Se engana quem pensa que o marketing digital é necessário apenas para pequenas e médias empresas. O setor industrial também pode se beneficiar das estratégias de comunicação online.
Quer entender mais sobre a importância do marketing digital para o setor industrial? Continue lendo e leia mais para aplicar nos negócios.
Vantagens de investir no marketing digital para indústrias
O marketing digital é um conjunto de estratégias fundamentais para qualquer empresa atualmente, pois com a popularização da tecnologia e a internet, o comportamento do consumidor mudou.
Não só os usuários passaram a pesquisar sobre os produtos e serviços que deseja na internet, como as empresas e, consequentemente, seus concorrentes e parceiros, também criaram uma presença online.
Portanto, o setor industrial não é uma exceção e também deve investir em marketing digital e na criação de sites para aumentar seu alcance de captação de clientes, criar credibilidade e confiança com seu público ou aumentar o faturamento e reduzir custos.
Veja mais sobre as principais vantagens do marketing digital para o setor industrial!
- Gera confiança e credibilidade à marca
Uma coisa é fato: as relações do setor industrial são baseadas na credibilidade e na confiança das marcas.
Tanto os acionistas quanto os colaboradores e clientes devem confiar na imagem que sua marca passa e isso pode ser reforçado com uma presença online.
Afinal, pense em uma grande empresa como a Americanas: se ela não tivesse um site e o mínimo de informações sobre seus serviços online, não seria estranho?
A forma como uma indústria responde seus clientes em suas redes sociais ou uma página de “Sobre” no site para apresentar mais da história da empresa já pode fortalecer a credibilidade de uma marca.
- Segmentação do público e redução de custos de aquisição
O primeiro ponto positivo do marketing digital para as indústrias é que o investimento nessas estratégias é bem menor do que os métodos de divulgação tradicionais (como em TV, rádio, entre outros).
E mesmo nas estratégias de anúncios pagos, é possível monitorar o custo de aquisição por cliente (CPC) e minimizar esse valor direcionando os ads para o público ideal.
- Cria um relacionamento com os clientes
O relacionamento com o cliente é fundamental, principalmente na relação entre organizações e parceiros.
Com uma presença mais forte nas redes sociais, uma newsletter por e-mail ou um chat de atendimento eficiente, seus stakeholders sentirão mais confiança em contratar seus serviços e sua marca será mais acessível.
A longo prazo, isso será ideal para coletar feedbacks dos clientes e melhorar os processos da indústria.
- Se diferenciar entre a concorrência
Ainda é necessário lembrar que 47% das empresas investem em marketing digital há menos de 1 ano, o que representa a escassez dessas estratégias entre as marcas, inclusive no setor industrial.
Com uma presença online fortalecida, é possível se destacar da concorrência.
Todas essas vantagens podem ser aplicadas no relacionamento entre organizações (B2B)
Principais estratégias de marketing digital para o setor industrial
Se você está começando a adotar as estratégias de marketing digital para sua indústria, é fundamental equilibrar as técnicas adotadas para conseguir resultados rápidos e resultados a longo prazo, pois cada um tem suas vantagens.
Algumas técnicas de marketing para indústrias são:
- Produção de conteúdo: criação de blogs ou canal no Youtube para tirar dúvidas dos clientes;
- Perfis nas redes sociais para ampliar o contato com o cliente;
- Criação de um site institucional para gerar confiança;
- Criação de e-commerces para vender alguns dos produtos/serviços online;
- Anúncios patrocinados para aumentar o alcance e as vendas.
Lembrando que algumas dessas técnicas são de baixo investimento e retorno duradouro, como o SEO, que consiste em estratégias para se posicionar organicamente (ou seja, sem pagar nada) nas primeiras posições do Google.
Ainda tem alguma dúvida sobre o marketing digital no setor industrial? Então deixe seu comentário.