O Pitch de Vendas é uma forma de apresentar o produto ou serviço para um cliente em potencial. O objetivo é gerar um interesse de compra neste possível consumidor da marca, com um discurso objetivo e transparente. Aprenda como utilizar este método na sua indústria.
Para uma empresa comercializar algum item, é fundamental gerar desejo nas pessoas – e assim conseguir um bom resultado no final da negociação.
A ação de vender leva as equipes a buscarem técnicas e aplicar estratégias inteligentes para captar cada vez mais clientes e, se possível, os fidelizar.
Dessa forma, aplicar o pitch de vendas no negócio auxilia a aumentar a produtividade e rentabilidade.
O termo Pitch de Vendas já é conhecido do mercado financeiro, que periodicamente promove reuniões presenciais para discutir projetos, investimentos e ações.
Mas fique tranquilo, você não precisa ser um banqueiro ou realizar vendas de grande volume para ter resultados positivos com este método. Confira tudo o que você precisa saber para também aplicar na sua indústria. Veja!
- O que é Pitch de Vendas?
- A importância do Pitch de Vendas
- Como criar um Pitch de Vendas
- Gatilhos mentais ideais para o Pitch de Vendas
- Monte o Pitch de Vendas ideal!
O que é Pitch de Vendas?
Pitch, em inglês, significa “discurso rápido”, ou seja, o Pitch de Vendas é uma apresentação do produto ou serviço para um potencial cliente de maneira bem rápida e objetiva.
Como uma conversa de elevador, o desafio de quem faz Pitch de Vendas é convencer, em poucos minutos, que o produto é bom e que o consumidor precisa dele.
Para isso, é normal a utilização de pontos-chaves do item disponível para comercialização a fim de gerar interesse e desejo no cliente.
O pitch deve gerar uma provocação tão grande ao ponto de se tornar um impacto para o cliente – de maneira positiva. Os gatilhos mentais são bem comuns nas práticas de pitch para converter um lead.
Além de tentar realizar uma venda, o time comercial de uma empresa também busca criar uma identificação do cliente com a própria marca, para que o interesse na compra seja maior do que um simples ato de consumo.
A importância do Pitch de Vendas
O Pitch de Vendas deve ser altamente persuasivo, a ponto de conseguir conquistar o lead durante as etapas do funil de vendas.
O discurso na hora do pitch deve ser elaborado antes, com conhecimento de causa e entendimento sobre o que o cliente precisa.
Com uma comunicação assertiva, sólida e alinhada com os propósitos da venda, sua empresa garante:
- Mais oportunidades com o lead;
- Agregar mais valor aos seus clientes em potencial;
- Entende melhor o problema que o lead deseja resolver (e entender qual solução ofertar);
- Melhora o relacionamento com os clientes tanto no pré quanto no pós-venda;
- Os clientes aprendem a confiar no seu trabalho.
Vale ressaltar que na hora do pitch, é interessante focar em três princípios básicos: os desafios que os leads apresentam, os benefícios que ele terá com o produto ofertado e qual o diferencial da sua marca.
Tenha estes princípios na ponta da língua!
Como criar um Pitch de Vendas
Para criar um Pitch de Vendas efetivo, há alguns passos e dicas para se aplicar durante a rápida negociação. Lembrando que, no momento do pitch, você precisa ter todas as informações necessárias sobre o cliente para iniciar.
Veja os passos fundamentais para garantir um pitch de sucesso.
Aborda assuntos críticos referente o negócio do cliente
Traga para a conversa os objetivos e metas do cliente, busque utilizar frases impactantes e gatilhos mentais.
O intuito neste ponto inicial é prender atenção do cliente com o que ele já conhece: o próprio negócio.
Apresenta a área de melhoria
Dentre os assuntos que foram abordados no tópico anterior, neste você deve buscar pontos para melhorar.
Evite críticas negativas que podem “desvalorizar” aspectos do negócio de seu cliente.
O discurso neste ponto precisa demonstrar acolhimento e empatia.
Descreva o impacto da solução
Neste discurso seja mais técnico, apresentando os impactos que a marca do seu cliente tem com as soluções oferecidas. O faça acreditar na mudança e nas vantagens que o seu produto possui.
Demonstre credibilidade
Para demonstrar maior credibilidade ao cliente, fale sobre os cases de sucesso da empresa.
Cite exemplos e até mesmo clientes do mesmo nicho que conseguiram resolver os problemas que tinham ao aceitar as soluções da sua empresa.
Gatilhos mentais ideias para o Pitch de Vendas
Como citado anteriormente, durante a conversa de Pitch de Vendas, utilizar gatilhos mentais aumenta e muito as chances de conversão do lead.
Esta estratégia é famosa no mundo das vendas e do marketing há muito tempo e no mundo digital não seria diferente.
Um discurso rápido e objetivo deve conter um ou mais gatilhos para elevar o poder de persuasão.
- Gatilho da Autoridade: para o cliente é mais fácil consumir de empresas que pode confiar, portanto, utilizar cases de sucesso, depoimentos e outros materiais auxilia na criação de uma relação de confiança;
- Gatilho da Reciprocidade: ao oferecer algum material para o cliente você gera o sentimento de reciprocidade, ou seja, ele se sente na “obrigação” de retribuir com alguma informação, como e-mail, por exemplo;
- Gatilho da Escassez: este gatilho é clássico e pode ser reconhecido nas mais populares propagandas do mercado. Deixar claro ao cliente que o produto ou serviço ofertado está escasso aguça o desejo de compra;
- Gatilho da Urgência: promoções relâmpago e ofertas de curta duração auxiliam na hora da venda, pois incentivam o cliente a garantir aquele desconto.
Monte o Pitch de Vendas ideal!
O Pitch de Vendas é um método que garante muitos resultados positivos e agrega valor à empresa.
Algumas marcas até possuem equipes para esta tarefa, mas não seguem os passos corretamente e alegam não conseguir o sucesso desejado.
Para que isso não aconteça na sua indústria, busque entender o seu público-alvo e se mantenha atualizado nos novos métodos de vendas.
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