Saiba o que é Endomarketing e aprenda a usá-lo para engajar e motivar os colaboradores

Entender o que é Endomarketing ajuda a engajar e motivar os colaboradores. Isso porque, o objetivo desse conceito é fortalecer a comunicação interna e assim reduzir o índice de rotatividade de uma empresa. Acompanhe o conteúdo e saiba como melhorar o marketing interno do seu negócio!

Para ter sucesso no mundo empresarial é necessário contar com funcionários capacitados e engajados. Isso pode parecer uma obrigação, mas as empresas devem fazer sua parte e oferecer um ambiente capaz de promover o crescimento.

Afinal, seu público interno precisa se sentir motivado para desempenhar bem suas funções e trazer resultados excelentes. É esse o objetivo do Endomarketing, estratégia focada em melhorar a comunicação interna.

Por meio dele, é possível fazer com que os colaboradores se sintam no melhor emprego do mundo, o que ajuda a organização a ter o apoio necessário para alcançar o sucesso.

Quer saber o que é Endomarketing e como implementar essa estratégia no seu negócio? Então este conteúdo é exatamente o que você está procurando!

E agora, dê uma olhada nos tópicos que iremos abordar para te explicar o que é Endomarketing!

O que é Endomarketing?

O Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia cujo objetivo é passar uma boa imagem de determinada empresa para seus colaboradores.

Ou seja, diferente do marketing tradicional, focado em atrair clientes, o Endomarketing busca conquistar seu público interno.

O grande objetivo desse método é estabelecer uma comunicação clara e objetiva entre as equipes e seus líderes por meio de ações focadas em promover a interação entre eles, gerando um sentimento de confiança mútuo.

Dessa forma, o ambiente empresarial fica mais leve e produtivo, facilitando a busca por resultados. Além disso, o Endomarketing procura levar conhecimento ao seu público, tanto da própria organização, quanto do seu mercado de atuação.

Com isso, além de ter funcionários engajados, seu empreendimento conquista profissionais capacitados e alinhados com sua cultura organizacional.

Como o Endomarketing funciona?

Implementar ações de Endomarketing eficientes pode parecer algo desafiador. Mas, a partir do momento que a empresa compreende que o Marketing não é exclusivamente externo, as coisas ficam um pouco mais fáceis. 

Isso porque, no Marketing o foco é total para encontrar leads e os transformar em clientes, além de realizar esforços para fidelizar a carteira. 

No Endomarketing as coisas não são muito diferentes, uma vez que são estratégias de comunicação interna voltadas para os clientes internos de uma organização. 

Isso significa que, para que esse método tenha sucesso ao ser aplicado, é necessário unir os times que melhor entendem do assunto: Marketing e Recursos Humanos. Dessa forma, é possível entender as necessidades, demandas e hábitos dos colaboradores.

Com um diálogo claro entre os setores, a empresa se torna capaz de identificar os desafios e urgências do seu time. Além de escolher ações efetivas para o dia a dia dos funcionários e que de fato os ajude. 

Sendo assim, o alinhamento entre Marketing e RH é mais do que fundamental para proporcionar experiências positivas e eficientes aos clientes internos do seu negócio.

Principais diferenças entre Comunicação Interna e Endomarketing

Para continuarmos com o artigo, é preciso parar um pouco para mostrarmos as diferenças entre Endomarketing e Comunicação Interna. Isso porque, apesar de terem o mesmo foco, são conceitos diferentes. 

A comunicação interna realiza processos que envolvem informação. Isso significa que ela é utilizada para passar mensagens da empresa para os colaboradores por meio de canais de comunicação internos. 

Isso pode ser feito com o uso de e-mail marketing, intranet e também por meio das lideranças. Dessa forma, todos os times recebem os avisos e podem ficar alinhadas com a empresa. 

Já o Endomarketing, além de transmitir as informações aos colaboradores, tem como objetivo principal promover a interação entre o público interno da empresa.

