Como usar o Data Marketing em suas estratégias

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O Data Marketing é uma técnica que se baseia em análises de dados para criar campanhas de marketing digital específicas e exclusivas. Dessa maneira, consegue atrair os clientes certos e obter resultados mais eficazes. Entenda como isso funciona e como pode ser aplicado na sua indústria.

Atualmente, é impossível pensar em estratégias de sucesso na internet sem que se use a análise de informações. 

Para atrair o público-alvo, é importante os conhecer e criar ações de acordo com suas preferências.

Se a sua empresa comercializa equipamentos para pesca, certamente que uma campanha de marketing digital para atrair pessoas vegetarianas não é uma solução inteligente. Essa é a premissa: personalização

É nesse momento que o Data Marketing surge como abordagem técnica e base para a criação de estratégias

Se você quer melhorar os resultados da sua empresa, fique com a gente neste artigo e entenda tudo que precisa sobre o assunto!

O que é Data Marketing

Data marketing

O Data Marketing é uma metodologia que se utiliza de dados para basear suas ações dentro das estratégias de marketing digital

É o eixo central para a tomada de qualquer decisão na hora de definir públicos, canais de comunicação e conteúdo. 

Não é possível mais pensar em marketing sem a utilização de informações relevantes do público-alvo.

É claro que os dados puros não conseguem orientar nada, há necessidade de interpretação de acordo com o que se busca. 

Neste caso, há sistemas que realizam tais tarefas para facilitar o desempenho das organizações – como é o caso do CRM.

Além disso, pode ser considerada uma abordagem relativamente jovem. 

Antigamente, o marketing já analisava dados do mercado para fins de campanhas, entretanto, nunca se obteve acesso a uma quantidade tão grande de informações como na internet.

O surgimento e aplicação do Data Marketing proporciona às marcas maior competitividade no mercado atual.

Relação de Data Marketing e Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma técnica utilizada no marketing digital para a criação de conteúdo relevante com base nas preferências do público-alvo. 

O intuito de se utilizar o marketing de conteúdo é atrair leads qualificados.

A relação entre o Data Marketing e o marketing de conteúdo é, justamente, porque o primeiro orienta os assuntos que o segundo aborda os de forma inteligente, conseguindo definir o seguintes pontos:

  • Conhecimento do público-alvo;
  • Pautas que geram interesse à esse público;
  • Definir quais são os canais de comunicação certos de acordo com o nicho escolhido.

A interpretação das informações é fundamental para definir, de forma assertiva, quais são os interesses dos clientes para aumentar a audiência e resultar em mais visitas ao site, cliques nos anúncios e, por fim, a venda.

Vantagens do Data Marketing

O data marketing promove muitas vantagens para as estratégias de marketing das empresas, elevando o nível de produtividade e ganhos com as campanhas em andamento. 

Afinal, realizar ações no “escuro” sem a análise efetiva de dados é apostar no fracasso.

Grandes empresas de todos os ramos atuam dessa forma e adotam o Data Marketing como orientação principal antes de iniciar qualquer planejamento estratégico. 

Conheça as vantagens de adotar o Data Marketing no seu negócio:

Maior competitividade da empresa no mercado

Ao entender melhor como o público se comporta e o que ele está buscando na internet, a empresa tende a se tornar mais competitiva no mercado em que atua. 

O conhecimento é a chave para atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais. 

Melhor identificação da sazonalidade dos temas

O público também age de diferentes formas ao longo do ano. Ou seja, há uma sazonalidade no comportamento dos usuários na internet. 

Seja a respeito de um tema, um interesse, algum tipo de entretenimento, entre outros.

O dia das mães, por exemplo, é uma data sazonal que abre um leque de oportunidades para campanhas de marketing e vendas. 

O Data Marketing permite à equipe de marketing reconhecer essa sazonalidade para criar estratégias mais objetivas. 

Ajuda a identificar conteúdos que performaram melhor que outros

Apesar da criação de conteúdos que são estudados previamente e produzidos de acordo com o interesse da persona, o material nem sempre tem a performance esperada.

O importante é realizar o controle recorrente das ações utilizadas no marketing de conteúdo. 

Essas análises permitem a correção de campanhas que não estejam entregando os resultados esperados

Melhora a experiência do cliente com a marca

Garantir a melhor experiência ao usuário é uma forma de fidelizar o seu clique. Além do conteúdo, neste caso é interessante entender em quais canais digitais de comunicação ele está presente e o que busca.

Blogs informativos e landing pages facilitadas são bem aproveitadas pelo público e tendem a gerar resultados muito melhores. 

No entanto, só é possível saber isso se houver a análise de informações sobre o comportamento do lead.

Permite o monitoramento da concorrência

Com a análise das informações do mercado, é possível monitorar também as ações da concorrência

A vantagem é ficar atualizado sobre as tendências que estão circulando, as ações que as outras empresas estão realizando e até mesmo ter ideias de novas campanhas.

Como aplicar nos negócios

Aplicar o Data Marketing na sua empresa e aumentar o rendimento das suas estratégias de marketing digital não é uma tarefa tão difícil quanto parece

Porém, a gestão precisa incorporar algumas ações e ferramentas à rotina para melhorar a experiência e conseguir dados eficazes para análise. 

Automatização

Sistemas de CRM, como citado anteriormente, são ótimos aliados para as equipes que querem utilizar os dados de forma efetiva para o planejamento de estratégias de marketing na internet.

Procure pelo sistema que mais atende à sua necessidade e invista nele.

Coleta de dados

O Data Marketing coloca a informação como guia para início do planejamento. Investir em coleta de dados responsáveis e confiáveis também é uma das ações principais dentro da organização.

Para isso, tenha conhecimento sobre a nova lei de proteção de dados, a LGPD e defina quais dados devem ser coletados.

Você tem os seguintes dados que podem ser utilizados pelo data marketing:

  • Dados primários: coletados através de sites com questionários, pesquisas de feedback, mapas de calor, cookies de ferramentas, entre outras opções;
  • Dados secundários: esses dados já foram coletados anteriormente por alguma outra organização como governo, ONGs, secretarias públicas, reportagens, trabalhos acadêmicos e outros veículos e se encontram disponíveis para acesso público.

Utilize ferramentas de data marketing

Atualmente, há várias ferramentas de Data Marketing disponíveis para as empresas, assim como:

  • Google Analytics;
  • Google Trends;
  • SEMrush.

Aliado valioso!

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O Data Marketing é um aliado valioso para os dias de hoje. O marketing está se tornando cada vez mais personalizado com as novas demandas que o mercado exige.

Utilizar dados para desenvolver campanhas é uma garantia de que sua empresa está sendo bem sucedida ao se comunicar com seu público. Portanto, considere seus recursos e leve em consideração seus objetivos.

Como todo novo método, o uso do marketing com dados pode gerar um certo receio. Porém, suas vantagens são inúmeras, como vimos neste artigo, está mais do que na hora de seguir o mercado e partir em busca de novas tecnologias.

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