17 formatos de conteúdo para potencializar sua estratégia de Marketing

Investir em diferentes formatos de conteúdo é a forma ideal de engajar os usuários e trabalhar bem as estratégias de conversão. Conheça os tipos de material que a sua empresa pode produzir e transforme leads em clientes.

Produzir conteúdo é uma estratégia muito comum dentro do Marketing Digital e faz parte dos principais métodos de atração, conversão e até mesmo vendas. Isso porque, é por meio desses materiais que a sua empresa educa os leads e apresenta suas soluções.

Para isso, é necessário encontrar o formato de conteúdo certo para a proposta e os objetivos das estratégias de marketing do seu negócio. Mas não se preocupe, são várias as opções de conteúdo que podem ser escolhidos para engajar os potenciais clientes.

No entanto, é importante entender a fundo os hábitos do público-alvo, uma vez que esses conteúdos precisam atender às suas demandas e estarem em um formato que faça sentido para eles. 

Sendo assim, acompanhe o artigo e descubra mais sobre cada um dos formatos mais utilizados.

Qual a importância do Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, engajar, converter e reter o público-alvo. 

Por esse motivo, essa abordagem tem se tornado cada vez mais importante no cenário do marketing digital devido a demanda do público por informações.

Investir em Marketing de Conteúdo apresenta benefícios como:

  • Atração de audiência;
  • Aumento de autoridade;
  • Engajamento e fidelização;
  • Melhoria no SEO.

17 formatos de conteúdo

Diversificar os formatos de conteúdos produzidos é importante para atender as demandas e preferências específicas dos consumidores.

Isso porque, cada uma das mídias pode contribuir de formas diferentes na solução de dores dos leads. Ou seja, trabalhar com esses diversos formatos contribui para alcançar diferentes objetivos e atingir todos os estágios do funil de vendas.

Blog Post

O post para blog talvez seja o formato mais utilizado pelas empresas que querem produzir conteúdo, mas ainda não tem como investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo complexa. 

Isso porque, essa opção é educativa e amplamente personalizável, uma vez que existem diferentes modos de transmitir informações por meio de publicações em blogs.

Lista

Listas são ideais para passar informações de forma dinâmica e rápida, além de ser agradável visualmente e garantir uma boa experiência de leitura

Outro ponto positivo das listas é que esse tipo de conteúdo tem uma alta taxa de compartilhamento, o que ajuda a empresa a conquistar mais leitores.

Audio Post

A opção de áudio nas publicações em blog se popularizou com a crescente de podcasts que surgiu nos últimos anos. Investir nessa opção é uma forma de tornar o conteúdo acessível e possibilitar diferentes meios de uma pessoa consumir as informações.

Essa praticidade tem chamado a atenção dos usuários que podem absorver seus conteúdos sem precisar parar para ler um artigo completo.

FAQ

Frequently Asked Questions, ou FAQ, são as perguntas frequentes que os usuários fazem. Geralmente, são adicionadas em locais específicos do site de uma empresa para que as informações sobre a organização fiquem mais claras. 

No entanto, pode ser inserido também a artigos para facilitar a leitura, uma vez que o usuário pode conferir apenas as informações principais e não ler o texto inteiro.

Vídeo

Vídeos são formatos amplamente utilizados em diferentes plataformas, seja no Youtube, Twitter ou TikTok, cada uma com sua característica única. 

Esse formato é indicado para tratar de assuntos mais complexos e que demandam uma didática maior. Dessa forma, é possível passar as informações de forma mais clara ao espectador.

Lives

As transmissões ao vivo acontecem por streaming e podem ser realizadas em diferentes plataformas. Esse formato se popularizou com a chegada de redes como a Twitch e já é utilizado por grandes nomes como Instagram e TikTok. 

As lives podem ser utilizadas para se aproximar dos seguidores e sanar dúvidas de forma rápida e dinâmica. Além de transmitir eventos.

Podcast

Os podcasts se popularizaram com a chegada da pandemia e o número de programas cresceu exponencialmente. Esse formato é ideal para entrevistas e debates, podendo ter abordagens mais informativas ou não.

