Ficha de controle de estoque: saiba o que é e como fazer para sua empresa!

Ficha de controle de estoque é algo extremamente importante para você que possui um estoque. Saiba como não se perder montando uma para a sua empresa!

O que trouxe você aqui provavelmente foi uma busca por procedimentos para melhorar a organização do estoque da sua indústria, correto? 

A ficha de controle de estoque é um documento fundamental para que o seu negócio não interrompa as vendas de uma mercadoria específica por alguma desorganização sobre a quantidade armazenada. 

Pode não parecer, mas isso acontece com diversos empreendedores. Para impedir isso, aqui você descobrirá a definição de estoque na prática. Confira! 


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O que é ficha de controle de estoque?

O primeiro passo para você aprender como fazer controle de estoque é entender o conceito por trás disso. 

De maneira direta, a ficha de controle de estoque é um relatório que a sua empresa utiliza para organizar e detalhar todas as informações a respeito da entrada e saída das mercadorias. 

Como essa organização é feita em uma planilha, que torna mais simples a união de todos os dados de armazenagem.

Isso evita que grandes problemas surjam para você e seus consumidores!

Contudo, antes de elaborar uma planilha de controle de estoque para sua empresa, é preciso se planejar e ter o máximo de cuidado.

Isso porque, caso contrário, os resultados esperados não serão visíveis. 

Motivos para utilizar a ficha de controle de estoque

Um homem e uma mulher fazendo a ficha de controle de estoque

Você provavelmente não entrou no Google e pesquisou “como fazer controle de estoque” à toa, não é mesmo? 

Com certeza o seu empreendimento precisa de organização!

Por isso, o controle de estoque planilha serve para te auxiliar nessa tarefa e manter tudo funcionando corretamente.

Além do mais, com os dados coletados é possível melhorar – e muito – o processo de armazenamento dos seus produtos, para que depois eles possam ser vendidos para os compradores. 

Isso porque o gestor do controle de estoque almoxarifado adiciona o que entra e sai com maior facilidade.

Ah, mas eu não preciso ser tão rigoroso com o controle de estoque planilha!

Precisa sim! Pois, imagine a seguinte situação: um cliente chega na sua loja ou e-commerce e se depara com um produto indisponível. 

O que ele fará em uma situação dessa? 

Obviamente irá procurar a concorrência para conseguir a solução do problema que ele está enfrentando. 

E isso é algo que você realmente não quer que aconteça, certo?

Por isso, não perca mais tempo e aprenda como fazer planilha de estoque para fiscalizar a quantidade de produtos que você possui armazenados. 

Além de garantir conhecimento a respeito do momento certo de realizar novas compras e promoções. 

Afinal, como fazer controle de estoque?

Enfim, chegamos a pergunta que não quer calar: como fazer planilha de estoque?

No começo, essa atividade pode parecer difícil de incluir na sua rotina e dos seus colaboradores, já que provavelmente uma grande mercadoria será monitorada constantemente. 

Antes de iniciar o preenchimento do controle de estoque planilha é preciso pensar bem no ramo de atividade da sua empresa. 

Isso porque ela se tornará a base para que você consiga elaborar tudo o que deve fazer parte do relatório de estoque. 

Depois disso, tente entender a definição de estoque e o que não pode faltar na planilha. É possível fazer isso da seguinte forma: 

  • Coluna de entradas de produtos;
  • Coluna de saídas de produtos; 
  • O código dos itens; 
  • A descrição da mercadoria; 
  • A unidade de medida; 
  • Descrição de datas (dia, mês e ano); 
  • Registro do custo de cada produto; 
  • O nome e o contato do fornecedor. 

Tanto na entrada quanto na saída, as datas, quantidades e preços dos produtos precisam ser registrados, mencionando também o motivo do despacho de cada um deles. 

Depois dessa tarefa você passará a entender melhor a definição de estoque, para então focar em como fazer planilha de estoque.

Esse processo possui algumas etapas para que o resultado final seja satisfatório. 

Conheça-os nos próximos tópicos: 

1. Definição da mercadoria que será comercializada pela empresa

Como deixamos bem claro no começo deste tópico: você precisa conhecer o seu ramo de atuação para realizar um bom controle de estoque almoxarifado. 

Ou seja, tente compreender quais tipos de produtos a sua empresa normalmente comercializa para os seus clientes. 

Caso tenha dificuldade em entender sobre a mercadoria vendida, recomendamos a utilização de uma lista para que todos os itens contidos no estoque sejam descritos. 

É bom lembrar também que, apesar de produtos novos serem bons para aumentar o índice de vendas, aqueles itens que costumam ser vendidos com frequência devem ser a prioridade no seu controle de estoque planilha.

2. Segmente por categoria, valor e fornecedor 

Uma mulher com um tablet na mão checando o estoquea empresa.

Já demos uma breve introdução do que não pode faltar no controle de estoque almoxarifado neste mesmo tópico, mas não custa nada reforçar. 

Assim que você tiver a lista de todos os produtos que a sua empresa vende, é hora de separar as mercadorias por categoria, valor e fornecedor. 

Com isso, a ficha de controle de estoque mantém as informações mais organizadas, garantindo também que os gestores interpretem todas elas adequadamente. 

Após isso, é necessário criar um novo relatório para categorizar os itens e segmentá-los por valor e fornecedor. 

Por exemplo, caso você venda smartphones, separe os aparelhos por top de linha, intermediário e de fácil utilização. 

3. Escolha uma ferramenta para a definição de estoque

Chegou o momento de confeccionar o relatório com todos os dados dos produtos da sua empresa em estoque. 

Por isso, é preciso escolher uma ferramenta capaz de descobrir sozinha a definição de estoque. 

Em outras palavras, é um software que deverá ajudar você a montar a planilha, como é o caso do Excel, o mais indicado para a criação do seu documento de estoque.

Com ele, você encontra simplicidade e modernidade para que as informações possam ser manipuladas e organizadas corretamente. 

O lado positivo de utilizar o Excel para realizar o controle de estoque planilha é que a ferramenta não custará nada para o orçamento da indústria. 

4. Monte a estrutura para o documento de controle de estoque

Bom, chegamos a última etapa que fará você descobrir como fazer controle de estoque. 

E ela é bem simples, pois consiste em uma sequência objetiva. Aqui você começa entrando na ferramenta que será utilizada para o controle de estoque almoxarifado. 

Depois, basta clicar em “Salvar como” e nomear o relatório como “Ficha de controle de estoque”, sem se esquecer de adicionar o mês pelo qual você está se referindo o conteúdo. 

Em seguida, salve o arquivo em uma pasta específica para essa atividade de gerenciamento de controle de estoque almoxarifado.

Após isso, clique em “Inserir” para determinar as colunas e células que serão colocadas na planilha, como: tipo de produto, data da última compra, entrada, saída e quantidade que tem no estoque, por exemplo. 

Ao realizar essa ação, você tem a estrutura da sua ficha de controle de estoque pronta para uso. 

Já sabe como fazer planilha de estoque? Então mantenha-a atualizada! 

Neste conteúdo você aprendeu a definição de estoque na prática. Agora você já tem toda informação necessária para colocar a mão na massa, não é mesmo? 

Por isso, agora é hora de direcionar todas as suas atividades para manter a sua mercadoria sempre muito bem organizada. 

Sendo assim, nunca se esqueça de manter o documento atualizado para depois não correr o risco de desagradar algum consumidor por conta da ausência de um produto.