A divulgação de produtos online é fundamental para aumentar as vendas do seu negócio. Acompanhe o conteúdo e confira as principais dicas para promover sua loja na internet.
De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, entre 2019 e 2021 as vendas online cresceram de 53% para 73%. Essa alta no comércio online aconteceu principalmente pelas demandas causadas pela pandemia.
No entanto, esse hábito de consumo se estabeleceu na vida dos brasileiros e perdura até os dias atuais.
Por esse motivo, é fundamental que as empresas estejam preparadas para as possibilidades que a internet oferece.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender a divulgar seus produtos com eficiência? Acompanhe o conteúdo e aproveite as oportunidades!
- Qual a importância da divulgação de produtos na internet?
- 10 dicas de divulgação de produtos online
- Divulgação de produtos: a melhor forma de aumentar a lucratividade!
Qual a importância da divulgação de produtos na internet?
Divulgar um produto é vendê-lo para o público. Antes, essa divulgação era feita por comerciais na TV, revistas e outras mídias offline, agora, também é feita por meio de sites e redes sociais.
Com essas atualizações, as vendas online contam com desafios cada vez mais complexos. Isso porque, são várias as influências que um consumidor pode sofrer ao longo de toda a sua jornada de compra na internet.
Com isso em mente, as empresas precisam entender que as estratégias de venda online não se limitam à venda de um produto, mas sim à experiência completa do cliente. E para isso, é fundamental saber quais passos seguir para garantir bons resultados.
10 dicas de divulgação de produtos online
Agora que você já entendeu a importância de estar presente no ambiente online, chegou a hora de começar a estabelecer a sua marca na internet e potencializar suas vendas.
Para ajudar nesse processo, listamos as principais dicas para que a sua empresa se destaque e alcance novos públicos. Confira:
Entenda seu público
Para realizar uma promoção de produtos de forma eficiente, é preciso saber para quem direcioná-la. Afinal, não adianta tentar vender uma piscina para uma pessoa que não tem uma casa que comporte essa estrutura.
A empresa precisa entender o público-alvo e segmentá-lo para se comunicar melhor com ele, considerando suas necessidades, desejos e hábitos. Ao entender essas características, as mensagens transmitidas se tornam mais eficientes, uma vez que elas atingem o público certo.
Tenha um Marketplace
Marketplace é um portal e-commerce colaborativo onde empresas adicionam seus produtos para venda. Esse recurso é ideal para marcas que não possuem sites próprios ou querem expandir seus negócios para um público maior.
Um bom exemplo de uma plataforma como essa é o Soluções Industriais, um marketplace B2B que oferece divulgação em mais de 60 canais online, como Facebook, Instagram, Twitter, Amazon entre outros.
Além disso, O Soluções é o maior marketplace B2B da América Latina e oferece resultados visíveis. Afinal, são 50 mil fornecedores e mais de 3 milhões de negócios fechados na plataforma que tem mais de 1 milhão de pageviews por mês.
Defina o processo de vendas
Processo de vendas é um modelo com a metodologia de todas as atividades que envolvem a área comercial de uma empresa. Ele precisa ser ensinável, escalável, mensurável e previsível, além de conter informações claras e diretas.
O objetivo desse material é ser um facilitador da jornada de compra de um consumidor e leva em consideração todas as particularidades de uma venda para que o setor comercial saiba quais abordagens aplicar.
Para isso, é preciso realizar um estudo aprofundado sobre o mercado e os hábitos de consumo do público. Dessa forma, é possível entender com eficiência quais estratégias devem ser implementadas em cada negociação.
Esteja nas mídias sociais
O Brasil tem 122,4 milhões de usuários no Instagram, a 4ª rede mais usada no país, depois do Facebook, Youtube e WhatsApp. Esse número mostra o potencial de público para publicidades veiculadas em plataformas digitais.
Portanto, as marcas que não trabalham sua imagem nas redes sociais estão perdendo grandes oportunidades de negócios. Afinal, para vender, é preciso estar onde os consumidores estão.
Sendo assim, faça um estudo sobre os hábitos do público-alvo na internet e descubra quais são as plataformas mais utilizadas pelos clientes da sua empresa. A partir dessa informação, crie perfis e comece a focar em estratégias voltadas para esses canais.
Confira nosso artigo sobre vendas no Instagram e conquiste autoridade na plataforma.
Entre de cabeça no Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é a estratégia ideal para quem quer conquistar vendas de forma organizada. Isso porque, essa abordagem foca em produzir conteúdos informativos para educar o potencial cliente.
Para isso, é preciso estabelecer um cronograma de postagem constante e definir as principais pautas que ajudam a sanar as dores da persona. Com isso a marca começa a construir sua autoridade na web e conquistar tráfego orgânico.
Invista em anúncios
O que muitas empresas esquecem é que trabalhar com tráfego orgânico e mídias pagas é mais do que uma possibilidade, é o recomendado. Portanto, é preciso estabelecer uma estratégia que também foque em anúncios.
Isso porque, os anúncios atingem uma grande audiência de diferentes segmentos. Com isso, a marca chega a novos públicos e conquista novas chances de fechar negócios com mais agilidade.
Faça parcerias com Influenciadores
As redes sociais possuem um grande poder de influência e utilizar isso a favor da marca é uma estratégia que tem se mostrado efetiva. Dentre as inúmeras possibilidades de abordagens que esses canais possuem, o sucesso do momento tem sido os influenciadores digitais.
Os influencers são pessoas que trabalham com redes sociais e compartilham o dia a dia com seus seguidores. Fazer uma parceria com essas pessoas é uma forma eficaz de atingir um público específico e aumentar as vendas.
Confira nosso conteúdo sobre Influenciadores Digitais e como fazer parcerias de sucesso.
Aposte em e-mail marketing
O uso do e-mail marketing é indicado para empresas que desejam desenvolver uma relação mais próxima com o consumidor. Por meio desse canal, é possível enviar informações sobre novos produtos, mensagens em datas sazonais, cupons de descontos e promoções.
Para isso, é importante desenvolver uma copy que desperte o interesse do leitor. Além disso, o empreendimento precisa ficar de olho nas taxas de abertura dos e-mails para garantir uma estratégia que traga resultados positivos.
Entenda e invista em SEO
Se estamos falando em divulgar produtos, não podemos deixar de falar sobre SEO (Search Engine Optimization).
Isso porque, essa estratégia visa o ranqueamento do site por meio de otimização para mecanismos de busca. Assim, quando um cliente procurar por palavras-chave específicas, o seu negócio é recomendado.
O processo é ideal para empreendimentos que desejam promover seu trabalho na internet de maneira orgânica.
Mensure as métricas
Para saber se as estratégias de divulgação na internet estão rendendo bons frutos, é preciso que a empresa crie o hábito de conferir as métricas das estratégias que colocaram em ação.
Para isso, vale utilizar algumas ferramentas para entender ainda mais o desempenho de seus esforços, como:
- Google Analytics;
- Instagram Analytics;
- Quintly;
- Facebook Insight.
Por meio delas, se torna possível identificar a taxa de engajamento dos usuários, taxas de conversão e extrair informações relevantes para a melhoria da performance das campanhas de divulgação.
Divulgação de produtos: a melhor forma de aumentar a lucratividade!
As ações para potencializar as vendas de uma empresa precisam se atualizar a todo momento, ainda mais em um canal como a internet. Portanto, é fundamental entender as necessidades dos consumidores e desenvolver estratégias cada vez mais personalizadas.
Para isso, entender o comportamento do consumidor e as demandas no mercado são etapas fundamentais para garantir o sucesso de uma loja.
Afinal, investir em divulgação de produtos na internet se faz necessário em meio a concorrência e a hábitos de consumo que mudam constantemente.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria!