O modelo de vendas SaaS está revolucionando o mercado. Tudo isso por meio de entrega de serviços e tecnologia aos clientes. Fique com a gente e saiba mais sobre o assunto.
A tecnologia está avançando à medida que a sociedade apresenta novas demandas.
O modelo de vendas SaaS é uma das tendências que estão presentes no dia a dia com o objetivo de melhorar a relação de trabalho das pessoas.
Seja para o pessoal da equipe de vendas ou para o time de marketing. O modelo SaaS já é uma realidade e está solucionando o problema de muitos empreendedores.
Alguns sistemas de software, ou até mesmo aplicativos de smartphones, se tornaram obsoletos para o uso no mundo contemporâneo.
Isso porque algumas questões, como memória e acesso, por exemplo, mudaram tanto que já não são mais as mesmas de cinco anos atrás.
Fique aqui e aprenda tudo sobre vendas SaaS e como melhorar seus resultados com essa solução.
- O que é SaaS?
- Vendas SaaS
- Aumente as vendas SaaS
- O funil de vendas SaaS
- Métricas de monitoramento
- Invista agora!
O que é SaaS?
O SaaS que é uma sigla do inglês que significa Software as a Service, é uma oferta de software como serviço.
Se antigamente era necessário instalar programas de computador para a realização de tarefas e operações comerciais, hoje não precisa mais.
De uma maneira muito simples, é possível adquirir qualquer ferramenta operacional sem a necessidade da instalação no computador.
E também sem que seja preciso encontrar um dispositivo compatível ou gastar memória da máquina.
Com o SaaS qualquer empresa pode contratar programas operacionais sem a necessidade de instalação. Apenas utilizando o navegador e realizando login com e-mail e senha.
Em outras palavras, o SaaS é uma revolução no mundo da programação. Basta ter uma internet rápida e pronto.
Vendas SaaS
O modelo SaaS pode ser utilizado para diversos nichos e em várias demandas diferentes. Nas vendas não seria diferente.
Adotar um modelo de vendas SaaS auxilia toda a equipe comercial a lidar melhor com seus clientes.
Além de garantir custo-benefício e maior facilidade no manuseio, também trabalha com memória na nuvem.
O que permite que qualquer pessoa da equipe que tenha o login possa acessar a qualquer momento – e resolver problemas de qualquer lugar também.
Há várias formas de utilizar o vendas SaaS.
Com ele, é possível gerenciar e visualizar ações de clientes pela internet, sem comprometer a memória e desempenho do computador.
Veja mais sobre os modelos de vendas SaaS e saiba qual é o melhor para o seu negócio:
Modelos de vendas SaaS
Cada mercado tem a necessidade de um modelo de vendas SaaS diferente para suprir as demandas.
Além disso, também é possível personalizar os modelos dentro do que é permitido.
Self-Service
Este modelo une custo-benefício e baixa complexidade, e isso o torna muito popular no mercado. O self-service ocorre sem o intermédio de um vendedor.
Ou seja, a equipe de marketing precisa estar muito alinhada com o comercial para qualificar leads sem o contato do pessoal de vendas.
Ele oferece período de teste grátis e tem muitas facilidades de uso. É um ótimo modelo de vendas SaaS e cumpre com o que promete, melhorando as relações de produtividade das empresas.
Transacional
O modelo transacional tem um custo mais elevado e não permite tanta autonomia quanto o self-service.
Por este motivo, promove um cenário ótimo para que o marketing atue nos primeiros contatos, com conteúdo e outros recursos para atrair e qualificar o lead.
Posteriormente, passa a bola para o pessoal do comercial.
Eles trabalham para identificar se realmente há interesse, avaliar a consideração e conseguir com que o cliente realize a compra.
Neste modelo de vendas SaaS é necessário empenho e alinhamento das duas equipes, a de marketing e o time de vendas.
Entreprise
Este modelo de vendas SaaS necessita de alto investimento, pois apresenta complexidade da solução e atende grandes empresas com muito tempo de mercado.
Neste caso, a equipe de vendas e comercial deve estar totalmente alinhada aos vendedores internos e externos. Realizando ações estratégicas para fechar uma venda.
As equipes comerciais também precisam estar interligadas com o pessoal de marketing para a obtenção de resultados mais efetivos com os possíveis clientes.