Essa troca acontece por meio de ações que estimulam o alinhamento de expectativas, objetivos e feedbacks. Desse modo, as equipes crescem em harmonia e sem ruídos durante seus processos.

Qual a importância do Endomarketing?

Como você já sabe o que é Endomarketing, chegou o momento de entender porque ele é tão importante para sua empresa.

Para isso, te mostraremos algumas vantagens de investir em marketing interno. Confira:

Motivação e engajamento

Como já adiantamos, um dos principais objetivos do Endomarketing é manter sua equipe de colaboradores motivada e engajada.

Um dos motivos para isso é que a estratégia promove a transparência da empresa em relação aos seus funcionários. Com isso, eles se sentem mais confiantes e seguros, podendo trabalhar com mais naturalidade.

Além disso, existem diversas ações de Endomarketing que funcionam como uma troca: a empresa fornece conhecimento e o profissional retribui com engajamento e profissionalismo.

Otimiza a produtividade

Este benefício é praticamente uma continuação do anterior, pois quanto mais motivado e engajado um colaborador estiver, mais produtivo ele é.

Além disso, ao ter a noção exata do que a empresa espera dele, este funcionário tem ainda mais facilidade para entregar os resultados esperados.

Menor rotatividade dos funcionários

Um dos grandes desafios do gestor atual é manter talentos em sua equipe, afinal o mercado está cada vez mais rotativo.

E a principal forma de superar este problema é deixando claro todos os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes, o que é possível graças ao Endomarketing.

Proporciona um clima organizacional saudável

Com uma cultura que incentiva a comunicação transparente, manter os times motivados se torna muito mais simples. Além disso, em um ambiente propício para o crescimento profissional, as pessoas se sentem livres para dar ideias e propor mudanças positivas.

Esse sentimento de pertencimento e segurança impacta nos resultados de qualquer negócio. Isso porque, quem faz o sucesso são as pessoas envolvidas nos processos.

Aumenta a qualidade do trabalho

Para entender esse benefício, precisamos nos colocar no lugar dos colaboradores por um momento. Ao nos depararmos com desorganização e uma série de tarefas para o qual não estamos prontos, ficamos sobrecarregados e nosso trabalho não é eficiente. 

Esse cenário pode ser revertido com uma comunicação clara e um ambiente favorável para crescimento. Dessa forma, a qualidade do trabalho aumenta e ocorre uma melhora considerável na saúde mental e bem-estar da equipe.

16 ações para fazer um Endomarketing de sucesso

Agora que você já entende o que é Endomarketing e porque ele é tão importante para sua empresa, iremos te ajudar a implementar essa estratégia.

Mas antes de citarmos as principais ações de Endomarketing, é preciso lembrar que antes de tomar qualquer decisão é necessário recolher informações e planejar cada passo com sua equipe de RH.

Eles serão os responsáveis por conversar com os colaboradores e entender as suas opiniões sobre a empresa. Com essas informações, eles ajudam a equipe de marketing interno a promover as melhores ações de Endomarketing.

E para te ajudar neste segundo momento, separamos algumas das ações mais efetivas. Confira:

1) Avalie a cultura da empresa

A cultura organizacional é a representação dos valores, posicionamentos, metas e regras de uma empresa. Os colaboradores devem estar alinhados com esse ambiente para que não haja ruídos entre a relação da organização com suas equipes. 

Sendo assim, é de suma importância que a cultura da organização seja avaliada esporadicamente para garantir o bem-estar de todos os envolvidos. 

Outro ponto crucial desse entendimento é identificar os pontos de melhoria e mudanças que precisam acontecer para o crescimento e sucesso do negócio. 

Isso contribui para que a colaboração entre equipes, relação entre funcionários e integração dos times esteja alinhada com os valores da empresa.

