Core Web Vitals: quais são as métricas de desempenho e como otimizar

Core Web Vitals é um conjunto de métricas utilizadas pelos buscadores para avaliar a experiência dos usuários ao acessar uma página. Entenda a importância de seguir essas recomendações e saiba como se adaptar a elas.

No Marketing Digital, usar técnicas e ferramentas de otimização de conteúdos para buscadores é fundamental. Realizar melhorias no texto e trabalhar o link building são ações de SEO que impactam diretamente no posicionamento.

No entanto, o Google lançou o algoritmo Core Web Vitals, em 2021, para avaliar também a experiência que seus usuários têm nas páginas indexadas.

O buscador visa que os visitantes encontrem todas as informações que precisam de forma rápida e inteligível. Para isso, tempo de carregamento, disposição de elementos gráficos na tela, acessibilidade e visualização de conteúdo passam a ser critérios do ranqueamento.  

Quer saber mais sobre Core Web Vitals e garantir que seu site oferece boa experiência aos usuários? Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre o Core Web Vitals. 

O que é Core Web Vitals?

O Core Web Vitals é um conjunto de métricas utilizadas pelos buscadores para avaliar o desempenho e a experiência de páginas web. Essa análise é feita medindo os seguintes pontos: carregamento, interatividade e estabilidade visual.

O Google passou a utilizar esses pontos como um guia para que sites melhores e mais otimizados fossem criados. Tudo isso com objetivo de oferecer uma experiência positiva para os visitantes de uma página. 

Além disso, o buscador passou a integrar essa análise ao seu algoritmo. Ou seja, otimizar a página passou a ser um fator determinante para o bom posicionamento de um site na SERP.

Métricas do Core Web Vitals

A análise de desempenho que o Google integrou ao seu algoritmo se tornou um dos fatores críticos para um bom posicionamento na SERP, a página de resultados do buscador. 

Sendo assim, é de extrema importância entender o que cada métrica representa e como o seu site pode ser otimizado. Confira:

Largest Contentful Paint (LCP)

O Largest Contentful Paint representa a velocidade em que uma página carrega completamente. Ou seja, do segundo em que uma pessoa acessa até o último elemento que aparece na tela. 

Isso inclui imagens, caixas de vídeo, banners, pop-ups e também textos. Isso significa que a métrica LCP é mais precisa em termos de demora no carregamento de uma página web. 

Essa métrica utiliza o tempo de renderização como principal meio de análise do carregamento completo, portanto, fatores como CSS, Javascript e alguns outros pontos são cruciais para um bom desempenho. 

O Google indica que o LCP fique abaixo de 2.5 segundos, que é o limite ideal de tempo para que uma página carregue completamente. É Importante se manter atento a esse indicador para conseguir oferecer uma experiência positiva ao usuário que acessa o seu site.

First Input Delay (FID)

O First Input Delay é a métrica referente à velocidade de resposta da primeira interação que uma pessoa tem com uma página web. Ou seja, quando o usuário realiza a primeira entrada, que elemento ele vê e quanto tempo demora para que isso aconteça?

Vale ressaltar que um bom desempenho no FID é crucial para que a taxa de rejeição de um site diminua consideravelmente. Isso porque, a tolerância para demoras de carregamento tem se tornado cada vez menor entre os usuários. 

A indicação de tempo para uma performance positiva da página é a de no máximo 100 milissegundos. Dessa forma, o visitante consegue ter uma resposta rápida para permanecer na página por mais tempo.

Cumulative Layout Shift (CLS)

O Cumulative Layout Shift é a métrica que identifica as mudanças de layout que acontecem em uma página. Afinal, quando acessamos um site, os elementos que estão na tela não podem atrapalhar a experiência que temos. 

Para isso, é preciso que as mudanças que acontecem quando um elemento muda de lugar se adapte às ações do visitante. Dessa forma, sua experiência de visualização se mantém positiva.

Isso significa que, banners e pop-ups, por exemplo, não podem ficar na frente de textos. Os botões devem ser bem programados para que o usuário não clique em um lugar errado e saia irritado do site. 

Para o bom desempenho, o Google recomenda que a pontuação CLS fique abaixo de 0.1. Sendo assim, fique de olho no tempo de resposta do seu site e também no carregamento e performance de todos os elementos presentes na tela. 

Outras métricas de experiência do Google

Além do Core Web Vitals, existem outras métricas que avaliam a performance do site para assegurar a melhor experiência possível para o usuário. É preciso ficar de olho nelas para conquistar destaque na SERP e diminuir as taxas de rejeição do site. 

Confira outras análises cruciais para melhorar o desempenho da sua página:

Mobile friendly

Cada vez mais, os usuários acessam páginas web por meio de celulares e tablets, isso porque a popularização desses dispositivos ganhou ainda mais força nos últimos anos. 

Por esse motivo, se tornou fundamental que um site se adapte corretamente a telas menores.

Dessa forma, ao acessar uma página mobile friendly, o usuário deve conseguir visualizar todas as informações de uma forma clara e intuitiva. Além de ser capaz de interagir com os elementos mais facilmente.

Para manter a qualidade e bom funcionamento, o Google lançou a atualização Mobile-friendly Update em 2015. Para ter certeza de que o seu site está dentro do esperado pelo navegador, acesse a ferramenta de teste de compatibilidade e faça o teste.

Navegação segura

Sites que não possuem segurança são um grande risco aos usuários e aos seus dados. Isso porque, essas páginas podem facilmente ser invadidas, deixando os visitantes desamparados e oferecendo riscos a sua empresa. 

