Confira as principais estratégias para fidelizar seus clientes

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Fidelização representa uma relação duradoura, é por meio de uma construção de confiança com alguém que se cria uma intimidade o tornando fiel. Aprenda como desenvolver esse processo para colher bons resultados.

Depois de adotar estratégias para encontrar os leads certos, realizar a venda e efetuar o pós-venda como ninguém, sua empresa deve se atentar para mais um processo muito importante.

Fidelizar clientes vai muito além de fazer com que eles voltem a comprar com você, esta é uma ação que determina uma parceria duradoura entre consumidor e a marca.

Para chegar nesta etapa do relacionamento com o cliente, é necessário analisar toda a jornada de compra e encontrar meios de fazer com que ele de fato queira ficar.

Descubra como sua indústria pode implementar esse processo em seu plano de negócios.

O que é a fidelização de clientes

Você já realizou uma compra em um local e não teve um bom atendimento ou cuidado com o seu produto? Talvez tenha acontecido uma demora na entrega ou algum problema com o serviço contratado.

São experiências assim que determinam em que tipo de empresa o consumidor pode confiar.

Dessa forma, ao encontrar uma marca que cumpre o que promete e entrega uma boa experiência de compra, o consumidor tem mais vontade de retornar e realizar uma nova aquisição.

Antes de mais nada, a fidelização é constituída pelo tempo de interesse e interação do cliente com a marca. Uma relação construída com confiança é duradoura e traz resultados positivos para todos os envolvidos.

Afinal de contas, um cliente fiel é aquele que segue as redes sociais, interage, fica por dentro dos lançamentos, e claro, que consome os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Sendo assim, uma venda não depende apenas da atração e conversão do cliente. Se fosse apenas isso, a busca por clientes novos a cada mês seria incansável.

Por isso, existem estratégias para conquistar a fidelização de seus clientes, para que se tornem consumidores constantes e, com eles, garantir a meta do fim do mês.

A importância da fidelização de clientes para as empresas

É a partir da fidelização dos clientes que a empresa consegue uma quantidade de garantia da receita. Ou seja, a maior importância da fidelização de clientes é a lucratividade do seu negócio.

Outro ponto que faz esse processo ser benéfico é o CAC (custo de aquisição por cliente).

Esse conceito demonstra que é preciso investir para a conquista de novos clientes. Quando se vende para alguém que já é cliente, esse investimento cai e a empresa pode direcionar essa energia para outros propósitos.

Em outras palavras, manter um cliente ativo na empresa é muito mais barato do que conquistar um novo.

Consequentemente as vendas aumentam, já que os consumidores fiéis conhecem a marca e estão mais interessados em testar produtos e serviços novos. Isso amplia o ticket médio da empresa.

A fidelização ainda traz um bônus de benefício que é o marketing de indicação.

Como os clientes consolidados estão inseridos na empresa, os mesmos se sentem confortáveis e têm confiança para indicar a empresa para outras pessoas.

Afinal, como fidelizar os clientes?

Agora que você sabe qual a importância que a fidelização tem para as empresas, está na hora de colocar em prática alguns processos que ajudam a tornar essa estratégia realidade.

Atendimento

Um bom atendimento conquista o coração de qualquer consumidor, esse é um excelente método para aplicar diariamente a fim de deixar os clientes satisfeitos.

É nesta área que a empresa soluciona os problemas de seus consumidores para conseguir atender suas necessidades. Além de ser um ótimo momento para melhorar ainda mais a sua experiência.

Uma técnica dentro do atendimento que é muito eficaz para a fidelização do cliente, é o Customer Success. Essa é uma prática que tem como principal objetivo garantir que o cliente seja bem sucedido.

Interação

Os clientes precisam interagir cada vez mais com a empresa para sentirem confiança, Isso faz com que eles fiquem mais perto de se tornarem fiéis à marca.

Para isso, oferecer diferentes canais de comunicação é uma excelente estratégia de fidelização.

Personalize o atendimento para cada cliente e use um sistema de CRM como ferramenta de apoio.

Ações promocionais

Certas promoções são essenciais para despertar o interesse de fidelização.

Ações como programas de desconto, brindes, programa de pontos, entre outros, são ótimos para engajar ainda mais seus leads.

Marketing de conteúdo

É através de um marketing de conteúdo estruturado que a empresa se faz presente na memória do consumidor.

Para isso, é importante conhecer sua persona, para que assim seja entregue conteúdos que façam sentido. Alguns materiais que podem ser criados são:

  • Newsletter;
  • E-books;
  • Publicações em blogs;
  • Materiais nas redes sociais;
  • Vídeos informativos.

E-mail marketing

Outra estratégia, até parecida com a anterior, é o e-mail marketing, por meio dele é possível manter a relação com o cliente ainda mais próxima.

Para uma melhor otimização, busque utilizar ferramentas de disparo. Dessa forma o processo se torna ainda mais eficiente.

Métricas

Toda estratégia precisa ser metrificada para então melhorar. Nesse momento é preciso identificar quais são as dificuldades e os erros para saber onde a empresa pode se desenvolver.

É exatamente para isso que analisar os dados é tão importante. Seu negócio deve entender quais ações estão dando certo na conversão de fidelização para que o investimento seja aplicado onde é necessário.

Sua empresa cresce com clientes fidelizados

Fidelizar clientes só traz benefícios para os negócios, e se dedicar a esta poderosa estratégia é ótimo para o crescimento da sua empresa.

Por isso, aplique as estratégias corretamente e procure conhecer mais a fundo seu cliente para o manter cada vez mais próximo.

Vale ressaltar que um estudo de público é fundamental para descobrir qual o melhor caminho a se seguir. Além de que receber e aceitar os feedbacks dos consumidores é fundamental.

Quer conhecer mais estratégias para sua indústria? Fique de olho no blog e não perca nada.