2) Estabeleça uma cultura inovadora

Após analisar a cultura organizacional, é chegado o momento de realizar mudanças que melhoram o ambiente de trabalho dos seus colaboradores. 

Para isso, incentive a cultura de aprendizado e transparência entre os líderes e suas equipes. Além disso, invista em um ambiente bem preparado e tecnologias que atendam as necessidades dos funcionários.

3) Melhore a comunicação interna

Como explicamos anteriormente, uma comunicação transparente é um dos pilares do sucesso de uma organização. Isso inclui o contato entre líderes e equipes, assim como a integração entre os funcionários.

Esse diálogo tem como principal propósito manter o alinhamento na empresa e serve para garantir o equilíbrio entre todos os setores. 

No entanto, é preciso lembrar que quanto maior uma empresa, maior também são os desafios de manter uma conversa clara entre todos. Sendo assim, é preciso contar com ações de Endomarketing assertivas. 

4) Desenvolva benefícios

Para assegurar que os colaboradores estão em um ambiente positivo, não basta apenas fazer ações divertidas. É preciso lembrar que, benefícios como vale transporte, vale alimentação e assistência médica são dever da empresa. 

Ao falar em benefícios, queremos dizer possibilidades para melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas que trabalham no seu negócio. Ações como, parcerias com academias, possibilidade de home office e horário flexível devem ser levadas em consideração. 

Soluções como essas mostram que a organização confia e reconhece o trabalho realizado e quer ver os funcionários crescerem, melhorando também a produtividade e promovendo uma cultura positiva.

5) Capacite

Seus funcionários só podem entregar um bom trabalho se eles tiverem o conhecimento e os recursos certos para isso. Afinal, não adianta esperar por bons resultados se os envolvidos não sabem como chegar até eles.

Isso significa que a empresa deve garantir as melhores ferramentas e suporte aos times. Para isso, ofereça treinamentos, faça mentorias e disponibilize materiais educativos para potencializar o aprendizado.

Com isso, a empresa garante profissionais qualificados e prontos para lidar com os desafios que surgirem pelo caminho.

6) Incentive a interação

A interação vai muito além de conversas entre as equipes para alinhar os projetos em que estão inseridos. Esse conceito é fundamental também para estreitar as relações de trabalho e evitar conflitos desnecessários.

Isso pode ser feito com eventos internos, celebrações e confraternizações. Além disso, a empresa também pode utilizar plataformas sociais para oferecer uma boa conexão entre os colaboradores.

7) Faça campanhas de satisfação

Pesquisas de satisfação geralmente são ligadas apenas ao marketing para clientes de uma empresa. No entanto, esse é um recurso que deve ser inserido também na cultura organizacional.

Isso ajuda a organização a entender melhor sobre a percepção que seus funcionários têm sobre ela. Além de descobrir quais são os pontos que precisam ser melhorados e as oportunidades que podem ser aproveitadas. 

8) Tenha um ambiente positivo

Um local de trabalho divertido não significa ter uma mesa de sinuca e disponibilizar videogames. Um ambiente positivo é um local onde as pessoas podem compartilhar suas ideias e crescer profissionalmente.

Além disso, é preciso lembrar que seus colaboradores passam metade de seu dia nas instalações da empresa. Sendo assim, eles precisam de um ambiente acolhedor e agradável.

9) Trace metas

Metas são essenciais para orientar as equipes e mostrar o que deve ser prioridade. Além disso, é uma forma de manter a motivação e mostrar aos colaboradores qual é o efeito do seu trabalho. 

Sendo assim, faça uma reunião mensal ou semestral com os times para estabelecer as metas e analisar os resultados. Mas lembre-se, esses objetivos devem ser tangíveis e a empresa precisa oferecer todos os recursos necessários para que elas sejam atingidas. 

10) Proporcione uma comunicação aberta entre líder e colaborador

Um ambiente positivo vai muito além de instalações bem projetadas. Isso porque, queremos falar também sobre um local de trabalho onde o colaborador se sinta confortável para dialogar com seu líder. 

