O gerenciamento de estoque é a melhor forma de manter suas mercadorias organizadas e, com isso, controlar com mais eficiência o faturamento da sua empresa. Ao manter esse planejamento, sua empresa pode ter diversos benefícios, como veremos a seguir!
O estoque da sua empresa representa os produtos que estão armazenados para serem vendidos aos clientes, ou seja, representa seus possíveis fechamentos de negócios.
Por ser um tema importante no dia a dia das indústrias, consideramos importante dar algumas dicas de como fazer seu gerenciamento de estoque com o máximo de aproveitamento.
Dependendo de qual é o segmento da sua empresa, a organização do estoque pode apresentar formas de controle variadas.
E vale dizer que a decisão de como manter produtos armazenados pode ser um fator muito importante para o faturamento da sua indústria.
É importante também que você saiba o equilíbrio exato entre comprar em grandes quantidades para conseguir um preço menor junto ao fornecedor, ou comprar o essencial mas evitar possíveis perdas que o armazenamento a longo prazo pode provocar.
Ou seja, o gerenciamento de estoque de mercadorias é extremamente importante para qualquer empresa.
Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre como montar um estoque com eficiência!
Confira os tópicos abordados:
Mantenha o controle de estoque
Seu estoque representa valor financeiro em forma de produtos, pois se mal gerenciado, ele pode impactar diretamente em seu faturamento.
Afinal, é recorrente que muitas empresas acabem comprando produtos em maiores quantidade para pagar um taxa mais em conta, sem possuir espaço físico suficiente ou até sem ter previsão de vendas
Isso gera um possível desgaste no produto por conta do armazenamento em local inadequado ou por tempo de estocagem. Ou seja, o lucro é revertido em prejuízo.
Quando o produto desgastado precisa ser vendido, a empresa tem duas opções: não cumprir o prazo de entrega por conta do tempo de entrega de um novo produto por parte do fornecedor ou entregar mesmo
Dessa forma, você corre o sério risco de manchar a imagem e a reputação da marca.
É importante saber que a experiência do cliente com sua marca é fundamental para fidelizá-lo ou então perdê-lo.
Ou seja, é essencial cumprir com prazos de entrega, se atentar à integridade do produto disponibilizado e entender que um bom gerenciamento vai desde o momento de armazenamento do produto no seu estoque, controle de entrega e saída desse estoque
Isso deve ir até o atendimento ao cliente antes e durante e depois da venda.
E para te ajudar, na prática, separamos algumas dicas de gerenciamento de estoque. Confira:
Comece por uma análise minuciosa e um bom planejamento
Em primeiro lugar, faça uma análise sobre o fluxo do seu estoque, levando em conta a frequência semanal e mensal.
Essa análise deve ser baseada também nas datas de recebimento dos produtos e no tempo que a mercadoria fica armazenada.
Assim, você conseguirá uma visão mais clara de sua demanda e, com isso, será possível fazer um planejamento eficiente do processo de compra e venda dos produtos.
Isso porque, ao calcular o fluxo de estoque, você garantirá que não haja faltas ou excessos de produto, além de assegurar que o orçamento não sofra nenhum tipo de mudança indesejável.
O ideal é que não falte nem sobre mercadoria em grandes quantidades, pois as duas situações são prejudiciais para a lucratividade do seu negócio.
Portanto, analise bem os dados para que você programe com o máximo de precisão a entrada e saída de materiais.
Preveja a sua demanda
Mesmo estimando quanto será vendido, existe uma diferença entre a demanda prevista e a real.
Por esse motivo, você precisa prever não só a demanda exata, mas também um estoque de segurança para que não faltem produtos caso haja algum imprevisto.
É muito interessante fazer a previsão dessa demanda para cada tipo de produto de forma individual.
É importante saber também como será feito o descarte dos produtos que não foram utilizados, afinal a ideia é que você não perca seu investimento, pelo contrário.
