Como vender na Shopee: dicas de sucesso para alavancar seu negócio!

A Shopee é um dos marketplaces mais famosos do momento, por este motivo existe uma grande procura para aprender a como vender na Shopee. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre os benefícios desta plataforma.

O site se tornou tão conhecido em âmbito nacional que já apresenta números equivalentes ou superiores aos marketplaces com mais tempo no mercado, como o Magazine Luiza, o Mercado Livre e outros.

Se você ainda não conhece a Shopee, vamos explicar. Se trata de uma plataforma de comércio eletrônico de vendas que surgiu em 2015 em Singapura e depois se popularizou por outros países da Ásia, como Vietnã, Tailândia e Taiwan. 

No Brasil, chegou em 2019 e se tornou um fenômeno pela variedade de produtos e pelo preço.

Acompanhe até o final deste artigo para aprender como vender na Shopee e aumentar a sua lucratividade. Confira!

A importância da Shopee

Estar online na Shopee é muito importante para aumentar a quantidade de vendas do seu negócio. 

Além de compras recorrentes, há diversos outros benefícios cujo vendedor pode aproveitar, veja quais:

Suporte

A plataforma da Shopee é excelente para os vendedores. Ela oferece suporte para diversas situações como rastreio de mercadoria, tipos de pagamento, problemas na divulgação, entre outros imprevistos que podem ocorrer.

Através da opção Central do Vendedor, é possível administrar toda a loja online com os dados necessários e informações que cada empreendedor julgar necessário.

Facilidade

A Shopee apresenta um marketplace realmente prático. 

Para começar a comercializar os seus produtos no aplicativo é bem fácil e, praticamente, imediato. 

A maioria dos processos são realizados pela própria plataforma, como gerenciar o estoque, verificar comissões, entre outras funções.

Para os clientes também há a mesma praticidade, um dos motivos do grande sucesso que a Shopee está fazendo.

Visibilidade

Sem dúvidas, é um marketplace muito popular entre diversas camadas sociais e de faixa etária – apesar de ser muito mais atraente para os mais jovens. 

De acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Agência Conversion, em 2022 a plataforma teve mais de 125 milhões de acessos apenas no mês de maio.

É um mercado extremamente competitivo e que oferece lugar para muitas pessoas que desejam vender seus produtos com mais segurança e praticidade.

O que é possível vender na Shopee? 

A Shopee trabalha com uma Política de Produtos Proibidos e Restritos que classifica os itens que podem ou não ser comercializados pela plataforma. 

Porém, é possível vender diversos produtos no aplicativo, tais como:

  • Vestuário (infantil e adulto);
  • Itens de papelaria;
  • Produtos de beleza e bem-estar (hidratantes, maquiagem, produtos para unhas e cabelos, entre outros);
  • Eletroeletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Artigos para educação;
  • Itens decorativos;
  • Produtos automotivos;
  • Produtos para o mundo pet;
  • Itens de alimentação que estejam dentro das regras da plataforma;
  • Brinquedos.

O vendedor que adicionar um anúncio de produtos que não estão liberados para a comercialização dentro do aplicativo, pode sofrer sanções.

Essas penalizações podem ser desde ter a conta suspensa, CNPJ bloqueado, obrigação de pagamento de indenização até ações legais cabíveis ao caso.

Como vender na Shopee

Para começar a vender os seus produtos na Shopee, é necessário realizar o cadastro como loja. Ou seja, possuir CNPJ para este tipo de cadastro e entender as regras da plataforma para evitar erros e conflitos de interesse.

Veja os passos de como vender na Shopee e abra sua loja virtual hoje mesmo!

Cadastro da loja virtual

Para iniciar o cadastro como vendedor, clique em Comece a Vender — Cadastro de Vendedor.

Depois, inicie a personalização do seu cadastro no aplicativo inserindo as informações principais:

  • Tipo de loja;
  • CNPJ, nome, CPF, data de nascimento, nome da loja, endereço, e-mail e número de celular;
  • Escolha a foto que será exibida aos clientes.

A partir destes passos, é possível começar a inclusão dos anúncios do produto que o negócio comercializa.

Anúncios

A criação dos anúncios pode ser uma tarefa mais demorada. 

Entretanto, uma boa publicidade é capaz de atrair muitos compradores para a sua página e aumentar o número de vendas na plataforma.

  • Acesse a opção “adicionar produto“;
  • Selecione uma imagem ou vídeo do produto em questão;
  • Adicione o nome do item e uma descrição clara e transparente;
  • Selecione a categoria do produto selecionado;
  • Adicione o preço e a quantidade de produtos disponíveis em estoque;
  • Informe o estado do produto (se é usado ou novo);
  • Selecione “publicar”.

Pronto, o anúncio já está no ar e os usuários têm acesso a publicidade, formas de pagamento e descrição.

Envio do pedido

A plataforma informa o vendedor sobre o pagamento de algum produto assim que o próprio aplicativo identificar que foi pago

Notificado, o comerciante possui acesso às informações do endereço de entrega e qual produto foi vendido.

O próprio vendedor embala o produto, anexa a nota fiscal e despacha através dos meios de transporte dos correios.

Taxas

A política de comissão da Shopee é bem vantajosa, pois a plataforma trabalha com uma taxa de 14% do valor total do produto. 

Para os vendedores que participam do Programa de Frete Grátis Extra, acabam resultando em uma comissão maior, de 20%.

Porém, a Shopee estipulou um valor limite de comissão de R$100. Ou seja, independente do valor do produto, a máxima comissão é fixada em R$100.

Dicas de como vender na Shopee e ter sucesso

Agora que aprendeu como vender na Shopee, selecionamos algumas dicas para potenciar as vendas dentro da plataforma, veja!

Tenha boas fotos e descrições dos produtos 

A imagem e a descrição dos produtos fazem muita diferença durante a escolha do consumidor. 

Por este motivo, busque sempre manter o anúncio com uma imagem atual e com boa resolução. 

Quanto à descrição, explique tudo sobre o produto e evite erros de português.

Tenha uma taxa de respostas ao chat alta

Responda aos clientes rapidamente, com educação e gentileza. 

A plataforma classifica bem as lojas que apresentam bons relacionamentos com seus clientes.

Ofereça ofertas com tempo limitado

Ao limitar uma grande oferta, você está utilizando o gatilho mental da urgência

Este tipo de gatilho aciona o sentimento de urgência no comprador, o incentivando a adquirir certo produto com receio de perder aquele grande desconto. 

Deixe o mais vendidos em destaque

Se um produto apresenta mais saída do que outro, significa que, por algum motivo, ele agrada o público. E esse público adora saber o que as pessoas estão comprando também.

Deixe sempre destacado no perfil da loja itens que estão vendendo cada vez mais.

Sucesso garantido!

Estar presente nos principais canais de comunicação é fundamental para qualquer marca que deseje se destacar no ambiente digital. 

Portanto, anunciar em grandes marketplaces nacionais também é muito importante.

Tenha em mente que seu produto precisa ser visto em todos os canais e reconhecido pelos consumidores. 

Para ficar sempre atualizado sobre o mundo digital e conseguir dicas de como melhorar sua performance online, fique ligado no Marketing para Indústria! Aproveite a visita e aprenda mais.