O Customer Data Platform (CDP) é um sistema que registra e integra todos dados dos clientes de diferentes fontes. Descubra como usar essa tecnologia para impulsionar suas ações de marketing e vendas.
O Customer Data Platform facilita a visualização de informações, gerando insights importantes para otimização de campanhas de marketing e gestão de clientes.
A tecnologia do CDP pode ajudar em ações comerciais, qualificação de leads, experiência do usuário e melhorias de produto ou serviço.
Isso porque, esse software registra e integra todos os dados de diferentes fontes, bancos e plataformas.
Entenda melhor sobre o que é o Customer Data Platform, conceitos, benefícios e como aplicar.
- O que é Customer Data Platform (CDP)?
- Conceitos do Customer Data Platform
- Benefícios do Customer Data Platform
- Finalidades do Customer Data Platform
- Como o Customer Data Platform pode ser utilizado?
- As diferenças de CDP e CRM
- Plataforma de Dados do Cliente
O que é Customer Data Platform (CDP)?
Customer Data Platform (CDP) é um sistema capaz de agrupar dados estratégicos do consumidor.
Essa tecnologia trabalha com informações primárias de diferentes fontes e até dados de terceiros para complementar o perfil do usuário.
Em tradução livre, Customer Data Platform nada mais é que “Plataforma de Dados do Cliente”.
O CDP é um sistema que usa machine learning para analisar cada dado de cada usuário e assim montar um perfil ideal de cada potencial cliente.
O software funciona criando perfis de clientes com dados demográficos, comportamento dentro do site, compras anteriores, relacionamento com a empresa, interação por diferentes canais, entre outros.
Por meio desta plataforma, o marketing amplia sua visão do relacionamento entre o consumidor com a marca.
A coleta de dados é feita por meio de plataformas da própria empresa, canais de marketing e redes sociais. Essa é a chamada “coleta primária”.
Ou seja, o CDP coleta mais dados cada vez que o usuário entra no site, interage na rede social ou realiza uma pesquisa no Google com interesses próximos ao da empresa. Informações como:
- Dados de busca;
- Dados demográficos;
- Comportamento dentro do site;
- Compras anteriores;
- Relacionamento com a empresa;
- Interação por diferentes canais.
Conceitos dentro do Customer Data Platform
O Customer Data Platform é iniciado a partir da integração com conceitos tecnológicos. Confira alguns deles:
Data Lake Management
O Data Lake Management (Lago de Dados) integrado ao CDP entrega o acesso a um repertório gigantesco de dados vindos de diferentes fontes.
Ele armazena conjuntos grandes e variados de dados brutos, que nunca foram filtrados.
É mais usado por empresas que possuem uma visão integral dentro do armazenamento de dados.
Consent Management
A Consent Management facilita a gestão de consentimento dos usuários para acesso aos seus dados.
Ele está atrelado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a nova política de segurança de dados no Brasil.
Com isso, a Consent Management cria interfaces de fácil compreensão aos usuários, a fim de que fique claro as intenções com seus dados e que eles permitem o acesso.
Data Lineage
Assim como o Consent Management, o Data Lineage também está aliado a LGP, se tornando indispensável ao CDP.
Esse conceito tem como funções principais: mostrar o caminho que o dado irá percorrer e armazenar informações como origem, consentimento, uso, e mais.
Built-in Function
Responsável por facilitar a análise de dados, o Built-in Function oferece uma estrutura para pesquisar informações e usar os dados de forma corretamente dentro do CDP.
ID Resolution
Esse conceito é essencial para organizar os dados e entender o caminho dos clientes para criar um perfil de usuários únicos.
Data Enrichment
O Data Enrichment possibilita o acesso a dados de terceiros como IBGE, dados de Web-Behavior, Geo-Behavior, etc.
Ativações Inteligentes
E por último, esse conceito possibilita o uso dos dados coletados para aplicá-los em campanhas de anúncios segmentadas.
