O que são indicadores de gestão, quais seus benefícios e como usar

Indicadores de gestão são ferramentas utilizadas para entender os resultados dos esforços que uma empresa tem feito. Entenda quais são os benefícios desses recursos e quais podem ser implementados no seu negócio.

O planejamento é a fase inicial de qualquer projeto de uma empresa. Isso envolve, definição de metas, mudanças nos processos e, claro, análise do que deu certo nos períodos anteriores. 

A partir disso, as equipes são capazes de entender seus métodos de trabalho e encontrar melhorias para atingir o sucesso.

Para isso, é necessário que indicadores de gestão sejam analisados. Dessa forma, fica simples de entender os pontos positivos e negativos de todas as áreas do negócio.

Com essa análise da performance da empresa, o crescimento deixa de ser apenas uma meta e se torna uma realidade.

Acompanhe o conteúdo e confira os principais indicadores de gestão e como seu empreendimento pode extrair o melhor deles.

O que são indicadores de gestão?

Indicadores de gestão são ferramentas utilizadas para analisar os resultados de uma empresa e podem ser usadas para futuras tomadas de decisão.

Os dados coletados por meio delas são organizados e usados para os planejamentos da empresa. Dessa forma, é possível ter um embasamento maior para decidir sobre mudanças de processos e novas estratégias.

Além disso, esses recursos permitem a mensuração detalhada de cada ação realizada dentro de um empreendimento. Isso possibilita saber o que tem dado resultado ou não. 

Sendo assim, utilizar esses recursos permite o acompanhamento das ações realizadas pela empresa. Com isso, é possível planejar com cuidado as futuras operações do negócio e se assegurar de seu sucesso.

Qual a importância de utilizar indicadores de gestão?

Os indicadores de gestão são ferramentas utilizadas para obter informações importantes sobre a empresa e seus esforços. Com elas, é possível entender os resultados das estratégias que estão sendo realizadas em diversas áreas.

Por mais complicado que seja prever problemas, é possível antecipar processos e evitar futuras dificuldades por meio da análise de dados.

Além disso, essa coleta de informações concede uma visão ampla sobre cada processo dos setores de um negócio. Isso permite que seja possível verificar o que tem dado certo e quais processos precisam de melhoria.

Com isso, se torna mais eficaz a visualização de onde é necessário realizar investimentos e o que não tem sido prioridade. A partir disso, os gestores conseguem entender para onde direcionar a energia da equipe e não desperdiçar tempo nem dinheiro.

Principais indicadores de gestão

Cada empreendimento demanda indicadores específicos para suas áreas de atuação. Por esse motivo, é importante que cada setor encontre as métricas que mais fazem sentido para ela.

Confira a seguir os principais indicadores de gestão para o seu negócio:

Retorno sobre Investimento

O Retorno sobre Investimento (ROI) determina quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com seus investimentos em determinados projetos

Com ele, é possível entender o resultado de uma ação ou campanha e mensurar o custo de novos planos. Ou seja, essa métrica permite que o empreendimento otimize seus investimentos ao identificar o que tem valido mais a pena. 

Além disso, a empresa é capaz de entender também o que não tem dado tanto resultado para traçar novas estratégias.

O cálculo do ROI é realizado por meio da seguinte fórmula:

Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é a métrica que determina o investimento médio que uma empresa realiza para conquistar um cliente. Ele leva em consideração todos os esforços realizados, desde ações de marketing até a abordagem do vendedor.

Esse indicador é calculado mensalmente, no entanto a empresa deve considerar algumas variações como novas contratações no setor comercial, por exemplo.

Para saber o CAC da sua empresa, o cálculo deve seguir a fórmula:

Taxa de conversão

Essa métrica tem como objetivo mostrar o retorno de cada investimento da empresa em relação ao Marketing e Vendas, incluindo tempo ou dinheiro.

Esse indicador coleta informações referentes ao engajamento de um lead durante o funil de vendas e pode incluir:

  • Preenchimento de um cadastro;
  • Solicitação de orçamento;
  • Inscrição em uma lista de e-mail marketing ou newsletter;
  • Solicitação de e-book.

Valor Presente Líquido

O Valor Presente Líquido (VPL) mensura a viabilidade de um projeto tendo como base seu potencial retorno.  

Com ele a empresa é capaz de determinar o valor presente em investimentos futuros levando em consideração as taxas de juros adequadas. Além disso, é levado em consideração também o investimento inicial.

Taxa de rotatividade

Taxa de rotatividade é uma métrica que analisa o desligamento de colaboradores e novas contratações. Essa mensuração é feita de forma anual e tem como principal objetivo entender as necessidades de cada setor. 

Além disso, verificar essa informação colabora para uma boa administração da empresa e garante que o empreendimento se mantenha sempre renovado.

A fórmula utilizada para essa métrica é a seguinte:

Ticket Médio

O Ticket Médio é um indicador de gestão de vendas essencial para as empresas. Com ele, é analisado quanto, em média, cada consumidor gerou receita durante um determinado período. 

Além disso, com essa métrica é possível analisar o ticket médio de um produto ou serviço se o empreendimento assim desejar. 

Dessa forma, o gestor consegue definir um planejamento de vendas ainda mais assertivo para atingir suas metas. 

Faturamento

A métrica de faturamento determina o quanto de receita foi gerada pela empresa em um certo período. 

Para analisar esses dados é preciso que a empresa reúna todas as informações sobre as entradas no caixa. 

Acompanhe os indicadores de gestão e fique de olho nos dados!

Os indicadores de gestão são ferramentas usadas para entender os resultados dos esforços de uma empresa. 

Com essas informações é possível verificar quais estratégias têm dado certo e quais investimentos têm valido a pena. 

Além disso, com esses dados o empreendimento consegue ter uma visão mais ampla sobre cada setor. Dessa forma, pode traçar um planejamento com maior embasamento para ações futuras. 

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