A Força de Vendas é formada por pessoas que trabalham com vendas, marketing e atendimento e, mais do que isso, estão engajadas a chegar no objetivo final da equipe. Entenda como essa metodologia pode ajudar a sua indústria.
A gestão dos times tem papel fundamental nas empresas, não só para orientar os membros, mas também para motivar e engajar. Tudo isso para que saibam sobre a importância deles no ambiente de trabalho.
Há instituições onde os funcionários não sabem como estão agregando valor ao todo. Pode parecer que não, mas isso faz parte do reconhecimento dos colaboradores e, consequentemente, na vontade de fazer a diferença.
Por este motivo, o termo “Força de Vendas” surgiu para distinguir equipes meramente treinadas e equipes engajadas em um propósito muito maior: a solução que o cliente busca.
Se você deseja ter uma Força de Vendas na sua empresa, fique com a gente e leia até o final. Confira!
- O que é Força de Vendas
- As principais características da Força de Vendas
- Afinal, qual o objetivo da Força de Vendas?
- Passo a passo para uma boa gestão de Força de Vendas
- O melhor dos mundos
O que é Força de Vendas
A Força de Vendas é um grupo de profissionais de marketing, atendimento e vendas que estão motivados a tornar a experiência do cliente um sucesso. Pode ser confundido com equipe comercial, entretanto, está muito além dessa definição.
Esses profissionais fazem parte desta equipe acompanhando os clientes. Isso ocorre desde o momento em que o lead não tem conhecimento sobre o seu problema até o pós-venda.
A partir deste processo é garantido a maior satisfação do consumidor, além de proporcionar a volta do lead mais vezes.
Se a meta de um time comercial é vender muito e lucrar com isso, o propósito do time da Força de Vendas é alcançar o objetivo final. Ou seja, criar um relacionamento intenso e duradouro, trazendo resultados recorrentes.
As principais características da Força de Vendas
Para garantir o sucesso do seu empreendimento, a equipe de vendas precisa de uma gestão objetiva que saiba dialogar com os seus subordinados.
É comum uma empresa possuir funcionários altamente qualificados, entretanto, com uma gestão incapaz de extrair o melhor deles. Portanto, a regra número #1 para um time de sucesso é um líder tão bom quanto seus colegas.
Além disso, há algumas características da Força de Vendas que você precisa aplicar ao seu time. Com elas é possível garantir os melhores resultados e clientes muito contentes com a parceria. Veja!
O foco no cliente
Ter o foco no cliente é a primeira característica de uma equipe de sucesso.
Obviamente que todos os funcionários estão presentes por um objetivo comum que é trabalhar, porém, é possível garantir o melhor das pessoas.
Busque orientar o grupo para que haja foco nos clientes e que mantenham um bom relacionamento com eles.
Objetivos da empresa
As equipes que fazem parte da Força de Vendas devem manter uma posição equilibrada a respeito do que o consumidor deseja.
Vale lembrar que todas as ofertas feitas para o cliente só são possíveis com os recursos que a empresa fornece.
Ter ambos os objetivos alinhados promove um trabalho diferenciado e que garante resultados positivos.
Equipes alinhadas
Para compor esta força, é preciso mais de uma equipe de setores diferentes.
Mesmo possuindo objetivos distintos, todos os setores precisam estar alinhados. O pessoal do marketing, atendimento ao cliente, vendas e pós-vendas são fundamentais para a jornada do cliente dentro da empresa.
Esse relacionamento garante que as metas e objetivos individuais e coletivos sejam alcançados da melhor forma possível.
Conhecimento sobre o cliente e ofertas certas
Para manter um relacionamento com o cliente, é necessário o conhecer bem.
Busque entender seu segmento, seu público-alvo, seus desafios, implicações, problemas e soluções. Dessa forma, a conversa se torna mais efetiva.
As equipes que estiverem melhor informadas conseguem manter relacionamentos duradouros e de sucesso com esses consumidores.
Afinal, qual o objetivo da Força de Vendas?
O objetivo da Força de Vendas é realizar as etapas do funil de vendas da melhor forma possível, trazendo o resultado esperado: a satisfação do cliente. Para isso, é interessante realizar as seguintes tarefas:
- Definir a persona: a equipe tem que desenhar uma persona para entender qual o comportamento do seu público e criar ações personalizadas;
- Escolher os canais de comunicação: busque estar presente nos principais canais de comunicação de acordo com a persona e inicie campanhas para captação desse lead (como marketing digital e de conteúdo, por exemplo);
- Prospecção: atraia esse lead para buscar a conversão;
- Concluir a venda: com a conversão realizada e a venda concluída, este cliente não pode ser abandonado;
- Follow-up: verifique se todas as etapas foram realizadas de forma assertiva;
- Customer success: continue o relacionamento com o lead, mesmo depois da compra, para que ele seja um consumidor recorrente.
Passo a passo para uma boa gestão de Força de Vendas
Há algumas dicas que você pode seguir, tal como um passo a passo simples para que as equipes da sua empresa se tornem um time de Força de Vendas imbatível. Veja:
Gestão
A gestão coerente e funcional leva um time inteiro para elevados níveis de consistência.
Uma pessoa pode ser capaz de transformar um grupo para melhor. Por este motivo, tenha gestores que valorizem o trabalho coletivo.
Isso inclui feedbacks, acompanhamento de resultados, diálogo constante e transparência. Dessa forma, é possível engajar mais pessoas em prol de um objetivo comum: o cliente.
Profissionais capacitados
Para exigir uma tarefa bem feita para o colaborador é necessário ter certeza de que ele sabe como a executar.
Pode parecer óbvio, mas muitas vezes os funcionários são cobrados por tarefas que não sabem desenvolver com maestria.
Para isso não acontecer com a sua equipe, disponibilize constantemente treinamentos com foco em marketing, atendimento e vendas.
Uma Força de Vendas é composta por pessoas que sabem exatamente o que buscam – e como podem chegar lá.
Automatização de processos
Automatizar processos de marketing e vendas aumenta a produtividade de toda a equipe.
Softwares exclusivos realizam diversos processos rapidamente, poupando tempo e dinheiro de muitas empresas.
Sua Força de Vendas precisa de recursos tecnológicos para conseguir lidar com as tarefas e, claro, produzir mais.
O melhor dos mundos
Como foi dito, a Força de Vendas conta com o trabalho do pessoal de marketing, atendimento e vendas. Ou seja, a sua empresa tem o melhor dos mundos para proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente.
Resumidamente, esse grupo respeita o tempo do cliente, sabe como ele gosta de ser tratado e oferece a solução que ele está buscando.
Portanto, investir neste trabalho é entender o equilíbrio entre equipes da empresa e a venda em si.
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