalmente na megalópole do eixo BostonWashington

Sun Belt: Alabama, Carolina do Sul, Flórida, entre outros

Localizado nas regiões Sul e Oeste dos Estados Unidos, o Sun Belt é o “cinturão do Sol”, que leva esse nome devido ao clima da área, caracterizado por ser mais quente. Esse cinturão vai da Flórida à Califórnia, envolvendo a Carolina do Sul, o Alabama e outras localidades, e é composto por indústrias relacionadas aos ramos de biotecnologia, processos aeroespaciais e eletrônica. 

O Sun Belt começou a ser desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, por volta de 1960, quando houve o aumento da extração de petróleo no Texas e o crescimento da indústria aeroespacial no estado da Flórida

Oportunidades para pequenas e médias empresas

Se você tem o desejo de empreender na indústria dos Estados Unidos, abrir uma pequena ou média empresa por lá pode ser uma ideia bastante interessante. Como o setor industrial estadunidense sempre está se atualizando e expandindo, nunca falta oportunidade para quem quer investir e ter um negócio próprio.  

Apesar de serem dominados pelas grandes empresas mundiais, os cinturões ainda despertam a atenção de empresários. E, além dos belts, também há muitas áreas dos EUA que podem ser interessantes para investimentos empresariais. 

Porém, não tem como deixar de ressaltar que as pequenas e médias empresas sofrem muito mais desafios para se manterem no mercado, afinal, não é fácil obter lucratividade em meio a tanta concorrência.

Então, se quiser investir na indústria dos Estados Unidos, precisa ter tudo isso em mente! 

Principais Produtos Exportados pelo Brasil em 2023

Não é novidade para ninguém que o Brasil direciona a sua indústria, em grande parte, para o mercado externo, não é mesmo? E a indústria dos Estados Unidos é uma das maiores receptoras dos produtos brasileiros. Confira quais são os principais itens que vão do Brasil aos EUA segundo levantamentos da Comex Stat: 

  • Artigos manufaturados;
  • Máquinas e equipamentos de transporte;
  • Combustíveis minerais, lubrificantes e materiais relacionados;
  • Produtos alimentícios e animais vivos;
  • Materiais em bruto, não comestíveis, exceto combustíveis.

Exportar para os Estados Unidos: características de mercado 

O processo de exportar mercadorias não é nada simples. Ele envolve muitos fatores e diversas etapas complexas, cheias de regras, documentações, burocracia e autorizações.

Por isso, é preciso saber exatamente o que deve ser resolvido antes de uma exportação, pesquisar informações específicas e tirar todas as suas dúvidas previamente, para não enfrentar problemas nesse processo. 

Transporte, Distribuição e Preços

A exportação pode ser feita de diversas maneiras, com muitos fatores distintos. O transporte desse processo pode ser realizado tanto por avião quanto por navio. Já a distribuição dos produtos tem mais opções do que o transporte em si. Ela pode ser executada por ferrovias, rodovias, hidrovias e aerovias. 

Outro atributo importante para a exportação é o preço desse processo. Mas, infelizmente, não há um valor fixo para isso, afinal, cada mercadoria possui os seus próprios custos, a depender da sua importância, da “oferta e demanda”, do tamanho, do peso e muito mais.