Você sabia que, segundo pesquisa da Forrester Research, mais de 50% das vendas entre empresas são feitas online? O que nós esperamos que até o final deste ano essa porcentagem aumente.
E uma das principais ferramentas para que isso realmente aconteça, é o e-commerce B2B.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o e-commerce B2B e como você pode fazer parte desta tendência.
- O que é e-commerce B2B
- Como trabalha o E-commerce B2B?
- Como pôr um e-commerce B2B em execução
- Equipe de vendas
- A divulgação também é importante
- Torne o endereço conhecido
- Conclusão
O que é e-commerce B2B
O e-commerce B2B é uma loja online, mas que realiza transações somente entre empresas.
Sendo assim, a indústria ou distribuidora pode vender diretamente para seus clientes varejistas. As siglas em inglês se tornaram referência para este tipo de negócio, já que e-commerce significa “comércio online” e a definição de B2B é “Business to Business”, ou seja, “de empresa para empresa”.
Este modelo de e-commerce já é comum em alguns países, como nos Estados Unidos e no Brasil. Por aqui já foi até adotado por grandes empresas como Arcelor Mittal, Bic, Goodyear, Mercedes-Benz, Grupo Martins, AmBev e Unilever.
Como trabalha o E-commerce B2B?
A loja online fica disponível 24 horas por dia, e o cliente pode fazer a compra a qualquer momento e de qualquer lugar.
Como este modelo é voltado somente para empresas, é preciso inserir um login e senha para acessar os preços dos produtos e fazer um orçamento,
Com isso, o cliente vai ver a tabela de preços exclusiva para ele, e o pedido será enviado ao vendedor responsável. Assim, o lojista pode fazer uma ligação para negociar o pagamento, fazer mudanças no pedido ou ainda oferecer mais produtos.
Como pôr um e-commerce B2B em execução
Você já sabe como funciona e quais são as principais vantagens de adotar um e-commerce B2B, e primeiramente é necessário escolher uma plataforma e fazer o cadastro de cada produto com sua descrição e foto.
Dica importante: Quando o assunto é comprar pela internet, quanto mais detalhes sobre o produto, melhor. Vale muito a pena gastar tempo na descrição dos produtos, para que ela fique completa e atraia muito mais o cliente.
Se o produto tiver características técnicas, é importante que elas estejam na descrição.
Não esqueça da qualidade das fotos, é de extrema importância que elas estejam em alta definição, para que os clientes possam ver cada detalhe do produto.
Equipe de vendas
Com essa ferramenta sua equipe de vendas pode sim estar estar ameaçada, mas somente aqueles vendedores que são conhecidos como “tiradores de pedidos”, que são aqueles vendedores que não pensam na rentabilidade estratégica, não oferecem um bom atendimento para o cliente e nem oferece novos produtos para o comprador.
Um dos lados positivos é que uma nova tecnologia faz com que os vendedores se profissionalizem, saiam da zona de conforto e aprimorem suas vendas, o que certamente também irá trazer melhores resultados.
O e-commerce B2B veio para somar com a empresa, e não dividi-la, e é por isso que os bons vendedores não precisam se sentir ameaçados, mas sim devem usar o e-commerce B2B como seu aliado, por ser uma plataforma que funciona 24 horas por dia.
Tanto o contato pessoal, quanto a interação com o comprador continuarão sendo a diferença da empresa. Incentive os vendedores a manter e aprimorar o relacionamento com o cliente, por meio de e-mails, ligações e até as tradicionais visitas.
Com o e-commerce B2B, seu atendimento vai se profissionalizar e irá oferecer uma nova experiência para seu cliente. Com a equipe de vendas bem treinada e focada, conseguirão ter bons resultados em um futuro breve.
A divulgação também é importante
Depois da criação do e-commerce B2B, uma das principais fases é pensar em estratégias de divulgação para atrair o seu cliente.
Temos o costume de falar que a taxa de adoção por parte dos seus clientes está diretamente relacionada às ações de divulgação que você realiza.
Não adianta implementar o e-commerce B2B e esperar que as vendas caiam do céu. Você precisa construir um relacionamento com a nova ferramenta e incentivar o seu cliente a utilizá-la.
Precisamos lembrar que muitas empresas B2B emitem pedidos da mesma forma há anos, e muitos clientes não sabem que existem alternativas melhores e até mais fáceis, por isso acabam preferindo os métodos antigos, por já estarem familiarizados.
Eles precisam se acostumar a usar a nova ferramenta, enxergar a sua facilidade e o seu valor, e você irá ajudá-lo nesta jornada.
Torne o endereço conhecido
Existem diversos lugares onde sua marca está visível, como nas redes sociais, assinaturas de e-mails, site, cartões de visitas e entre outros.
Em todos estes locais você precisa colocar o endereço do seu e-commerce B2B e fazer com que as pessoas fiquem mais habituadas à ferramenta e entendam que ela é importante para seu negócio. Invista no visual do seu e-commerce B2B, para que ele se torne marcante para seus clientes.
Você também pode criar flyers, folders ou outros materiais gráficos para a sua divulgação, esses os materiais citados também podem ser usados sempre que houver promoções ou lançamentos de seus produtos.
Divulgue sempre que possível. Estimular é importante, mesmo que seus clientes já estejam habituados a usar seu e-commerce B2B.
Quer ajuda para investir no visual do seu site? Então leia esta matéria: Design do e-commerce: por que é tão importante investir no visual do site?
Conclusão
A utilização do e-commerce B2B, irá facilitar suas vendas e também trará resultados incríveis para sua empresa.
Seguindo essas dicas, com certeza você terá um e-commerce B2B de sucesso com muita lucratividade, e também deixará a experiência de seu cliente em níveis super satisfatórios.
Você pode aprender mais dicas de como turbinar seu e-commerce B2B por meio deste artigo: 5 sacadas para você aumentar suas vendas com um e-commerce
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