Ficha de controle de estoque é algo extremamente importante para você que possui um estoque. Saiba como não se perder montando uma para a sua empresa!
O que trouxe você aqui provavelmente foi uma busca por procedimentos para melhorar a organização do estoque da sua indústria, correto?
A ficha de controle de estoque é um documento fundamental para que o seu negócio não interrompa as vendas de uma mercadoria específica por alguma desorganização sobre a quantidade armazenada.
Pode não parecer, mas isso acontece com diversos empreendedores. Para impedir isso, aqui você descobrirá a definição de estoque na prática. Confira!
Veja também:
- O que é ficha de controle de estoque?
- Motivos para utilizar a ficha de controle de estoque
- Afinal, como fazer controle de estoque?
- Já sabe como fazer planilha de estoque? Então mantenha-a atualizada!
O que é ficha de controle de estoque?
O primeiro passo para você aprender como fazer controle de estoque é entender o conceito por trás disso.
De maneira direta, a ficha de controle de estoque é um relatório que a sua empresa utiliza para organizar e detalhar todas as informações a respeito da entrada e saída das mercadorias.
Como essa organização é feita em uma planilha, que torna mais simples a união de todos os dados de armazenagem.
Isso evita que grandes problemas surjam para você e seus consumidores!
Contudo, antes de elaborar uma planilha de controle de estoque para sua empresa, é preciso se planejar e ter o máximo de cuidado.
Isso porque, caso contrário, os resultados esperados não serão visíveis.
Motivos para utilizar a ficha de controle de estoque
Você provavelmente não entrou no Google e pesquisou “como fazer controle de estoque” à toa, não é mesmo?
Com certeza o seu empreendimento precisa de organização!
Por isso, o controle de estoque planilha serve para te auxiliar nessa tarefa e manter tudo funcionando corretamente.
Além do mais, com os dados coletados é possível melhorar – e muito – o processo de armazenamento dos seus produtos, para que depois eles possam ser vendidos para os compradores.
Isso porque o gestor do controle de estoque almoxarifado adiciona o que entra e sai com maior facilidade.
Ah, mas eu não preciso ser tão rigoroso com o controle de estoque planilha!
Precisa sim! Pois, imagine a seguinte situação: um cliente chega na sua loja ou e-commerce e se depara com um produto indisponível.
O que ele fará em uma situação dessa?
Obviamente irá procurar a concorrência para conseguir a solução do problema que ele está enfrentando.
E isso é algo que você realmente não quer que aconteça, certo?
Por isso, não perca mais tempo e aprenda como fazer planilha de estoque para fiscalizar a quantidade de produtos que você possui armazenados.
Além de garantir conhecimento a respeito do momento certo de realizar novas compras e promoções.
Afinal, como fazer controle de estoque?
Enfim, chegamos a pergunta que não quer calar: como fazer planilha de estoque?
No começo, essa atividade pode parecer difícil de incluir na sua rotina e dos seus colaboradores, já que provavelmente uma grande mercadoria será monitorada constantemente.
Antes de iniciar o preenchimento do controle de estoque planilha é preciso pensar bem no ramo de atividade da sua empresa.
Isso porque ela se tornará a base para que você consiga elaborar tudo o que deve fazer parte do relatório de estoque.
Depois disso, tente entender a definição de estoque e o que não pode faltar na planilha. É possível fazer isso da seguinte forma:
- Coluna de entradas de produtos;
- Coluna de saídas de produtos;
- O código dos itens;
- A descrição da mercadoria;
- A unidade de medida;
- Descrição de datas (dia, mês e ano);
- Registro do custo de cada produto;
- O nome e o contato do fornecedor.
Tanto na entrada quanto na saída, as datas, quantidades e preços dos produtos precisam ser registrados, mencionando também o motivo do despacho de cada um deles.
Depois dessa tarefa você passará a entender melhor a definição de estoque, para então focar em como fazer planilha de estoque.
Esse processo possui algumas etapas para que o resultado final seja satisfatório.
Conheça-os nos próximos tópicos:
1. Definição da mercadoria que será comercializada pela empresa
Como deixamos bem claro no começo deste tópico: você precisa conhecer o seu ramo de atuação para realizar um bom controle de estoque almoxarifado.
Ou seja, tente compreender quais tipos de produtos a sua empresa normalmente comercializa para os seus clientes.
Caso tenha dificuldade em entender sobre a mercadoria vendida, recomendamos a utilização de uma lista para que todos os itens contidos no estoque sejam descritos.
É bom lembrar também que, apesar de produtos novos serem bons para aumentar o índice de vendas, aqueles itens que costumam ser vendidos com frequência devem ser a prioridade no seu controle de estoque planilha.
2. Segmente por categoria, valor e fornecedor
Já demos uma breve introdução do que não pode faltar no controle de estoque almoxarifado neste mesmo tópico, mas não custa nada reforçar.
Assim que você tiver a lista de todos os produtos que a sua empresa vende, é hora de separar as mercadorias por categoria, valor e fornecedor.
Com isso, a ficha de controle de estoque mantém as informações mais organizadas, garantindo também que os gestores interpretem todas elas adequadamente.
Após isso, é necessário criar um novo relatório para categorizar os itens e segmentá-los por valor e fornecedor.
Por exemplo, caso você venda smartphones, separe os aparelhos por top de linha, intermediário e de fácil utilização.
3. Escolha uma ferramenta para a definição de estoque
Chegou o momento de confeccionar o relatório com todos os dados dos produtos da sua empresa em estoque.
Por isso, é preciso escolher uma ferramenta capaz de descobrir sozinha a definição de estoque.
Em outras palavras, é um software que deverá ajudar você a montar a planilha, como é o caso do Excel, o mais indicado para a criação do seu documento de estoque.
Com ele, você encontra simplicidade e modernidade para que as informações possam ser manipuladas e organizadas corretamente.
O lado positivo de utilizar o Excel para realizar o controle de estoque planilha é que a ferramenta não custará nada para o orçamento da indústria.
4. Monte a estrutura para o documento de controle de estoque
Bom, chegamos a última etapa que fará você descobrir como fazer controle de estoque.
E ela é bem simples, pois consiste em uma sequência objetiva. Aqui você começa entrando na ferramenta que será utilizada para o controle de estoque almoxarifado.
Depois, basta clicar em “Salvar como” e nomear o relatório como “Ficha de controle de estoque”, sem se esquecer de adicionar o mês pelo qual você está se referindo o conteúdo.
Em seguida, salve o arquivo em uma pasta específica para essa atividade de gerenciamento de controle de estoque almoxarifado.
Após isso, clique em “Inserir” para determinar as colunas e células que serão colocadas na planilha, como: tipo de produto, data da última compra, entrada, saída e quantidade que tem no estoque, por exemplo.
Ao realizar essa ação, você tem a estrutura da sua ficha de controle de estoque pronta para uso.
Já sabe como fazer planilha de estoque? Então mantenha-a atualizada!
Neste conteúdo você aprendeu a definição de estoque na prática. Agora você já tem toda informação necessária para colocar a mão na massa, não é mesmo?
Por isso, agora é hora de direcionar todas as suas atividades para manter a sua mercadoria sempre muito bem organizada.
Sendo assim, nunca se esqueça de manter o documento atualizado para depois não correr o risco de desagradar algum consumidor por conta da ausência de um produto.