Talvez promover uma ação específica para que seus produtos possam ser distribuídos seja uma boa pedida para impedir um descarte avulso.
Entrar em contato com empresas de reciclagem também pode ser uma opção, assim você também demonstra uma preocupação sócio-ambiental, o que impacta positivamente na imagem de sua marca.
O interessante é, na verdade, não perder tais produtos. Uma forma de utilizá-los antes que se desgastem completamente é oferecer promoções.
Existem alguns produtos que não sofrem em funcionalidade, caso isso possa ser aplicado aos seus produtos não se esqueça de avisar que estes poderão conter certas avarias.
Organize os produtos
Uma boa organização de estoque físico ajuda a localizar os produtos de uma forma mais fácil e evita que sejam esquecidos.
Então, crie um sistema de armazenamento de fácil identificação, separando os materiais por meio de categorias, por exemplo.
Também dê prioridade para o acesso aos itens que mais entram e saem, posicionando-os em prateleiras mais acessíveis, facilitando sua movimentação.
Das dicas para gerenciamento de estoque, essa é fundamental para que você não perca o controle dos produtos que já tem armazenados.
Cada categoria de produto deve ter apenas uma descrição e um código, identificado também em etiquetas específicas.
Isso por que quando existem diversas descrições para um mesmo produto, você corre o risco de registrar a mesma mercadoria várias vezes, gerando excesso de estoque e erros no momento de planejar e gerenciar os dados corretamente.
Controle o giro de estoque
O estoque está sempre em movimentação e os produtos entram e saem a todo momento.
Por isso, você deve manter o controle de estoque para verificar quais reposições precisam ou não serem feitas.
Essa é uma das dicas para gerenciamento de estoque que te possibilitará evitar reposições desnecessárias, assim como o aumento indesejado do estoque.
A partir de um acompanhamento periódico das demandas, você poderá, inclusive, refazer seu planejamento e orçamento.
Se necessário for, torne-o adequado à realidade sem perder tempo e dinheiro caso algo não seja necessário.
Use um aplicativo para controle de estoque
Para que todos os processos que envolvem seu estoque estejam seguros e assertivos, é muito importante que você possua um gerenciamento presente e constante.
A automação nessa área deve fazer parte de todo o processo, assim você terá controle de todos os dados do estoque, permitindo fazer projeções para um melhor planejamento e emitir relatórios para verificação de inventários.
Dessa forma, os erros diminuem e são evitadas possíveis surpresas desagradáveis e o tempo investido no gerenciamento de estoque diminui.
Isso possibilita investir tempo em outras frentes que precisam de maior atenção.
Além disso, torna-se possível assegurar níveis de produtos adequados à demanda, redução de custos e um site para contabilidade para dar mais organização.
Objetivo do gerenciamento de estoque
O gerenciamento de estoque tem como meta descobrir e manter um ótimo nível de investimentos.
Com isso, é possível reduzir os efeitos negativos da acumulação de materiais provenientes de vendas que não foram realizadas.
Isso ajuda também no ajuste do planejamento de produção e controle de perdas.
Seu principal objetivo é produzir e comercializar produtos com a menor utilização do capital de giro possível, ou seja, te possibilitar investir tempo e dinheiro da forma mais assertiva possível.
Para que isso aconteça, o responsável do setor deve se organizar de acordo com os seguintes questionamentos:
- Quanto comprar ou produzir?
- Em que momento comprar ou produzir?
- Quais são os itens do estoque que merecem mais atenção?
Por fim, vale a pena lembrar que o controle de estoque precisa ser feito para garantir o bom funcionamento do negócio e também para garantir produtos de qualidade aos seus clientes.
Se você investe na venda em marketplaces também, com certeza deve saber o quanto um estoque bem organizado é importante, assim como seu gerenciamento e atualização constante.
Produtos entregues na data correta e em perfeitas condições fazem toda a diferença na satisfação e fidelização do cliente, além de oferecer outros benefícios, como destacar sua empresa no mercado.