Metaverso, já ouviu esse termo em algum lugar? Hoje se fala até em metaverso industrial! Entender sobre o assunto é muito importante para os empresários que se importam com os avanços do mercado.
O metaverso é uma das grandes novidades da Era digital e ele vem dominando o setor de entretenimento.
Isso porque essa inovação cria novas formas de socialização e interação humana, o que promete quebrar as barreiras entre a vida online e o offline.
E quando a forma de socializar é transformada também muda a forma de consumir e fazer negócios. A prova disso é que diversas empresas já estão investindo e se adaptando ao metaverso, até mesmo no setor industrial.
Quer entender o que esperar do metaverso industrial, como apostar nessa nova realidade e ficar por dentro do que há de inovador na tecnologia mundial? Então leia o conteúdo que preparamos para você!
- O que é metaverso e como ele surgiu?
- O impacto do metaverso no mercado industrial
- Os benefícios do metaverso industrial
- Como investir nessa nova realidade?
- Metaverso industrial é um assunto que você precisa considerar
O que é metaverso e como ele surgiu?
O metaverso é, basicamente, uma integração entre os mundos virtual e físico.
Sua principal proposta é criar interações entre as pessoas dentro de um universo ficcional ou em uma simulação do mundo real.
Isso possibilita experiências sensoriais e emocionais incríveis, além da socialização.
O termo surgiu em uma obra do escritor americano Neal Stephenson chamada “Snow Crash”.
Nela, a realidade e a ficção são sincronizadas por meio de um jogo, o qual acontece em um universo virtual chamado de metaverso.
Este livro de ficção científica abriu portas para diversos jogos, como Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft, por exemplo, que simulam de alguma forma a vida real.
Mais recentemente o metaverso ganhou notoriedade quando Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou estar comprometido em trazer a tecnologia a situações cotidianas.
A empresa investiu aproximadamente US $50 milhões em inovação da tecnologia e até mesmo mudou seu nome para Meta.
Isso tudo porque, Zuckerberg acredita que a realidade virtual é o futuro da tecnologia e pretende criar aplicações de multiverso entre 2031 e 2036.
O impacto do metaverso no mercado industrial
Ainda que o metaverso seja mais comumente associado à indústria do entretenimento e pensado como uma ferramenta de interação social, ele vem conquistando outros mercados.
Isso porque o metaverso é uma forma de criar “versões” do mundo real dentro do mundo virtual.
Para isso, ele usa dispositivos para simular e recriar situações.
Essa realidade vem se aprofundando no mercado a ponto de impactar no cenário industrial também, o chamado metaverso industrial.
Nesse sentido, o metaverso industrial se refere às opções de trabalho que passam a se formar em torno da utilização de realidade virtual, prevendo comportamentos e fazendo testes em produtos, otimizando recursos e esforços empregados na finalização e desenvolvimento.
Digital Twin
Um grande exemplo dos benefícios gerados pelo metaverso industrial é o Digital Twin, ou gêmeo digital, que é a tecnologia que simula toda a linha de produção com precisão.
O Digital Twin cria uma simulação de todos os detalhes do universo físico em um ambiente virtual.
Ela garante melhor aproveitamento dos ativos, manutenção preditiva de máquinas e equipamentos e redução de riscos de acidente de trabalho.
Para isso, é necessário inserir todas as especificações das máquinas e dados técnicos com exatidão no software, possibilitando integração entre ambas realidades.
Dessa forma, a linha de produção é explorada no detalhe pelos usuários, por meio da realidade virtual ou realidade aumentada.
Outra grande promessa do metaverso é a possibilidade de profissionais de diferentes áreas e especialidades trabalharem remotamente em um mesmo ambiente virtual.
Atualmente, grandes empresas já trabalham com a digital twin, tal como a Microsoft, Boeing, Unilever, Siemens Energy e Ericsson.
A Boeing, por exemplo, usa essa tecnologia do metaverso industrial para permitir que profissionais criem motores virtuais.
Já a Siemens Energy e Ericsson usa a plataforma Omniverse, da NVIDIA, para operar usinas de energia e realizar manutenções para conseguir descobrir possíveis problemas antes deles acontecerem na vida real.
Os benefícios do metaverso industrial
O metaverso industrial traz uma gama incrível de benefícios para as empresas quando alinhado a processos e simulações importantes.
Fora isso, ele traz vantagens como:
- Geração de novos empregos;
- Prevenção de problemas;
- Aumento da eficiência para as indústrias;
- Produtividade;
- Vantagem competitiva.
Como investir nessa nova realidade?
Para investir na realidade do metaverso industrial, você pode considerar os seguintes seguintes investimentos:
- Compra de terrenos virtuais;
- Compra de tokens;
- Ações;
- Fundos de investimento;
- Criptomoedas.
Existem algumas possibilidades de investimentos no metaverso, a questão é aliar um mundo a outro, real e virtual caminhando lado a lado.
Metaverso industrial é um assunto que você precisa considerar
Neste conteúdo falamos para você sobre a nova realidade tecnológica que vem revolucionando o mercado: o metaverso.
Inclusive, o assunto tem se expandido tanto que chegou até mesmo ao universo industrial por meio de tecnologias como Digital Twin.
A questão é encontrar dentro das possibilidades de investimentos que existem no metaverso, a melhor para atrelar a realidade física à virtual e muitas empresas já estão fazendo isso.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre vendas, gestão, marketing ou o mercado B2B? Continue acompanhando os conteúdos do blog Marketing para Indústria e assine nossa newsletter.