Portanto, a navegação segura é crucial para, além de oferecer uma boa experiência ao visitante, oferecer também um ambiente sem perigos aos usuários. 

HTTPS

O protocolo HTTPS é uma câmara de proteção criptografada que serve para aumentar a segurança de um site, assim como todos os dados presentes nele. Em resumo, o HyperText Transfer Protocol Secure  é um protocolo de transferência de hipertexto. 

Por meio dele, é possível garantir maior segurança aos usuários e garantir um espaço livre de informações interceptadas ou adulteradas.

Elementos intrusivos

Já citamos anteriormente que todos os elementos que compõem uma página devem ter uma boa resposta e um tempo de carregamento baixo para assegurar a boa experiência do usuário Mas, mais do que isso, é preciso ter cuidado com a quantidade de componentes  dispostos na tela. 

Isso porque, os intrusive interstitials, elementos intrusivos, são responsáveis por elevar a taxa de rejeição da página e prejudicar a experiência que um visitante tem ao acessar o site. 

Ferramentas para analisar o Core Web Vitals

Se assegurar da boa vivência que uma pessoa tem ao acessar o seu site é mais do que essencial para garantir o sucesso da sua empresa no ambiente digital. Vale lembrar que, nos dias de hoje, a presença online se tornou fundamental. 

Para isso, é necessário ficar de olho em todas as métricas de experiência do Google, além de colocar em ação as boas práticas de SEO. Dessa forma, você oferece ao seu lead aquilo que ele precisa para encontrar as respostas das suas dúvidas. 

Sendo assim, utilize os recursos certos para otimizar o seu site. Confira as principais ferramentas e garanta o bom desempenho das suas páginas web:

  • Chrome User Experience Report (CrUX);
  • PageSpeed Insights;
  • Relatório no Google Search Console;
  • Biblioteca JavaScript;
  • Web Vitals (Extensão do Google Chrome);
  • Lighthouse;
  • WebPageTest.

Dicas para melhorar a pontuação no Core Web Vitals

Agora que você conhece bem o Core Web Vitals e outras métricas de experiência do Google e tem os recursos certos para otimizar o seu site, chegou a hora de realizar outras ações para potencializar a pontuação de desempenho.

Confira as principais dicas que separamos para você:

Melhore o tempo de resposta

Diminuir o tempo de resposta é necessário para que o visitante não saia da página por conta de sua demora. Afinal, quanto maior for o tempo de resposta, mais demora para carregar os elementos na tela. 

Para isso, é preciso otimizar o servidor para que a resposta ocorra de forma mais rápida e dinâmica. Garantindo então, uma experiência ágil ao usuário. Além disso, é preciso:

  • Direcionar os usuários ao CDn próximo;
  • Armazenar em cache o conteúdo da página HTML;
  • Antecipar conexões de terceiros.

Diminua o tempo de carregamento

Os elementos visuais e gráficos são parte importante da página, por isso devem ser otimizados para um carregamento mais rápido. Para isso, é preciso adaptar esses componentes ao layout do site. 

Para isso, otimize as imagens e compacte arquivos em textos. Além disso, utilize um service worker para ativar o cache e pré-carregue recursos importantes.

Faça mudanças no Javascript

O First Input Delay pode ser prejudicado se houver scripts pesados que atrasam a resposta do site. Para evitar que isso aconteça, é preciso dividir as tarefas mais longas do Javascript em atividades menores. 

Dessa forma, o atraso na resposta é reduzido, uma vez que tarefas longas bloqueiam a atividade principal de carregamento da página. 

Invista em API de carregamento de fontes

A API de carregamento de fontes se certifica de que as fontes do texto estejam pré-carregadas antes que um usuário acesse a página. Dessa forma, o layout não sofre desconfigurações repentinas que atrapalham a experiência do visitante. 

Isso porque, ao acessar o site, se não houver uma configuração de carregamento bem feita, os elementos podem levar um tempo para carregar completamente, modificando o que o usuário vê na página.

Formate as imagens

Imagens pesadas podem ser a razão pela qual o seu site tem um tempo alto de carregamento, por esse motivo é preciso prestar atenção nesses componentes para se certificar de que eles estão otimizados da forma correta. 

Para isso, inclua atributos de tamanho nas imagens e vídeos por meio de medidas de largura (width) e altura (height). Dessa forma, o navegador saberá exatamente onde aquele elemento deve ficar.

Fique de olho nos elementos dinâmicos

Dando continuidade a dica anterior, assim como as imagens, os demais elementos visuais devem se adaptar perfeitamente a página assim que o usuário a acessa. Mesmo que elas mudem de tamanho, tenham interações ou sejam pop-ups, é preciso se certificar de que elas respondem perfeitamente às ações.

Para isso, reserve espaços fixos para esses componentes em vez de deixá-los com redimensionamento automático. Dessa forma, eles respondem de forma padrão e não prejudicam a experiência do usuário.

Otimize o seu site para potencializar o Core Web Vitals!

O Core Web Vitals é um conjunto de métricas utilizadas para conferir e garantir uma boa experiência de uso para os usuários nos buscadores, como o Google. Por meio delas, os navegadores verificam se os sites possuem um bom tempo de resposta.

Para ter uma boa pontuação no CWV é preciso otimizar os elementos da página e garantir que o tempo de resposta está baixo. Isso porque, essas métricas analisam o tempo de carregamento dos componentes de um site. 

Dessa forma, você oferece uma navegação ágil e sem dificuldades aos visitantes. Além disso, é uma forma eficiente de diminuir as taxas de rejeição do seu site.

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