Dados comportamentais são informações coletadas sobre os hábitos de consumo dos consumidores. Entenda como sua empresa pode utilizar esse recurso nas ações de Marketing e Vendas.
Os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes em relação às empresas com as quais se relacionam e produtos que consomem. Com isso, as empresas precisam inovar em suas estratégias de Marketing e Vendas.
A coleta de dados comportamentais ajuda as marcas a produzir campanhas e conteúdos assertivos. Isso porque esses ativos usam como bases informações e comportamentos do público-alvo do negócio.
Em consequência, esses consumidores passam a confiar cada vez mais e uma relação muito mais próxima se cria entre empresa e consumidor.
Ficou curioso e quer saber mais? Acompanhe o conteúdo e saiba o que são dados comportamentais, qual a importância e como coletar.
- O que são dados comportamentais?
- Qual a importância de coletar dados comportamentais?
- Como os dados comportamentais podem ser coletados
- Estratégias que utilizam dados comportamentais
- Utilize dados comportamentais para potencializar suas ações de marketing!
O que são dados comportamentais?
Dados comportamentais são informações sobre os hábitos que um cliente tem ao realizar uma aquisição.
Esses dados são coletados durante toda a jornada de compra e depois utilizados em ações de marketing. Isso ocorre para que a marca seja capaz de personalizar suas campanhas e melhorar a experiência de consumo do seu público.
A coleta ocorre no momento em que o lead faz uma compra online, visita uma loja, preenche formulários e interage com ativos de marketing, por exemplo.
A partir daí, é possível traçar o comportamento do cliente e, com os recursos certos, entender quais foram seus passos até fechar o negócio.
Delinear esse caminho ajuda a marca a entender:
- O que foi comprado;
- Frequência;
- Datas importantes para o consumidor;
- Tempo total do ciclo de compra;
- Itens mais populares.
Qual a importância de coletar dados comportamentais?
Coletar dados comportamentais de marketing é fundamental para que a empresa consiga entender os hábitos de seus consumidores.
A partir disso, desenvolver uma campanha publicitária e encontrar a abordagem certa para realizar uma venda se torna muito mais simples.
Isso ocorre porque os clientes demandam uma melhor experiência e personalização no momento de efetivar a compra.
Na internet, anúncios, conteúdos e opções estão aparecendo a todo momento em todas as plataformas. Cabe à marca atrair a atenção e mostrar aos potenciais clientes os diferenciais de seus produtos ou serviços.
Para isso, é preciso levar em consideração os estágios do ciclo do cliente. Esses estágios incluem:
- Aquisição: momento em que a pessoa escolhe onde realizar a compra;
- Engajamento: define quais os canais ideias para se comunicar com o potencial cliente;
- Retenção: momento de conquistar o consumidor e o manter sempre ativo.
Com isso em mente, a empresa pode pensar em seus próximos passos. Assim, o marketing trabalha para garantir que a jornada do consumidor seja inesquecível.
Como os dados comportamentais podem ser coletados
Dados comportamentais podem ser coletados por um sistema CRM (customer relationship management) que serve para armazenar informações sobre os consumidores.
É importante que a empresa saiba quais dados são necessários para trabalhar. Para isso, é preciso levar em consideração fatores como: tipo de produto, perfil do cliente ideal, valor do item, entre outros.
Por essa razão, é recomendado que a marca faça um monitoramento constante de suas redes sociais. Fazer enquetes e acompanhar os feedbacks deixados em blogs são ações que também fazem parte dessa estratégia.
Ferramentas de pesquisa de marketing são recursos que também podem ser utilizados. De fácil visualização e uso, esses recursos coletam e armazenam informações valiosas sobre o comportamento dos clientes.
Enviar e-mails marketing com pesquisas de satisfação é outra possibilidade. No entanto, uma vez que muitas mensagens podem ser ignoradas, é importante entender o timing correto desse disparo
Por fim, a empresa pode acompanhar as opiniões dos consumidores. Isso pode ser feito por meio de reviews de influenciadores digitais, comentários nas redes sociais e fóruns.
Estratégias que utilizam dados comportamentais
Com os dados comportamentais dos seus consumidores já coletados, chegou a hora de montar uma estratégia de sucesso.
Essas técnicas são utilizadas por diversos negócios que desejam realizar ações mais assertivas, confira:
Recomendação de serviços
É comum acessarmos serviços de streaming, como a Netflix. E nela, encontramos diversas recomendações que se encaixam com o que gostamos de consumir.
Isso ocorre porque sempre que assistimos alguma série ou filme a plataforma armazena a informação para nos dar uma experiência mais personalizada.
Essa prática também é muito comum em e-commerce, como a Amazon, que se tornou referência em vendas e trabalha muito com as recomendações.
A partir disso, se torna possível entender o que o potencial consumidor tem visto e adquirido na loja. Com esse dado, realizar recomendações customizadas pode ser um gatilho para ele continuar comprando.
Ampliação de mercado
Saber exatamente o que seu consumidor precisa é essencial no momento de expansão do negócio. Isso porque, com essa informação a empresa sabe qual caminho seguir.
A Amazon, por exemplo, começou seu negócio com a venda de livros e itens relacionados e após um tempo expandiu para diferentes setores.
Os dados comportamentais, neste cenário, servem para que a empresa entenda melhor seu direcionamento e saiba em qual setor vale a pena investir.
Informações personalizadas
Uma experiência personalizada é a chave para conquistar clientes e os fidelizar. Afinal, quando a pessoa tem uma vivência positiva ela escolhe voltar.
Pensando nisso, é fundamental utilizar os dados comportamentais para otimizar as ações dos usuários. Como por exemplo: métodos de pagamento, escolha de itens e recomendações.
Essas ações se tornam possíveis ao analisar a fundo os hábitos dos consumidores que usam o site da empresa ou visitam uma loja.
Para melhorar cada vez mais é importante realizar pesquisas de satisfação.
Integração de sistemas
A integração de sistemas é uma ação chave para o sucesso de uma campanha de marketing.
Com ela, os usuários recebem publicidades em diferentes mídias. Por exemplo, se uma pessoa acessou uma loja de roupas e saiu sem realizar uma compra, quando ela estiver no Youtube receberá uma propaganda sobre os itens que viu.
Essa estratégia ajuda a melhorar a experiência de compra dos consumidores. Uma vez que, por meio dos anúncios elas podem conseguir descontos especiais e efetivar a compra.
Utilize dados comportamentais para potencializar suas ações de marketing!
Neste conteúdo, entendemos que dados comportamentais são informações coletadas sobre os hábitos de compra dos consumidores. Para realizar essa coleta e análise é preciso que a marca escute o que os usuários têm a dizer.
Com essas informações a empresa é capaz de traçar estratégias de Marketing e Vendas mais assertivas e garantir que os clientes tenham uma experiência completa.
Como resultado, as campanhas atingem o público certo e os esforços de vendas são potencializados.
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