Gamificação: o que é e como pode ser implementada nas empresas

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A Gamificação é uma forma de criar conteúdos interativos e divertidos para engajar os usuários. Continue a leitura e saiba como esse recurso pode ajudar a sua indústria a se comunicar melhor com as equipes.

Sabemos que a rotina pode ser exaustiva e as pessoas podem perder a motivação ao longo do tempo. 

Pensando nisso, a Gamificação foi desenvolvida nas empresas para melhorar o engajamento dos colaboradores. Apesar de estar há muitos anos no mercado, só agora está sendo implementada amplamente em diversos segmentos empresariais.

Como o nome já sugere, se trata de um conceito inspirado nos games, onde há caminhos a se percorrer, tarefas e premiações. 

Portanto, o que se tem visto na atuação da Gamificação é, justamente, a recuperação do ânimo de pessoas que antes não apresentavam mais resultados positivos.

Se você passa por este problema mas ainda não conhece a Gamificação empresarial, continue a leitura e aprenda tudo sobre este conceito para aumentar a produtividade do seu negócio. Confira!

O que é Gamificação?

Extraída, literalmente, de game, a gamification, em inglês, incorpora técnicas conhecidas dos jogos ao ambiente profissional.

Essas técnicas se baseiam em fases, estratégias, pontos de chegada e premiação de acordo com o desempenho individual ou coletivo. Exatamente como podemos ver em jogos – que, por sinal, são super viciantes.

As empresas passaram a notar que os colaboradores incentivados por uma cadeia de pontuação recorrente, e com grandes possibilidades de um prêmio, trabalham melhor. Confira alguns pontos essenciais dessa prática:

  • Ações personalizadas: os “jogos” que servem de base para as etapas de cada equipe são personalizados. Ou seja, de acordo com as atividades cotidianas daquele grupo, permitindo maior facilidade para a resolução;
  • Objetivos e regras: cada regra ou objetivo da atividade deve ser clara, além da pontuação final caso a tarefa seja concluída. Transparência é um ponto super importante para a Gamificação nas empresas;
  • Pontos e prêmios: não adianta desenvolver uma Gamificação excelente, com jogos criativos e regras simples, se o objetivo final não for realizado: a premiação. Neste caso, a empresa precisa definir os tipos de premiações que irão utilizar ao longo de um período para seus funcionários.

Como essa estratégia ajuda as empresas?

Por ter demonstrado grande capacidade de motivação das pessoas envolvidas, a Gamificação se tornou uma grande estratégia para melhorar o desempenho da empresa como um todo. 

Quando falamos sobre pessoas desmotivadas, também estamos citando líderes e gestão, afinal qualquer um pode se deixar influenciar pelo desânimo.

Listamos alguns benefícios que esse recurso traz para as empresas, confira:

Mantém a motivação e engajamento

O sistema de pontuação e fases tendem a melhorar o engajamento dos funcionários na empresa por exigir skills que já existem, mas que são pouco trabalhadas no dia a dia das equipes.

O intuito é auxiliar verdadeiramente os colaboradores a encontrarem mais do que um motivo para estarem trabalhando diariamente, mas também uma ressignificação dentro da companhia.

Promove o trabalho em equipe

Além do engajamento individual, também há possibilidade de pontuações estarem relacionadas à equipe como um todo. Com isso, se garante tarefas e caminhos que devem ser seguidos juntos.

Portanto, a empresa promove muito mais que atividades comuns à equipe, mas todo um trabalho que precisa ser realizado com harmonia e coletividade, incentivando a confiança entre as pessoas.

Recolhe dados importantes para o RH

Para que as pontuações resultem em premiações corretamente, o RH precisa, mais do que nunca, estar de olho nos funcionários. 

A Gamificação atua nessa frente, pois “força” que o departamento de Recursos Humanos preste mais atenção nas pessoas e no que está sendo realizado.

Essa dinâmica exige este envolvimento de toda a empresa, desde o RH até os diretores, criando laços mais reais e unindo as equipes por mais distintas que possam ser.

Consegue feedback em tempo real

Assim como um jogo, ao promover a pontuação de acordo com as tarefas realizadas, pode-se considerar um feedback em tempo real. 

Dessa forma, o colaborador consegue saber se as suas ações estão ou não de acordo com a cultura organizacional.

Isso sem eliminar as conversas de feedback tão fundamentais no cotidiano de cada empresa, mas oferecendo mais oportunidades de controle sobre as próprias ações.

Como a Gamificação pode ser feita?

Agora que já sabemos o que é Gamificação, vamos entender como ela pode ser implementada no seu negócio para melhorar o desempenho e performance dos colaboradores. Veja:

Conheça bem os usuários

Tenha em mente exatamente qual é o perfil dos usuários participantes, lembrando que cada setor vai apresentar profissionais totalmente diferentes entre si. Entretanto, ter uma base é fundamental para isso.

Dessa forma, fica mais fácil elaborar o plano de ação e as atividades que serão implementadas nessa nova dinâmica de trabalho.

Use as ferramentas ideias

A Gamificação deve ocorrer por meio de uma plataforma com informações e pontuações de cada colaborador. 

Por este motivo, escolha plataformas inteligentes e que possam ser integradas aos sistemas da empresa. Quanto mais fácil for a coleta de dados, melhor.

Busque diversão

A Gamificação precisa ser divertida de alguma forma. A diversão é uma maneira de trabalhar a empatia e o bom humor dos funcionários. 

Por este motivo, procure por aplicativos ou jogos que divirtam os usuários, além do foco principal, é claro.

Faça quizzes

Quizzes são os jogos mais divertidos e atrativos que se pode trabalhar. A ideia é incluir na rotina de tarefas dos funcionários de uma maneira suave, mas que cause o impacto necessário.

Além disso, é uma ótima ferramenta para conseguir respostas objetivas e sentir o quão envolvida a equipe está com a cultura organizacional da empresa.

Realize Onboarding

Assim como qualquer novidade na empresa, realize reuniões ou apresentações para mostrar a novidade a todos os funcionários da organização. Além de ajudar a transmitir informações de maneira mais objetiva, também é possível engajar mais pessoas.

A Gamificação é uma oportunidade de melhora na performance individual e coletiva, mas nem todos sabem disso. Por esta razão, desde os primeiros dias de implementação, converse com seus colaboradores e sempre os deixe informados.

Desenvolva rankings e pontuações

O ranking e as pontuações são definidas pela própria empresa. Para isso, vale a pena ouvir dos funcionários o que mais lhes agrada.

Busque ótimas premiações de acordo com o resultado de cada um e cumpra, além de trabalhar com um ranking real e acessível.

Inovação e crescimento!

Se não fosse pela força dos trabalhadores, as empresas não teriam os mesmos resultados que possuem hoje. Por este motivo, sabemos o quanto é necessário cuidar das pessoas que estão nessa caminhada.

Sabemos que engajar os colaboradores pode ser uma tarefa difícil. No entanto, com os recursos certos se torna mais fácil manter a motivação de todos em dia.

Por isso, aposte em métodos criativos e divertidos para manter as equipes alinhadas com a busca por resultados.

Continue acompanhando o Marketing para Indústria e conheça outros métodos de produtividade!