Saber como fazer email marketing é uma forma de aperfeiçoar um dos principais meios de comunicação entre empresa e consumidor. Para isso, você deve evitar alguns erros muito comuns, como te mostraremos a seguir. Confira!
Antes de qualquer decisão para seguir em frente em uma campanha de email marketing, precisa-se ter o conhecimento do objetivo a ser atingido com a ação.
Ainda muito utilizada e eficiente, a estratégia pede que você conheça muito bem seu público-alvo para, assim, conseguir atingi-lo com conteúdos relevantes e interessantes que possam agregar algo em seus conhecimentos e experiências.
O email marketing é uma ferramenta de Marketing Digital focada no relacionamento entre empresa e usuários.
Dentro disso, alguns erros cruciais podem atrapalhar bastante sua estratégia, podendo prejudicar sua forma de como fazer e-mail marketing.
Por isso, é preciso ficar atento e realizar todo o planejamento antes, durante e após o disparo de e-mail marketing.
Ou seja, é necessário planejar, produzir, distribuir e acompanhar os resultados.
Visando a te ajudar a ter uma campanha de sucesso, ou seja, sem falhas, preparamos esse conteúdo que irá te mostrar os 5 principais erros na hora de criar e-mail marketing.
1. Não segmentar a comunicação
Um dos erros mais graves e comuns cometidos pelas empresas que querem saber como fazer e-mail marketing é o envio de mensagem para uma base genérica.
Ou seja, não segmentada, sem dar atenção ao perfil dos usuários e às características das pessoas que irão receber o conteúdo.
Faça a segmentação do seu disparo de e-mail marketing para, assim, proporcionar qualidade aos seus leitores.
Aumentar a precisão da mensagem direcionada ao seu público-alvo é a garantia de maiores e melhores resultados na hora de criar e-mail marketing.
2. Não ser claro no assunto da mensagem
A elaboração do título de uma mensagem é um dos fatores mais importantes do conteúdo, afinal, ele que fará seu leitor abrir ou recusar seu e-mail.
Com a grande quantidade de emails recebidos pelas pessoas diariamente, se o assunto não for atrativo, o seu email certamente irá direto para a lixeira.
Sendo assim, se você quer saber como fazer e-mail marketing com qualidade, é necessário investir em assuntos extremamente atrativos.
Vale também perguntar a opinião dos seus colegas de trabalho para saber se eles abririam aquele email com a chamada criada.
3. Falta de cuidado com o layout
O terceiro erro na hora de como criar e-mail marketing é a falta de cuidado com o layout.
Além de tomar cuidado com a apresentação (assunto) do seu email, é preciso ficar atento para não enviar um conteúdo sem imagens ou imagens sem qualidade, por exemplo.
Pois além de ser pouco atrativo, o desempenho das mensagens pode ser comprometido, uma vez que a chance de se tornar um spam é muito maior.
Para não correr esse risco, vale se atentar a como fazer email marketing HTML.
Um bom layout já ajudará o seu leitor a se manter interessado no conteúdo, afinal, o visual é atrelado a esse contexto e tem tanta importância quanto o textual.
Pense no seguinte: por mais qualidade que seu texto tenha, se o layout não atrair, provavelmente seu leitor nem sequer clicará para visualizá-lo, pois não terá chamado sua atenção em meio a tantas outras coisas que chamam sua atenção no ambiente on-line ao longo do dia.
4. Criar emails sem interatividade
O ideal é que todo email gere uma ação do usuário, ou seja, que o envie para outro ambiente.
Isso deve acontecer para que o relacionamento seja prolongado e não se limite apenas a esta comunicação.
Estimule seu público a clicar em seus conteúdos por meio do envio de artigos e promoções específicas ou, até mesmo, continuando o contato por meio das redes sociais, por exemplo.
Dessa forma você tem grandes chances posteriormente ter clientes fiéis ao seu negócio.
5. Comprar lista de emails
Mesmo que esta pareça ser uma das formas mais fáceis de criar uma base, principalmente para quem está iniciando nas estratégias digitais, a compra de listas de emails não é uma prática recomendada.
O que ocorre é o oposto, sendo um dos erros em criar email marketing mais problemáticos existentes.
Isso porque ele já é atrelado à um outro erro já citado aqui no artigo: a não segmentação do conteúdo.
Você deve interagir com pessoas que de fato querem receber sua comunicação, ou que já tiveram, ao menos, um contato com a sua marca.
Mandar o email certo para a pessoa certa e, principalmente, no momento certo, é bem mais eficiente do que apenas enviar uma mensagem padronizada para uma base totalmente aleatória.
Isso pode trazer retorno negativo à imagem da sua marca e prejudicar muito sua estratégia digital, por exemplo.
Sendo assim, lembre-se sempre: não compre listas de emails, crie a sua própria!
Evite esses erros e saiba como escrever um e-mail profissional
Agora que você já sabe os principais erros em como fazer email marketing que podem prejudicar suas vendas e o relacionamento com os usuários, não deixe que nada prejudique sua estratégia.
Ser assertivo no disparo de email marketing para seus clientes e potenciais clientes, além de poder agregar valor à sua marca e gerar um bom reconhecimento por parte dos usuários, pode fazer com que você se torne referência em seu setor.
Isso aumenta a sua competitividade mercadológica, pois ao entregar conteúdo rico e de qualidade para seus usuários, eles passam a ter seu negócio como referência, o que ajuda a fidelizar clientes e aumentar sua taxa de conversão.