Saiba o que é Google Adwords e entenda como funciona a maior plataforma de anúncios da internet

O Google Adwords é a ferramenta de anúncios pagos da maior empresa de internet do mundo. Por meio dela, você consegue patrocinar os links da sua empresa e aumentar as visitas das suas páginas on-line. Entenda como funciona e aprenda a utilizar!

Trazer mais visitantes a seu site é um dos principais objetivos do empreendedor moderno.

Uma das formas mais rápidas e práticas de fazer isso é investindo em links patrocinados, um modelo de anúncio que permite dar destaque às suas páginas da internet.

Dentro desse contexto, o Google Adwords, hoje chamado de Google Ads, aparece como a principal ferramenta, gerando resultados efetivos a milhares de pessoas, principalmente a curto prazo.

A plataforma lhe permite anunciar em diversos locais e de diferentes maneiras, fazendo com que você consiga conquistar seu público de forma assertiva.

Porém, para usar a ferramenta, é necessário saber o que é Google Adwords e como ele funciona.

Por isso, produzimos esse conteúdo especial para te ajudar a divulgar sua empresa e a fechar negócios lucrativos!

Mas antes de saber mais sobre como anunciar no Google Adwords, que tal baixar nosso e-book sobre como maximizar os resultados da sua indústria? Aproveite e guarde para ler depois! 😉

Voltando a falar sobre os anúncios Google, confira os tópicos abordados em nosso texto!

O que é Google Adwords?

O Adwords é a plataforma de anúncios do Google e foi criada em 2000. Desde então, ela vem liderando o mercado e fazendo com que diversas empresas consigam se destacar na internet com investimentos considerados baixos.

Basicamente, o Google Ads exibe o link de sua empresa em alguns dos canais do Google, sempre levando em consideração o assunto do anúncio e o tipo de público que irá visualizá-lo.

Hoje, existem quatro formas de anunciar no Google Adwords, como poderemos ver abaixo:

Rede de pesquisa

Esse é o principal canal de divulgação de anúncios Google. Trata-se da página de resultados do principal mecanismo de busca do mundo.

Ao fazer uma pesquisa no Google, você já reparou que, geralmente, os primeiros resultados vêm com um aviso de “Anúncio” no lado esquerdo do link de destino?

Então, esses são os anúncios feitos na rede de pesquisa do Google, e os resultados mostrados nela são sempre sobre assuntos similares ao buscado pelo usuário, como podemos ver abaixo:

Rede de display

Esses anúncios são expostos em sites de notícias ou blogs que formam a rede de display do Google Adwords.

Basicamente, esse tipo de campanha aparece nestas páginas como anúncios gráficos que visam promover uma determinada marca e levar o maior número de usuários possível para a sua página na internet.

Confira um exemplo:

Youtube

O Youtube é o site de vídeos mais visitado do mundo e pertence ao Google. Por isso, ele também é usado para a promoção de anúncios do Google Adwords.

E, como já era de se esperar, as campanhas desse modelo de anúncio são expostas no próprio vídeo, como podemos ver no exemplo:

Aplicativos

Outro local em que é possível inserir anúncios Google é em aplicativos de celular.

Eles são exibidos dentro de softwares de celulares e outros dispositivos móveis, como tablets.

Veja o exemplo:

E aí, entendeu o que é Google Adwords? Que bom, pois no próximo tópico entenderemos porque ele é importante para sua empresa!

Por que devo anunciar no Adwords?

Até aqui, te expliquei por meio de exemplos o que é Google Adwords e onde são visualizados os anúncios inseridos por ele.

Além disso, você provavelmente já se deparou com esses tipos de anúncios em diferentes plataformas.

Mas por que será que sua empresa deve usar o Ads?

O primeiro motivo é o aumento de visibilidade, afinal todos os canais usados pelo Adwords são muito visitados e podem trazer inúmeros clientes novos a sua empresa.

Além disso, o retorno pode ser mais rápido do que você imagina, pois quando você investe nos links patrocinados, por exemplo, a página da sua empresa tem grandes chances de ficar acima dos resultados orgânicos na página de pesquisa do Google.

Outro grande benefício é que o custo de anunciar no Google Adwords é muito baixo, principalmente se comparado com o investimento em mídias tradicionais, como outdoor, revistas, televisão e rádio.

E a plataforma também é bastante acessível. Basta entender alguns conceitos básicos para criar um anúncio arrebatador para sua empresa.

Como funciona o Google Adwords?

Depois de entender como o Ads pode ser fundamental para sua empresa, chegou a hora de descobrir como funciona o Google Adwords.

O primeiro passo para desvendar a ferramenta é saber que ela funciona como se fosse um leilão.

Mas como assim?

Isso significa que os anunciantes do Google devem concorrer entre si para colocarem suas campanhas em uma situação de maior visibilidade.

Porém, a principal diferença do Adwords para outros tipos de leilões é que nem sempre quem dá o maior lance vence.

Isso porque o Google avalia outros fatores na hora de destacar seus anúncios.

Para isso, a empresa usa o Add Rank, responsável por analisar o índice de qualidade (IQ) e o lance de cada campanha.

Ou seja, mesmo que um anunciante pague mais do que você, seu anúncio ainda pode ganhar mais destaque por ser mais qualificado.

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo próprio Google, gerando uma nota de 1 a 10 para cada campanha.

Essa avaliação é feita com base nas palavras-chave escolhidas pelo usuário, junto ao segmento em que ele atua.

Dessa forma, é definido em qual posição cada anúncio deve ficar.

Agora que você já entendeu como funciona o Google Adwords, pode estar curioso para conhecer outras formas de encontrar clientes na internet.

Então, confira nosso conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital para indústria!

Quanto custa anunciar no Google Adwords?

Como já dissemos anteriormente, anunciar no Google Adwords pode ser muito lucrativo, pois os custos de investimento são relativamente baixos.

Porém, não existe um valor fixo, justamente pelo leilão realizado pelo Google.

Na verdade, existem algumas formas de pagamento usadas pela empresa.

Em todos esses modelos de investimento, o anunciante só paga ao Google se sua campanha estiver gerando algum tipo de resultado.

O CPC (custo por clique), por exemplo, só gera gastos caso o link do anúncio no Google receba cliques.

Já o CPI (custo por impressão) cobra do usuário um determinado valor a cada vez que seu anúncio foi exibido a alguém.

Além dessas, existem outras formas de determinar quanto custa anunciar no Google Adwords, como:

  • CPV: Esse formato é conhecido como custo por visualização. Bastante utilizado em vídeos no Youtube, paga-se quando o usuário visualiza o anúncio;
  • CPA: Custo por ação ou por aquisição. Nessa modalidade, paga-se quando o usuário efetua a ação programada;
  • CPM: Custo por mil impressões. Nesse formato, independe a quantidade de cliques ou ações. Você pagará a cada 1000 vezes que seu anúncio foi exibido.

Os pagamentos podem ser feitos por boleto bancário ou cartão de crédito e devem ser realizados antes do início das campanhas.

Use as plataformas do Google a seu favor

O Google é a maior empresa de internet do mundo, sendo conhecida por todos, principalmente, pelo seu mecanismo de busca.

Porém, a companhia também conta com outras ferramentas muito úteis para o dia-a-dia da sua empresa.

Por isso, busque entender cada vez mais sobre os benefícios oferecidos pelo Google.

E se quiser conhecer outras formas de aumentar a visibilidade da sua empresa na internet, confira nosso conteúdo sobre os principais canais de divulgação para indústrias.