Custos x Investimento: Em quanto tempo tenho retorno no e-commerce?

Empreender é sempre um desafio. E quem começa a empreender, começa com um sonho e com, claro, o objetivo de ganhar dinheiro. Afinal, é um negócio que estamos investindo dinheiro e tempo para que nos dê um retorno.

O que muitos empreendedores de primeira viagem confundem, no entanto, é a relação de custos e investimento. E em quanto tempo será o retorno dentro do e-commerce, ou seja, em quanto tempo paramos de colocar dinheiro para que o negócio comece a lucrar.

Antes, vamos falar um pouco sobre os principais passos para colocar um negócio no ar e o que deve ser considerado custo e o que deve ser considerado investimento.

Custo x Investimento

O custo de um negócio é o valor necessário para seu projeto começar a funcionar.

  • Infraestrutura
  • Equipe
  • Insumos
  • Ferramentas

E todos estes custos devem ser inclusos na hora de fazer a precificação do seu negócio. Uma porcentagem dos custos é inserida no valor final do produto, pois sem estes custos o seu negócio não funciona.

Já um investimento são os produtos que você irá vender, por exemplo. São produtos que você compra da fábrica ou produz e aí, sim, fará a venda destes para o consumidor final.

Ou seja, os investimentos são gastos que trarão retornos em curtos, médios ou longo prazo. Ao considerar se algo é um custo ou investimento, podemos fazer algumas perguntas. Por exemplo, participar de um curso:

  • Se não há a troca de conhecimento, um network com possíveis contatos de vendas ou qualquer apresentação do seu negócio, o curso foi um custo.
  • Se houve a troca de conhecimento, apresentação do seu e-commerce e troca de possíveis contatos que gerem um retorno no futuro, então o curso foi um investimento.

E não há nada de ruim em fazer gastos em custos. Como as ferramentas para e-commerce. Não são investimentos, pois não necessariamente vão trazer algum tipo de retorno. São custos que encarecem a operação. No entanto, trata-se de custos muito bem aproveitados, pois vão aumentar produtividade, otimizar seu tempo e diversas outras funções.

Checklist dos Principais custos do e-commerce

O básico que um e-commerce precisa para ser aberto é:

  • Plataforma
  • Meios de pagamento
  • Fornecedores
  • Segurança
  • Mídia
  • Ferramentas
  • Equipe
  • Local de armazenamento
  • Envio

Em quanto tempo tenho retorno no e-commerce?

Depende do tamanho do seu negócio e também do tamanho do seu investimento. As lojas virtuais, diferentes das lojas físicas, precisam de investimento em mídia para alcançarem os consumidores.

Não podemos esperar alguém “passar em frente” à loja como fazemos nas lojas físicas. Isso porquê seu negócio concorre agora com milhares de lojas online, da sua cidade, estado e até de fora do país.

Então, o e-commerce, hoje, é diferente daquela concepção de 10 anos atrás que era um modelo de empreendedorismo de baixo custo. Muito pelo contrário, há muitos custos, ainda mais com a profissionalização deste modelo.

A pandemia trouxe recordes de aberturas de lojas, por mês. E atualmente é muito mais difícil encontrar um nicho que ainda não foi explorado.

Podemos pensar em uma conta simples de investimento em mídia. O valor investido é igual ao seu retorno dali 12 meses. Ou seja, quanto maior o valor investido, maior será o retorno. Então não existe mágica que faça o negócio investir 10 reais e faturar 1000.

Conclusão

Para uma operação de e-commerce profissionalmente é necessário entender quais os principais custos e o que será um investimento para o seu negócio. Conhecimento é um investimento. Network é um investimento. E novos produtos também são investimentos.

Já os custos são os básicos indispensáveis para abrir a operação e começar a funcionar. Com isso em mente, é possível estabelecer o preço de forma inteligente e também fazer uma gestão de negócio com metas mais realistas e alcançáveis.

Não existe um tempo certo para quando o negócio começa a dar retorno. Depende do seu segmento, do trabalho que foi feito e também do quanto foi investido no começo do projeto. Naturalmente, projetos com maior investimento, especialmente em mídia, terão um retorno em menor tempo.

Este artigo foi elaborado pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce