O marketing é uma ciência viva que trabalha de acordo com as necessidades do público e as demandas das empresas. É nesse ponto que surge o Flywheel Marketing, levando em consideração que a sociedade passa por transformações profundas e anseiam por novidades.
O funil de vendas, conceito famoso conhecido pelos especialistas da área de marketing, está se tornando obsoleto e deixando de realizar ações para além da venda.
É importante persuadir o cliente a ponto de que ele realize uma compra, entretanto, não cabe mais parar por aí.
Atualmente, mais fundamental do que conseguir gerar uma venda, é conseguir conquistar um cliente verdadeiramente.
A fidelização é a chave do sucesso para as empresas contemporâneas que buscam criar uma conexão mais duradoura. Além de querer apresentar novidades constantemente aos seus consumidores.
O Flywheel Marketing surgiu como um mecanismo cíclico, a fim de trabalhar não só a conversão do lead, mas também a sua fidelização.
Leia o artigo até o final e saiba tudo sobre Flywheel Marketing e como aplicar nas suas próximas estratégias de venda.
- O que é Flywheel Marketing
- Flywheel de Marketing x Funil tradicional
- Flywheel e o Inbound Marketing
- Principais práticas do Flywheel
- O futuro chegou!
O que é Flywheel Marketing
Afinal, o que é Flywheel Marketing? Não há um consenso em relação à tradução livre, pois fica algo relacionado a “engrenagem”.
A verdade é que esta metodologia está buscando colocar o cliente no centro das ações. De forma a trabalhar muito mais questões que o funil de vendas.
A ideia do Flywheel Marketing é que o tratamento e relacionamento com o cliente não acaba quando ele realiza uma compra – pelo contrário.
Ações especiais para manter uma conexão entre o cliente e a empresa são adotadas de maneira estratégica.
Dessa forma, o Flywheel Marketing supera o funil de vendas.
Para as novas demandas sociais, é ótimo. Uma vez que as pessoas buscam se identificar cada vez mais com a marca da qual estão consumindo.
Este volante é composto por três pilares:
- Atração;
- Engajamento;
- Experiência do usuário.
Flywheel de Marketing x Funil tradicional
O funil de vendas tradicional como conhecemos atua com o marketing digital e com equipe de vendas.
É um trabalho conjunto e alinhado com o objetivo de gerar leads qualificados o suficiente para consumirem.
O funil tradicional é estruturado da seguinte forma:
Topo do funil
Atua no tratamento com um lead que não tem ideia do seu problema. Por este motivo, não busca uma solução ainda.
Vale, nesta fase, apresentar conteúdo relevante e curioso para gerar o desejo de conhecer mais sobre.
É comum se utilizar de estratégias como:
- Vídeos;
- Newsletter;
- Blogs;
- Infográficos.
Meio do funil
Neste ponto o lead está começando a reconhecer que possui um problema e que a solução pode estar perto. Seja no site que acessou, no conteúdo que consumiu ou na marca que conheceu.
No meio do funil é comum utilizar das seguintes estratégias:
- E-books;
- Blogs;
- Templates;
- Material gratuito.
Topo do funil
Nesta fase do funil o lead já descobriu sobre o problema e sua solução.
Portanto, cabe ao marketing qualificar este lead e auxiliar a equipe de vendas.
Além de oferecer conteúdos voltados para a parte comercial com o objetivo de gerar neste cliente o desejo de consumir seu produto.
No topo do funil é utilizado as seguintes estratégias:
- Blogs – apresentando cases de sucesso;
- Webinars – palestras e cursos online;
- Demonstrações gratuitas.
No Flywheel Marketing todas essas etapas acontecem também.
Há o acompanhamento do lead durante o aprendizado, reconhecimento, consideração da solução e decisão de compra – porém não somente.
A ideia do Flywheel Marketing é ampliar esta metodologia em busca da fidelização do cliente. Mantendo uma movimentação contínua da empresa em relação ao consumidor.