Além disso, esse formato não possui um padrão a ser seguido, portanto não existe limite de tempo, plataforma mais utilizada ou estrutura pronta. Solte a criatividade e inove.

Ebooks

Os Ebooks, livros digitais, são materiais ricos utilizados para passar informações de uma forma mais educativa e profunda. 

Esse formato permite uma melhor elaboração dos temas abordados em publicações no blog e é indicado para educar os leads sobre as soluções de uma empresa. Vale lembrar que, os Ebooks também precisam ter uma linguagem simples e fácil de entender, ainda que mais técnica. 

Audiobook

Assim como os áudio posts, esse formato possibilita que o usuário escute o material ao invés de realizar a leitura. Essa é uma opção que oferece maior acessibilidade e conforto para pessoas que não podem realizar a leitura do Ebook. 

Infográfico

Os infográficos são materiais que dão destaque a dados, mas de uma forma dinâmica e criativa por meio de elementos gráficos e pequenos blocos de texto. O objetivo com esse formato é passar as informações principais de forma clara. 

Além disso, os infográficos possuem um grande potencial de compartilhamento em plataformas como o Pinterest. 

Webinars

Os webinars são como palestras, mas realizadas de forma online e ao vivo. Sendo assim, esse formato é ideal para educar os leads e passar informações que precisam de uma apresentação mais dinâmica.

Além de ser utilizado para conversar com potenciais clientes, esse material rico também pode ser implementado dentro das empresas como treinamentos e seminários aos colaboradores.

Quizzes

Conteúdos interativos fazem muito sucesso, especialmente nas redes sociais. Isso porque, os usuários gostam de participar de desafios e fazer testes criativos para passar o tempo. 

Sendo assim, desenvolva perguntas divertidas para engajar os seguidores a participarem dos quizzes. 

Games

A gamificação é o formato mais completo de todo a lista, isso porque, ele garante diversão, desafio e recompensas. Portanto, é uma abordagem dinâmica e criativa, além de ser perfeito para engajar os usuários. 

Aplicativos

Quando falamos em conteúdo, precisamos colocar em foco a experiência do usuário. Os aplicativos são as ferramentas ideias para potencializar uma vivência positiva e garantir que o usuário tenha a empresa sempre por perto. 

No entanto, é preciso que a empresa desenvolva um aplicativo que faça sentido dentro de seu contexto e que seja útil aos usuários. Portanto, realize uma pesquisa entre seu público para descobrir quais suas principais necessidades.

Templates

Os templates são formatos de conteúdo desenvolvidos para facilitar um processo repetitivo. Por exemplo, uma empresa que desenvolve um software de organização pode desenvolver uma planilha para melhorar a rotina de seus clientes e disponibilizar esse material.

Portanto, esse formato é perfeito para solucionar um problema do lead, uma vez que essa pessoa não precisará se preocupar em recomeçar o processo por possuir um modelo a seguir.

Newsletters

A newsletter é um formato utilizado em e-mail marketing para o compartilhamento de um conjunto de informações, geralmente noticiais, para a base de contatos da empresa.

Portanto, é um método de envio de informações mais direto e ideal para estratégias de marketing segmentadas.

Redes sociais

Produzir conteúdo para as redes sociais tornou-se tarefa obrigatória para empresas que desejam aumentar sua autoridade e potencializar o Brand Awareness. Além de ser o local onde o público está, as plataformas também oferecem inúmeras possibilidades de produção. 

Sendo assim, para ter sucesso é importante levar em consideração as particularidades de cada plataforma, assim como, os hábitos de consumo dos usuários.

Invista em diferentes formatos de conteúdo e engaje o público!

A produção de conteúdo web oferece às marcas diferentes possibilidades de construir uma relação próxima com o público e solucionar as dores da persona de formas dinâmicas e educativas. 

Além disso, é o caminho ideal para potencializar o nome da empresa no ambiente online e transformar leads em clientes. Tudo isso por meio de materiais de qualidade e abordagens criativas que cativam e engajam o leitor. 

Sendo assim, observe os hábitos do seu público e coloque em prática o uso de diferentes formatos. Com isso, a sua marca conquista mais leitores e constrói autoridade na web.

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