Uma boa estrutura organizacional, em que cada setor cumpre com as suas metas, é fundamental para garantir os objetivos gerais da empresa. Acontece que mesmo independentes, as conexões entre os setores são necessárias para garantir a otimização de processos e resultados, como é o caso da integração entre RH e marketing.
Assim, negligenciá-la é abrir mão de um trabalho colaborativo que tem por finalidade fazer com que profissionais de ambas as áreas aprendam uns com os outros e atuem de forma cada vez mais estratégica para o crescimento da empresa.
Para entender melhor sobre a importância da integração dos setores de RH e marketing, a seguir responderemos algumas perguntas importantes acerca do tema. Confira!
- Mas, afinal, o que RH e marketing têm em comum?
- Por que integrar os setores?
- Como o RH e marketing podem crescer juntos?
- Quais as vantagens dessa integração?
- Quem somos nós?
Mas, afinal, o que RH e marketing têm em comum?
Para compreender essa integração é importante lembrar que os dois setores têm como função motivar o engajamento das pessoas.
O RH atua majoritariamente no engajamento do público interno da empresa, visando a otimização da rotina dos colaboradores, a produtividade, o bem-estar e todo o seu ciclo dentro de uma organização. Já o marketing é direcionado, muitas vezes, para o público externo. Ou seja, para a conquista e fidelização de clientes.
Ambos os setores atuam, portanto, no relacionamento da empresa com o seu público — seja clientes, seja colaboradores. E, como todo bom gestor sabe, relacionamentos de sucesso garantem a qualidade do serviço/produto, o que assegura o diferencial e o progresso de um empreendimento no mercado.
Por que integrar os setores?
A integração tem como intuito criar estratégias não só para melhorar a atuação de cada um desses setores, como também para otimizar o fluxo de trabalho entre ambos.
Imagine o desenvolvimento de uma ação de marketing para o lançamento de um novo produto. A campanha é um sucesso e novos clientes chegam até seu negócio. Contudo, a equipe está desmotivada e frustrada com o ambiente interno da empresa e, consequentemente, não demonstra entusiasmo na hora da venda.
Sem o brilho nos olhos do vendedor, o cliente pode desistir da compra ou não criar uma relação de confiança com a sua marca — impossibilitando que ele retorne para novas oportunidades.
Além desse exemplo clássico da importância da atuação eficiente dos setores, é importante lembrar que o RH e marketing podem aprender muito um com o outro.
Como o RH e marketing podem crescer juntos?
O RH contribui com o marketing, oferecendo uma visão mais humana para as relações e processos.
Com o foco na compreensão do sujeito e sua inserção no ambiente de interação, o RH ensina ao marketing a como lidar com sua base de dados, clientes e relacionamentos, de forma mais humanizada e com o toque da psicologia.
Esse setor consegue captar melhor sentimentos, como aflições, motivações e crenças, que devem ser utilizados na hora de traçar os planejamentos de marketing.
Por outro lado, o setor de marketing tem a expertise na otimização dos processos por meio da análise de dados e na tomada de decisão feita a partir dessas informações. Indicadores sobre o desenvolvimento dos profissionais e performance podem ser usados para uma gestão qualificada da equipe de talentos.
Isso vale para os processos de seleção de novos profissionais que estejam alinhados à cultura organizacional, ações que visam motivar a equipe, e também o acompanhamento de resultados.
Exemplos práticos dessa permuta de conhecimento é a segmentação de talentos que o RH pode fazer, como na hora de recrutar profissionais, manter vínculos e dispor de uma comunicação mais clara com os diferentes perfis de funcionários de uma organização.
Quais as vantagens dessa integração?
Além de consolidar a estrutura organizacional da empresa e otimizar os processos, tanto do setor de marketing quanto de RH, existem ainda outras vantagens nessa integração. Entenda!
Endomarketing sólido e bem definido
O endomarketing, é uma prática do marketing interno da empresa, sendo fundamental para garantir uma comunicação clara com os colaboradores e a mobilização da equipe com os propósitos do empreendimento.
Como já vimos até aqui, é o RH que retém o know-how sobre perfis, comportamentos e interesses dos funcionários. Isso pode ser somado a uma estratégia de comunicação eficaz com base em indicadores e análise de resultados, permitindo a implementação de campanhas mais objetivas e direcionadas.
Retenção de talentos
A partir de uma comunicação eficaz e motivadora é possível fazer com que a equipe tenha mais confiança na gestão da empresa e clareza sobre a sua inserção nesse espaço.
Não só essa comunicação, mas o acompanhamento próximo da jornada dos colaboradores permite identificar, por exemplo, insatisfações e desinteresses que podem culminar na saída de um bom profissional.
Afinal, para a gestão de talentos, perder um bom funcionário significa prejuízo para os processos internos e comprometimento dos resultados.
Elaboração e manutenção do branding
Branding é a gestão da identidade de uma marca e se refere aos valores, sentidos, ideias e posicionamento que se relacionam com ela.
Por se tratar de uma identidade, é algo que deve ser extremamente personalizado e com alta capacidade de assimilação e aderência.
É nessa construção e gestão do branding que o RH e marketing devem trabalhar colaborativamente.
O RH pode oferecer toda a informação e a experiência que vem da interação com os colaboradores no interior da empresa, fazendo com que a marca seja um reflexo da cultura que é gerada nesse espaço — e não só um conjunto de ideias abstratas.
Já o marketing traz os dados do público externo para que o branding possa ser estratégico e eficaz na relação com os clientes.
Juntos, os times garantem que a mensagem passada dentro e fora da empresa sejam a mesma, o que aumenta a credibilidade, confiança e solidez.
Lembre-se que a integração deve acontecer por meio de um planejamento estratégico, em que ambos os setores tenham clareza sobre os objetivos de organizações exponenciais, e as atribuições de cada time e a construção da imagem proposta. Portanto, coerência no propósito é palavra de ordem na hora de integrar os trabalhos das equipes de RH e marketing.
Quem somos nós?
Esse artigo foi escrito por Emily Schissel, Analista de Marketing da Woli.
A Woli é uma empresa especializada em Educação Corporativa EAD. Aplicamos tecnologia para ajudar pessoas e aumentar resultados para as empresas.
Sempre em busca de inovação e desenvolvimento de soluções para nossos parceiros superarem os desafios do dia a dia. A Woli antecipa tendências por meio de tecnologia de ponta e oferece um portfólio completo de soluções para a sua empresa.
Agora, conte-nos o que você acha dessa integração e caso tenha alguma dúvida ou experiência deixe registrado nos comentários!