A “impressão” que este consumidor tem da empresa é tão positiva que, certamente, ele consome mais vezes.
O Flywheel Marketing pode ser adotado para qualquer tipo de segmento e leva em consideração a satisfação do comprador.
Uma pesquisa do Google revelou que 87% dos consumidores preferem voltar a comprar em empresas que oferecem muitas vantagens, como descontos, promoções, entre outros.
Flywheel e o Inbound Marketing
O Inbound Marketing busca atrair usuários e converter leads através de conteúdo relevante. Isso durante a exploração de canais de comunicação diferentes, tais como redes sociais, blogs e landing pages.
O que o Flywheel pode acrescentar para o Inbound Marketing são questões que antes não eram desenvolvidas a fim da fidelização do cliente.
Veja como o Flywheel Marketing pode melhorar o desempenho da retenção de clientes da sua empresa:
Ações de retenção diferenciadas
O marketing Flywheel demonstra uma preocupação especial com as fases relacionadas ao pós-venda.
Essa ideia acredita que a interação contínua com os clientes, que já efetuaram compras na empresa, pode gerar uma identificação maior. E assim os tornar fiéis à marca.
A estratégia considera muito mais do que a própria qualidade do produto, mas as ações trabalhadas.
Neste ponto, o Flywheel atua na retenção com mais agressividade e atitude, a fim de conquistar os consumidores com mais assiduidade.
A força como oportunidade
O Flywheel Marketing é baseado em uma engrenagem. Para que essa estratégia continue funcionando é importante que se utilize a força.
A força, neste caso, é a aposta na interação entre empresa e usuários que já chegaram ao final do funil. Ou seja, já realizaram a compra de algum serviço ofertado.
Sem ponto final
O funil de vendas acaba quando o cliente concluir a compra. Entretanto, no Flywheel Marketing não é assim que ocorre.
Com um público cada vez mais exigente e um mercado competitivo, garantir apenas uma venda é pouco.
Sem pontos finais na relação construída entre empresa e cliente é mais fácil criar um hábito de consumo constante.
Principais práticas do Flywheel
O Flywheel traz algumas práticas interessantes na sua metodologia. Com ela, é possível trabalhar com mais assertividade e objetividade, confira:
Automação do atendimento
A automação de processos está demonstrando muitos resultados positivos na rotina das empresas.
Este processo na metodologia do Flywheel é uma ferramenta importante para conversar com o cliente mesmo após garantir uma venda.
Dessa forma, atritos são evitados e uma maior satisfação do consumidor é promovida.
Pode ser utilizado em e-mails marketing pós-venda, pesquisas de satisfação e chatbots.
Coletar informações dos processos interativos
Coletar informações relevantes sobre o cliente permite a realização de campanhas personalizadas que engajam muito mais do que as campanhas padronizadas.
Tanto no Inbound como nas técnicas de Flywheel é importante coletar informações dos usuários durante suas navegações.
Ao coletar dados suficientes e precisos é possível garantir uma experiência melhor ao cliente.
Isso a fim de garantir mais do que uma venda, mas um hábito de consumo, como promoções, cupons, entre outros.
Basear nas necessidades dos clientes
Essa estratégia permite que a relação com o cliente se torne mais sustentável e duradoura.
Isso ocorre ao se basear nas necessidades do cliente ou ao proporcionar o self-service em relação aos produtos que estão de acordo com seus desejos.
Por meio disso, há uma maior assertividade quanto à personalização de ações e ofertas.
O futuro chegou!
É impossível pensar em marketing digital sem lembrar das mudanças do comportamento humano.
São conceitos que devem estar relacionados, até porque são pessoas criando campanhas e ações para que outras pessoas realizem seus sonhos.
Se manter atualizado e buscar inovações é essencial para se comunicar com seu público. Tenha isso em mente e invista no futuro do marketing com o Flywheel.
As novidades não param de chegar, fique ligado no Marketing para Indústria e não perca nenhuma delas!