Benefícios do Customer Data Platform
O CDP contribui ampliando a efetividade das ações de marketing, além de gerar insights para campanhas de vendas e gestão do cliente.
Conheça outros benefícios.
Identificar intenção de compra
Um dos benefícios é que o Customer Data Platform é capaz de identificar quando o usuário avançou no processo de compra.
A empresa pode definir alguns critérios a partir do acesso do usuário à página de contato do site.
Assim, ativa o setor de vendas para que possa agir de acordo com a jornada de compra do cliente, tornando a ação dos setores muito mais eficiente e criteriosa.
Qualificar os leads
A qualificação de leads é a segmentação dos prospects que têm maior probabilidade de compra, diferenciando-os do restante dos leads da base.
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Por meio do CDP, a coleta de dados e a criação de perfis dos usuários se torna mais eficiente e assertiva, facilitando a qualificação e acelerando o ciclo de compra.
Melhora a experiência do cliente
Sabendo como o consumidor pensa e em que etapa da jornada de compra ele está, é possível realizar uma comunicação direta com esse prospect e melhorar sua experiência.
O Customer Data Platform faz com que a equipe tenha acesso a dados variados que são usados para engajar os usuários.
Dessa forma, marketing cria uma conversa personalizada e gera uma excelente experiência.
Aumenta as taxas de conversão
Unindo todos os benefícios citados acima, causam uma consequência ainda melhor, a conversão.
Nesse caso, as taxas de conversão se tornam maiores. Consequentemente, é mais provável que o usuário se torne cliente.
Ainda mais que isso, esse aumento ajuda a realizar a retenção de clientes, fazendo com o que se torne fiel à marca.
Finalidades do Customer Data Platform
O sistema CDP sendo uma plataforma de dados do cliente atende a três finalidades:
1. Coleta e unifica dados primários
Alguns sistemas geralmente mais usados, como CRM, não transmitem os dados, dificultando uma imagem completa e ainda mais difícil de analisar sobre os clientes.
Já o CDP conecta todas as ferramentas que a equipe de marketing usa e age de uma única fonte com os dados originais do cliente.
2. Gerencia informações de clientes
Uma das principais finalidades do Customer Data Platform, é o gerenciamento de dados primários, controlando o fluxo de dados entre os sistemas de marketing.
3. Realiza ativação dos dados coletados
Com a permissão para coletar os dados originais dos usuários, unificá-los e estruturá-los dentro de perfis, poderá criar segmentos de público que podem ser usados nos canais de marketing.
Como o Customer Data Platform pode ser utilizado?
O uso do CDP ajuda a sua indústria, e pode ser usado para:
- Conexão online a offline;
- Segmentação de clientes;
- Personalização de clientes;
- Avaliação de leads;
- Recomendações de produtos;
- Otimização de taxas de conversão;
- Teste A/B;
- Automatização omnicanal;
- Entrega de emails aprimorada;
- Melhores avaliações online;
- Melhora o Customer Lifetime Value (CLV).
As diferenças de CDP e CRM
CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), captura informações de compra, assinatura de newsletter ou qualquer outra conversão realizada.
Ou seja, apenas coleta dados de usuários que já permitiram o acesso à suas informações e que já estejam no banco de dados.
O CDP busca dados inclusive dos visitantes anônimos das páginas, integra dados capturados no ambiente digital e do registro das compras físicas. O que faz toda a diferença, especialmente nas estratégias de marketing.
Por exemplo, somente o CDP é capaz de identificar que dois fluxos diferentes são da mesma pessoa.
Por exemplo, um usuário se cadastra na loja usando nome composto mas assina a newsletter somente com o primeiro nome. O Customer Data Platform unifica esse cadastro.
Plataforma de Dados do Cliente
O Customer Data Platform (CDP) possibilita gerar uma visão completa de cada cliente e também uma visão completa de todo o negócio.
A plataforma cria o perfil de cliente unificado, contribuindo para ações de marketing e vendas.
Desta maneira, a indústria tem acesso a dados de maneira organizados para que possam ser ativados na plataforma.
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