Ticket médio: avalie agora mesmo o desempenho da sua indústria

O ticket médio é um dos melhores indicadores para avaliar os resultados do seu negócio e aumentar as chances de converter mais clientes em vendas! Entenda mais sobre o assunto!

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Você sabe quanto consegue faturar com cada cliente da sua indústria? Se a resposta for não, então significa que você está perdendo as chances de melhorar o desempenho da sua marca frente a concorrência. 

A boa notícia é que, quando se sabe como calcular o ticket médio, as chances de aumentar o faturamento dobram, fazendo com que você seja destaque entre os consumidores e leads (potenciais compradores dos seus produtos e serviços). 

Isso porque o cálculo do ticket médio de vendas revela números que mostram as dificuldades de aumentar o lucro da sua marca, possibilitando que você encontre novos métodos para processar as suas vendas. 

Ficou curioso e quer saber como calcular o ticket médio? Então siga em frente neste conteúdo!

 

O que é ticket médio?

Mãos usando calculadora para  verificar o ticket médio em mesa com anotações, celular e óculos.

Antes de você descobrir como calcular ticket médio, é preciso descobrir do que trata esse indicador. 

Então, para iniciar a nossa conversa, o ticket médio representa o valor médio das compras que os consumidores dos produtos ou serviços da sua indústria realizaram. 

Sendo assim, independentemente do segmento ou do fato da sua loja ser física ou virtual, esse indicador é extremamente útil, pois consegue avaliar ações e otimizar planejamentos para o aumento das vendas, a fim de obter um maior faturamento. 

Em outras palavras, a métrica é fundamental para que empreendedores fiquem sempre de olhos abertos para a quantidade do investimento que os clientes estão fazendo com seus produtos ou serviços.

Agora que você sabe o que é ticket médio, vamos aprender como calculá-lo no próximo tópico. Entenda mais sobre como esse cálculo é feito e comece a pesquisar sobre métodos para processar as suas vendas, obtendo assim mais lucro e sucesso.

 

Como calcular ticket médio?

Apesar de estarmos falando de cálculos, algo que pode assustar muitas pessoas, o dessa métrica é um dos mais fáceis de se fazer. 

Por esse motivo você não deve perder as chances de saber qual o andar da carruagem da sua indústria. 

E para realizar o cálculo ticket médio é muito simples: basta fazer a divisão do faturamento total pelo número de compras realizadas pelos seus clientes em um determinado período. 

Caso queira outra alternativa, é possível fazer o cálculo ticket médio de um produto específico ou um determinado serviço, a depender das necessidades da marca. 

A partir disso, podemos dizer que para chegar ao ticket médio de vendas da sua empresa, é necessário seguir quatro passos básicos: 

  • O primeiro: consideração do período, que pode ser uma semana, por exemplo; 
  • O segundo: verificação da quantidade de consumidores atendidos e quais os valores foram registrados; 
  • O terceiro: fazer a divisão do valor pelos consumidores; 
  • O quarto e último: ter o resultado do ticket médio de vendas. 

Com isso, você consegue garantir que a sua indústria esteja sempre relacionada com uma fatia do mercado essencial para o seu crescimento. 

Sendo assim, ao saber como calcular o ticket médio, você obtém um dado capaz de ser averiguado e que garante melhorias para a sua empresa. 

E para você fortalecer essa relação com a fatia de mercado, uma das estratégias para elevar o ticket médio é realizando um estudo de caso ou o benchmarking, que faz com que as suas ações sejam uma referência da concorrência. 

Agora, sem mais delongas, para você fazer o cálculo ticket médio, é preciso se basear na seguinte fórmula:

Ticket Médio = Faturamento Bruto / Volume de vendas dos consumidores

Ou, se preferir: 

Ticket Médio = Total das vendas em reais / Quantidade de clientes

Por exemplo, vamos imaginar que a sua indústria pertence ao ramo de tecnologia e conseguiu realizar o total de 5 vendas em um único dia. 

Esses valores foram: R$ 150,00, R$ 55,00, R$ 43,00, R$ 700,00 e R$ 825,00.

Diante desses números, podemos dizer que o seu faturamento bruto foi de R$ 1773,00

Ao dividi-lo pelas 5 vendas realizadas pelos seus vendedores, temos um ticket médio de: R$ 354,60 no período estipulado. 

Tal valor não será o mesmo o tempo todo e, por esse motivo, é necessário realizar o cálculo com frequência, a fim de obter os resultados de cada mês. 

 

Como aumentar o ticket médio de vendas

Há muitas maneiras de aumentar o ticket médio de vendas, mas as mais eficientes são: 

Oferecendo um portfólio variado de produtos

Quais produtos a sua indústria tem a disposição? Será que eles são suficientes para atender toda a gama de clientes da marca? 

É normal que no começo de qualquer empreendimento, o portfólio de produtos ou serviços não seja gigantesco. 

No entanto, os empreendedores precisam começar a pensar que essas mercadorias podem dar as chances de aumentar o portfólio da empresa. 

Por isso, ao ter as chances de incluir mais produtos no catálogo da marca, você deve pensar de modo que todos eles atendam o público-alvo. 

Vamos a um exemplo:

Você possui uma doceira especializada em brigadeiros. Para aumentar o ticket médio da marca, uma boa opção seria oferecer, junto com os doces, algo para beber, como café, água, licor etc.

Mas caso esses produtos não sejam oferecidos, é necessário realizar o cálculo do CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) de cada um deles. 

Faça a disposição dos produtos de forma estratégica 

Fazer a disposição dos produtos da sua loja de forma estratégica é outra forma de aumentar o ticket dela.

Para que isso seja feito, é necessário, antes de mais nada, fazer um levantamento da mercadoria que possui alto índice de saída do estoque da sua empresa.

A partir daí, coloque esses produtos nas prateleiras junto com outros que não são consumidos com tanta frequência, dando um destaque para eles também. 

Sendo assim, não significa que esses produtos poucos vendidos sairão do seu estoque feito água.

Para isso, você deve divulgá-los com toda a criatividade do mundo, chamando a atenção dos consumidores e fazendo com que eles sintam que aquela mercadoria tem a mesma importância que as outras. 

Realize ofertas e promoções 

Mulher sorrindo com chapéu segurando sacolas após fazer compras em shopping.

Se você sabe com detalhes de onde vem os lucros da sua empresa e utiliza o indicador markup como referência, você consegue realizar ofertas e promoções indispensáveis para todos os consumidores.

Essas ofertas e promoções, caso você não saiba, devem ser feitas a partir da margem de lucro, a fim de não prejudicar o desempenho da marca.

Outro método de aumentar o ticket da sua empresa é oferecendo também brindes com os produtos comprados, como cupons promocionais, por exemplo.

Mas antes de começar uma ação promocional, certifique-se de que há estoque suficiente quando o aumento da demanda acontecer – o que, de fato, é bem provável. 

Para isso, a nossa recomendação é que você conte com ferramentas de gestão de estoque, das quais te possibilitam o atendimento a todos os clientes necessários. 

Foque no atendimento

A excelência no atendimento é um diferencial apresentado por empresas de sucesso.

Por esse motivo, todas as indústrias precisam oferecer treinamentos para qualificar e especializar os vendedores.

Afinal, são esses profissionais que estarão em contato constante com todos os consumidores da marca. 

 

Aumente agora mesmo o ticket médio da sua indústria! 

Neste conteúdo você pôde conhecer o ticket médio, que é uma métrica da qual a sua indústria não pode deixar de lado, independentemente do setor de atuação em que você está inserido. 

Isso porque é ela quem ditará as novas oportunidades que surgirão para o seu negócio, mas desde que você consiga realizar um bom diagnóstico das finanças e das vendas dos seus produtos e serviços. 

Portanto, para ver o seu negócio crescer e se tornar destaque diante da concorrência, comece agora mesmo calculando o valor do ticket dos seus consumidores!