Entenda como funciona a internet das coisas e descubra como ela pode contribuir para sua indústria!

Como funciona a internet das coisas? Essa é dúvida comum para qualquer pessoa que já ouviu falar deste conceito. E para te ajudar nessa questão, produzimos um conteúdo exclusivo explicando algumas das principais aplicações da internet das coisas!

Independentemente de como você chame, “internet das coisas”, “nuvem” ou “rede inteligente”, esse conceito se trata da conectividade, acesso e eficiência.

Mas afinal, o que é internet das coisas? E como ela pode ajudar a sua indústria?

Veja as respostas para essas perguntas neste conteúdo exclusivo!

Confira os tópicos que serão abordados:

Como funciona a internet das coisas?

A “internet das coisas” tem como objetivo expandir a infraestrutura existente de Internet (IP, tais como UDP ou TCP /) aos dispositivos.

Isso ajuda a facilitar a comunicação entre os próprios dispositivos e entre eles e os seres humanos.

A funcionalidade oculta da “internet das coisas” permite que objetos sejam controlados e sentidos de forma remota através de uma infraestrutura de rede já existente.

Assim, ele cria enormes oportunidades para uma integração direta entre o nosso mundo físico e os sistemas baseados em computadores.

Cada objeto é identificado exclusivamente através do seu sistema de computação embutido e tem a capacidade de inter-operar dentro da estrutura já existente na internet.

E aí, entendeu como funciona a internet das coisas? Então entenda agora como ela pode ajudar a sua indústria!

Benefícios da internet de todas as coisas

Além de entender como funciona a internet das coisas, é necessário saber como usá-la a seu favor.

Pensando nisso, separamos os principais benefícios que este conceito pode trazer a sua indústria.

Confira:

Você será um melhor fornecedor

Maior acessibilidade aos dados e status do projeto podem simplificar o atendimento ao cliente, facilitam a comunicação e ajudam a obter maior produtividade ou atender pedidos mais rapidamente.

Você poderá economizar com os custos de operação

Se lembra do exemplo do termostato inteligente?

Uma instalação equipada com dispositivos semelhantes seria importante para maximizar a eficiência de sua indústria em uma escala maior, não apenas para condições de temperatura.

Isso ajuda a automatizar e otimizar seu uso de energia e garantir, em tempo real, que cada peça do equipamento esteja sendo usado com a melhor relação custo-benefício possível.

O menor custo operacional é uma proposta atraente para os compradores.

A comunicação se tornará muito mais fácil

Ao saber como funciona a internet das coisas, a sua indústria não terá mais problemas com distância.

Se você possui diferentes unidades ou parceiros em outras regiões e a comunicação é difícil, este novo conceito fará com que ambas as instalações tenham acesso aos dados em tempo real.

Dessa forma, cada um pode ajustar a produção e reagir aos problemas do outro o mais rápido possível.

Você encontrará novas oportunidades para os seus produtos

Não apenas a sua empresa mudaria, mas dependendo do seu tipo de indústria, você pode encontrar novas oportunidades e aplicações da internet das coisas..

Os setores medicinal, aeroespacial e automotivo, por exemplo, serão impactados por avanços tecnológicos, melhorando a segurança, saúde, eficiência e outros benefícios.

Claro que, com o aumento da conectividade, vem o risco de problemas de segurança e privacidade – algo que qualquer fabricante de dispositivos inteligentes conectados terá de resolver.

Gostou das nossas dicas, então fique atento ao nosso blog e confira o conteúdo sobre como destacar sua empresa!