Independente de qual seja o tamanho do seu negócio ou o ramo em que atua, qualquer empresa precisa de uma boa visibilidade na internet. Afinal, mais da metade da população tem acesso a internet e 43% desta quantia realiza pesquisas de compra.
Ficar fora deste meio, é correr um alto risco de não inovar, não acompanhar o mercado e estagnar. Por isso, fique atento as dicas abaixo e veja algumas maneiras de obter uma melhor visibilidade na internet.
- Otimize seu site
- Produza conteúdo
- Conheça seu público-alvo
- Marque presença nas redes sociais
- Invista em um marketplace
Trabalhe na otimização de seu site
Os sites de busca como Google e Yahoo são os responsáveis por indexar e trazer todo o conteúdo existente na internet. Aparecer ou não aparecer no Google é fator decisivo entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
Mas, como fazer isso?
Investindo em SEO. Search Engine Optimization (otimização para motores de buscas), consiste basicamente em um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site nas ferramentas de busca.
Desta forma, quando alguém pesquisar por palavras-chave relacionadas aos produtos ou serviços do seu negócio, pode encontrar o seu site entre os primeiros resultados da pesquisa e aumentar suas chances de venda.
Produza conteúdo de qualidade
A produção de conteúdo é utilizada por 93% dos profissionais de marketing B2B. Custa 67% menos do que outras técnicas tradicionais e gera até 3x mais leads. As taxas de conversão para quem utiliza esta técnica é de até 6x mais em relação aos não adeptos.
O site da sua indústria deve possuir conteúdos de qualidade, que tenham todas as informações úteis que o seu potencial cliente precisa saber. O conteúdo deve esclarecer as dúvidas frequentes, atender todas as necessidades e solucionar os problemas do seu potencial cliente com base nas informações que você considera ser mais relevante para o seus leads (potenciais clientes).
Com conteúdo de qualidade e alta relevância é possível gerar maior visibilidade na internet e se tornar uma referência no segmento.
Saiba quem é o seu público-alvo
Conhecer o seu público é um ponto fundamental para as empresas que desejam aumentar sua visibilidade na internet. Faça pesquisas de mercado, entrevistas com clientes, entenda sobre seus comportamentos, hábitos de consumo, e preferências.
Quanto mais você souber sobre o seu lead, melhor. Desta maneira você pode direcionar melhor seus investimentos em comunicação e ter maiores chances de obter uma boa visibilidade na internet. Afinal, não adianta você estar presente em diversos meios digitais do qual o seu lead não está presente.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são um dos principais meios do marketing digital, e estar presente nelas é uma das principais formas de atrair novos clientes, aumentar a visibilidade na internet, e aumentar as chances da conversão de vendas.
Porém, conforme já dito no tópico anterior, não adianta somente criar um perfil sem o menor conhecimento. É necessário analisar quais são as redes de maior inserção do seu público-alvo.
No caso de empresas B2B, o Linkedin é a rede social mais recomendada, com uma taxa de 93% de adesão e 78% de aprovação entre os industriais.
Invista em um marketplace segmentado
O Marketplace nada mais é do que uma plataforma online que permite o encontro entre ofertantes e consumidores. Eles podem ser genéricos ou focados em um segmento específico.
Existem diversas vantagens de investir em um marketplace, dentre elas: Baixo investimento, possibilidade de alto retorno, já possuem um grande número de leads, lhe permitem ter melhor visibilidade na internet, promovem o encontro de consumidores no momento de compra com a sua empresa, e etc.
Porém, é importante saber como funciona os marketplaces para que você possa analisar e investir naquele que melhor possa ajudar a sua empresa a atingir os resultados esperados.
Conclusão de como gerar maior visibilidade na internet
Todos os pontos deste artigo são fundamentais para aqueles que desejam saber como obter visibilidade na internet
Porém, conforme já dito nos tópicos anteriores, existem diversas técnicas que podem lhe auxiliar a obter maior visibilidade na internet, mas para isso é importante estudar sobre o seu público-alvo, para então poder investir com maior autonomia e eficácia.