Sejam ideias novas ou dificuldades que aparecem ao decorrer de uma atividade, é essencial que exista uma comunicação aberta entre a liderança e seu time para que todos os lados entendam quais são suas demandas e o que é necessário para atingir as metas.

11) Desenvolva um plano de carreira

Desenvolver um plano de carreiras mostra que a empresa valoriza os profissionais e motiva o quadro de colaboradores que tem desejo de se desenvolver profissionalmente. Além disso, é uma oportunidade de capacitar pessoas de dentro para exercer tarefas mais complexas. 

Outro ponto positivo que essa ação traz, é na perspectiva de crescimento que os profissionais passam a ter dentro da organização. Dessa forma, eles sentem mais segurança e confiam na empresa pois sabem que ela é um lugar que abraça a evolução pessoal.

12) Seja um líder

Ser um líder vai muito além de definir quais tarefas devem ser feitas e o prazo que precisa ser entregue. Ser líder é inspirar, orientar e motivar a equipe para que os desafios sejam contornados e para que haja crescimento de todos os membros de um time. 

Além disso, a liderança é o canal de comunicação entre a empresa e os colaboradores e possui um papel fundamental no desenvolvimento desses profissionais. Sendo assim, é preciso que exista uma comunicação transparente e uma relação próxima entre líder e liderado.

13) Produza conteúdos que motivem

O Endomarketing tem como principal objetivo melhorar o ambiente de trabalho e a relação entre empresa e colaborador. Isso não precisa ser feito apenas com grandes eventos e mudanças drásticas na dinâmica de trabalho.

O seu negócio pode começar com calma e dar o start para a mudança com materiais produzidos para auxiliar os funcionários com dificuldades que possam ter. Alguns exemplos são:

  • Vídeos institucionais;
  • E-book;
  • Infográficos;
  • Quadros de avisos;
  • E-mail marketing.

Integrar ações como essas aos poucos já potencializa a comunicação e permite que os profissionais tenham o suporte necessário durante o dia a dia no trabalho.

14) Dê feedbacks que motivem

A cultura do feedback não é algo que deve soar como algo negativo e feito apenas quando um colaborador comete um erro, muito pelo contrário. A comunicação transparente entre o líder e sua equipe deve estimular a troca de vivências para a melhora constante do profissional e da empresa.

Sendo assim, estabeleça um momento onde os times conversem para que seja possível identificar os pontos de melhoria. Além disso, esse é o momento ideal para entender o que a organização pode fazer para evoluir também.

15) Entenda as necessidades dos colaboradores

Dando continuidade ao ponto anterior, é por meio dos feedbacks que a organização consegue entender onde deve mudar e o que seus colaboradores precisam para atingir suas metas. 

Afinal, não tem sentido esperar resultados exorbitantes se a empresa não oferece os recursos e o espaço necessário. Sendo assim, faça pesquisas de clima e satisfação e converse de forma aberta com as equipes e os líderes. 

Vale lembrar que, essa cultura é o que leva a empresa ao sucesso.

16) Comemore cada resultado

Ao realizar as ações de Endomarketing com o quadro de colaboradores da sua empresa, você se certifica que está oferecendo os melhores recursos para atingir as metas estabelecidas.

Falar sobre os objetivos conquistados e celebrar o trabalho é uma forma de mostrar aos times a importância de seus projetos e como seu desempenho tem contribuído para o crescimento da organização. 

Sendo assim, não deixe de lembrar constantemente que cada funcionário possui grande importância e que todo o trabalho traz resultados. 

Cases de sucesso de Endomarketing

Com o Endomarketing as ações de comunicação interna são potencializadas para incentivar o engajamento e motivar os colaboradores. Além de servir como uma ponta para estreitar a relação entre a organização e seus funcionários. 

