Guia: Passo a passo para abrir um e-commerce

Você está pesquisando por dicas para fazer desenvolvimento de e-commerce ou está pensando em atualizar seu site para que ele se torne uma loja virtual?

Se já viu alguns conteúdos na internet sobre o assunto, provavelmente pode estar se sentindo sobrecarregado com a quantidade de informações que encontrou. 

Pode ser que tenha muitas dúvidas sobre os primeiros para abrir o seu e-commerce, desde como encontrar o seu nicho até a escolha de uma plataforma de comércio eletrônico. 

Para te ajudar, decidimos montar um guia passo a passo sobre como iniciar uma loja online. 

Construir o seu site pode ser algo muito lucrativo, principalmente em dias tão desafiadores como os que estamos vivendo, devido a pandemia de Covid-19. 

Se você já tem um e-commerce e deseja aprimorá-lo ou vai construir a sua primeira loja virtual, está no lugar certo. 

Boa leitura! 

Dicas valiosas para abrir um e-commerce

Aqui estão algumas dicas muito importantes e que você deve levar em consideração principalmente quando se trata de criar o seu primeiro e-commerce.

1. Encontre o seu nicho

Inspirado por muitos empreendedores que construíram grandes e pequenos negócios online de sucesso, muitas pessoas querem tentar a sorte. Mas muitas vezes eles deixam de considerar o passo mais crucial: escolher um nicho.

Tudo se resume a isso: você não deve escolher um nicho que seja muito amplo ou que tenha interesse zero das pessoas. Em outras palavras, o nicho ideal seria aquele que está em alta, mas ainda não é popular.

Uma opção é construir um negócio em um nicho pelo qual você seja apaixonado. Por exemplo, se você ama cachorros e é bom em fazer coisas, uma ideia fantástica é construir casinhas de cachorro. 

A segunda opção é colocar sua paixão de lado e tentar uma abordagem baseada em dados, encontrando um problema que as pessoas desejam desesperadamente resolver. 

Você precisa de um problema para o qual as pessoas não consigam encontrar uma solução fácil e no qual estejam dispostas a gastar dinheiro. Será seu trabalho convencê-los de que seu serviço ou produto pode acabar com seus problemas. 

Se você quer começar um negócio para ganhar dinheiro, a segunda opção é a escolha certa. No entanto, certifique-se de não ir contra seus valores, pois você acabará se sabotando. 

2. Estabeleça sua marca

Agora que você encontrou seu nicho, é hora de estabelecer sua marca. Essa etapa envolve tudo, desde a escolha de uma marca até o design de um logotipo. 

Existem muitas maneiras de definir uma marca. Por exemplo, se você gosta de como seu nome soa, considere fazer dele a marca da empresa. 

Mas se você gosta de ser criativo e dar um nome “moderno” ao seu negócio, a primeira coisa que deve fazer é uma lista com todas as palavras que se relacionam com a sua marca.

Por exemplo, se o seu produto são casinhas de cachorro, a lista pode conter palavras como: 

  • cachorros, cachorrinho, peludo, casa, animais, abrigo, quintal, bola de pelo, conforto, segurança, patas, brincalhão, leal, amigável, melhor amigo e muito mais.

3. Adquira seus produtos

Toda empresa grande e pequena começa com uma grande ideia. Ela precisa se transformar em um produto feito ou manufaturado. 

Existem três métodos mais comuns para adquirir produtos:

  • Fazendo você mesmo;
  • Comprando produto pronto para revenda;
  • Dropshipping.

Essa definição é um passo crucial para o seu negócio, afinal de contas, estamos falando dos seus produtos. Dependendo da sua escolha, é necessário fazer um planejamento diferente de estoque. 

4. Construa o e-commerce

Agora que você desenvolveu a identidade da sua marca e decidiu como vai adquirir seus produtos, a próxima etapa é configurar sua loja online. Veja a seguir alguns pontos importantes: 

Nome do domínio

O nome de domínio deve incluir o nome da sua marca. Será o endereço do seu site que os clientes digitarão ou clicarão para entrar no site. 

Além de um nome de domínio, você terá que escolher um sufixo de domínio. A maioria das empresas tem o nomedamarca.com.br, o que é uma aposta segura. 

Plataforma de comércio eletrônico

Muitos novos proprietários de empresas lutam com a decisão de escolher uma plataforma para construir sua loja de comércio eletrônico. Com tantas opções disponíveis, a tarefa pode parecer desafiadora. 

  • Quais recursos eu preciso?
  • Qual plataforma é a mais econômica?
  • Qual plataforma é a mais fácil de usar? 

A melhor plataforma para o seu negócio é aquela que se adapta ao seu orçamento e necessidades. 

Antes de fazer uma escolha, considere cuidadosamente itens como recursos, velocidade, custo, compatibilidade com diferentes gateways de pagamento e muito mais. 

5. Lance e divulgue o seu site

Depois que o seu e-commerce estiver pronto, está na hora de lançá-lo e divulgá-lo para atrair vendas. 

É importante que você invista em técnicas de marketing digital, sendo as principais delas: 

  • SEO (deve ser aplicado no momento da criação do e-commerce);
  • E-mail marketing;
  • Tráfego pago;
  • Mídias sociais;
  • Marketing de conteúdo. 

Conclusão

Chegamos ao final do nosso guia e você aprendeu quais são os principais passos para abrir o seu e-commerce. 

Agora você já sabe que precisa escolher um nicho, criar uma marca, adquirir produtos e promover sua loja para que consiga atrair clientes. 

Sua jornada provavelmente será desafiadora e emocionante e, apesar de todos os desafios, criar um negócio é alcançar bons resultados é uma experiência gratificante.