Aumente as vendas SaaS
O mercado de SaaS está super aquecido e as previsões para os próximos anos são muito boas.
Por este motivo, trabalhar ações efetivas para colocar o seu produto em primeiro lugar ajuda muito.
Para isso, vale a pena seguir alguns passos para melhorar a comunicação com o cliente e aumentar a rentabilidade da empresa, veja quais:
- Qualifique seus leads: busque compor campanhas que atraiam seus clientes em potencial para qualificar seu lead. Sistemas de CRM ajudam a melhorar o desempenho;
- Faça demonstrações personalizadas para o cliente: ao captar a solução que o cliente está buscando, faça demonstrações personalizadas;
- Ofereça períodos de teste: o melhor marketing é disponibilizar períodos de teste gratuito para que as empresas conheçam melhor o modelo SaaS.
O funil de vendas SaaS
Ao oferecer um serviços SaaS sua empresa está entregando ao cliente uma experiência de vendas diversificada, melhorando seu desempenho e aumentando sua produtividade.
Trabalhar o funil de vendas SaaS segue o mesmo conceito.
Portanto, desenvolva as etapas de forma estratégica para atrair seu cliente ideal e lhe oferecer a solução dos problemas. Busque atuar dessa forma:
- Defina seu público-alvo de acordo com o serviço de vendas SaaS que oferece;
- Entenda o comportamento digital do seu público e esteja onde ele estiver;
- Qualifique o lead durante as etapas do funil para que ele chegue até você ou até que sua equipe de marketing o qualifique e envie para o time de vendas;
- Atue com a conversão e fechamento de vendas.
Vale ressaltar que todo processo de vendas, caso não haja a conversão no final, pode servir de feedback. Assim sua empresa consegue entender o que está funcionando e o que não está.
Sempre existe a possibilidade de mudanças em campanhas e ações de marketing.
Métricas de monitoramento
As vendas SaaS necessitam de indicadores para que possa ser monitorado seu desempenho, sempre em busca do melhor.
Utilizar os dados e informações serve para entender o cliente e proporcionar boas experiências de compra.
Veja quais são as métricas mais importantes nas vendas SaaS e como monitorar o desempenho da sua empresa.
Receita recorrente mensal
Se trata do rendimento que a empresa já sabe que irá receber dentro de 30 dias com o pagamento de todos os clientes que utilizam o serviço SAAS.
É uma métrica importante para planejar e lidar com gastos e lucros da instituição.
Receita recorrente anual
Essa métrica é muito comum em empresas que comercializam produtos por assinatura, como é o caso de sistemas SaaS.
Portanto, representa o valor do rendimento recorrente que entra de cada cliente, anualmente.
Custo de aquisição de clientes
Este custo é calculado da seguinte forma: o custo total de vendas e marketing é dividido pela quantidade de negócios que foram fechados para entender qual é o custo da aquisição de cada cliente.
Esse número costuma ser menor em empresas que comercializam o sistema de vendas SaaS transacional, e mais alto com o sistema SaaS Enterprise.
É um ótimo indicador sobre o crescimento da organização ao longo do tempo.
Taxa de velocidade do lead
Essa métrica procura entender e calcular qual a rapidez com que os leads da empresa crescem de mês a mês.
Saber sobre esses números auxiliam no planejamento financeiro e de marketing.
Taxa de rotatividade
Está relacionada ao número de clientes perdidos (cancelados) em um determinado tempo.
Deve ser calculado com o número de clientes recorrentes e os que entram para se ter uma porcentagem para conferência.
Se a taxa de rotatividade estiver negativa, significa que a empresa está lidando corretamente com seus clientes e os mantendo na carteira.
Taxa de ganhos
Com a análise da lucratividade da empresa, é possível identificar e avaliar o desempenho das equipes de vendas.
Parte muito importante dentro de uma organização.
Invista agora!
O mercado de vendas SaaS está super aquecido e investir em assinaturas neste momento é o ideal.
A lucratividade desse nicho é muito alta e depende de estratégias de marketing bem definidas.
Como sempre falamos no blog, a qualidade do produto é muito importante.
Entretanto, investir em campanhas de marketing efetivas é fundamental para se chegar ao seu objetivo com mais eficiência.
E disso o Marketing para Indústria sabe. Por este motivo, continue lendo os artigos do blog e fique por dentro do que há de melhor e mais tecnológico no mercado!