Algumas marcas mostram como é simples conquistar melhorias no local de trabalho com algumas estratégias. Confira os cases de sucesso:

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é um case de sucesso por suas vendas e seu branding, no entanto a empresa também se destaca em outros pontos. Isso porque, a marca aposta na descentralização do poder e se mantém fiel aos seus valores dentro e fora de suas instalações. 

A empresa oferece benefícios, treinamentos e materiais para seus colaboradores. Além de incentivar a troca de ideias e investir no crescimento pessoal dos funcionários. 

Pequenas mudanças na forma de gerir como essas são o que tornaram a Magalu uma referência no mercado e a inspiração de várias organizações. 

Google

O Google é conhecido por oferecer ambientes descontraídos aos seus colaboradores e ter criatividade na hora de realizar eventos internos. Mas, além da descontração e humor, a empresa é destaque quando falamos sobre Endomarketing. 

Isso porque, a empresa oferece diferentes cursos para capacitação de seus colaboradores que vão desde tecnologia até liderança. Ações como essa mostram como a organização investe nas pessoas de dentro, o que diminui a taxa de rotatividade dos funcionários. 

Nubank

O Nubank dá um show quando falamos sobre branding e atendimento, afinal, a marca foca na experiência do cliente e conhece bem o perfil de seus consumidores. Podemos perceber isso com as campanhas criativas que a empresa faz ao longo do ano. 

Conseguimos enxergar esse lado da empresa com as ações que ela tomou ao se deparar com um desafio que foi necessário encarar: a pandemia e o trabalho remoto.

A organização afirma que a principal dificuldade para o trabalho nesse formato era manter a colaboração funcionando como antes. Por esse motivo, ofereceu o suporte necessário para garantir uma rotina saudável e produtiva para seus funcionários.

Golden Cross

No hall da fama do Endomarketing está presente a pioneira de planos de saúde, a Golden Cross. A empresa decidiu motivar seus funcionários com um plano de recompensas que varia de eletrodomésticos até valores em dinheiro. 

A empresa tinha como objetivo mostrar aos colaboradores que se importa com seus sonhos pessoais e que está pronta para fazer parte da realização das metas fora do ambiente de trabalho também. 

Como resultado, veio um maior desempenho por parte dos funcionários e um aumento exponencial nas vendas da organização.

Endomarketing: o sucesso começa dentro da sua empresa!

O sucesso de uma empresa não depende apenas da forma como ela é vista pelo público externo. Por esse motivo, o Endomarketing se tornou uma estratégia tão importante quanto abordagens de vendas e campanhas publicitárias.

Afinal, se nem o próprio colaborador acredita em determinada organização, por que seus clientes acreditariam?

Por isso, busque fazer de tudo para tornar seu ambiente empresarial o mais saudável possível, trazendo resultados cada vez mais incríveis.

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FAQ

Qual o conceito de Endomarketing?

Endomarketing, ou marketing interno, é um conjunto de estratégias voltadas para o público interno de uma organização. Ou seja, ações pensadas para melhorar a relação entre uma empresa e seus colaboradores, o ambiente de trabalho e a comunicação.

Qual é o objetivo do Endomarketing?

O principal objetivo do Endomarketing é engajar e motivar os funcionários de uma empresa utilizando ações estratégicas que estreitam a relação entre a organização e seus colaboradores. 

Como fazer Endomarketing?

1) Avalie a cultura da empresa

2) Melhore a comunicação interna

3) Desenvolva benefícios

4) Capacite as equipes

5) Incentive a interação

6) Faça campanhas de satisfação

7) Estabeleça uma cultura inovadora

8) Tenha um ambiente positivo

9) Trace metas

10) Proporcione uma comunicação aberta entre líder e colaborador

11) Desenvolva um plano de carreira

12) Seja um líder

13) Produza conteúdos que motivem

14) Dê feedbacks que motivem

15) Entenda as necessidades dos colaboradores

16) Comemore cada resultado.