Os impactos do marketing e vendas 4.0 estão cada vez mais andando juntos do que separados, mas, para que possamos entender esse processo necessitamos entender algumas coisas.
Por muitos anos estamos visitando e conhecendo várias indústrias percebemos que empresas departamentalizadas sempre tiveram alguns problemas de integração entre setores, isto é muito perceptível porque vemos problemas de comunicação entre eles e, causando danos para a indústria.
Outra percepção que vimos muitas indústrias negligenciando, são as áreas de marketing, e considerando que marketing é vendas, mas, a história não é bem assim.
Com o crescimento exponencial do marketing digital, vimos um cenário desenhado por Kotler há mais de 50 anos atrás acontecendo nos dias de hoje.
Gosto de citar um exemplo que passou por aqui, em uma empresa do setor metalúrgico, cuja a equipe de marketing não existia e quando optaram por contratar um profissional de marketing, e, ele foi nomeado para criação das artes para catálogo e mídias sociais.
Mas isso está certo Arnaldo? A resposta é simples, NÃO! Um profissional de marketing tem muitas atribuições que compete a ele no que se tange a estratégias de marketing. Isso sim é o que se deve fazer.
- Alguns dos conhecimentos que o profissional de marketing deve ter:
- Sua indústria vai ficar para trás de seus concorrentes
- Os impactos do marketing e vendas
Alguns dos conhecimentos que o profissional de marketing deve ter:
- Branding;
- Conteúdo;
- Redes sociais;
- SEO;
- Google: Meu Negócio, Analytics e Adwords;
- Automações de Marketing;
- CRO;
- Otimização de websites;
- Funil do marketing;
- Leads e vai longe essa lista.
Isso é básico, mas que pode fazer toda a diferença lá na frente, porque afirmamos isso, muitas indústrias não sabem nem se quer quem são seus verdadeiros clientes.
O profissional de marketing não precisa saber ao pé da letra tudo, mas tem de entender, que para isso existem agências que desenvolvem tudo isso. Quando a Agência Labra decidiu por se dedicar a Indústria sabia que tudo isso fazia parte do processo, era um desafio e tanto para enfrentar, mas cá estamos.
Hoje o que se beneficia desse processo que pequenas empresas estão ganhando o seu devido espaço, porque a verdade está prevalecendo e aquele “blablabla” de vendedor não está colando mais.
Mas não podemos esquecer que tudo isso deve ser construído e pautado em branding, para que a empresa coloque o seu nome no horizonte, e para isso, não tem mais volta. Para tanto, marketing deixa de ser um prejuízo para tornar-se um grande e enorme investimento.
Marketing sim tem valor em moeda e cor, e consegue provar seus investimentos, mas o seu maior ativo será a construção da sua indústria, seus retornos sejam por ROI ou ROAS vão aparecer e serem comprovados.
Podemos listar algumas ações de marketing que sempre darão certo na indústria, olhem para dentro das suas gavetas, seus históricos vocês verão quantos materiais ricos vocês possuem, isso são as ferramentas mais importantes para seus clientes.
Além disso você vai descobrir que você vai otimizar muito mais dinheiro, imprimir só o que será necessário e para quem de fato vai precisar.
Por que falamos isso? Em vista do que já vemos em frente de clientes da agência, reduzindo drasticamente as impressões de materiais e centralizando nas ações digitais.
Sua indústria vai ficar para trás de seus concorrentes
Acredito que não, dia após dia novas empresas estão aparecendo e roubando o seu espaço ao sol, então não perca tempo.
Seja produto ou serviço, seja para o público B2B ou B2C funcionam e dá muito certo. O que podemos deixar de contribuição são alguns exemplos de sites que tiveram uma melhora significativa com trabalhos de inbound marketing.
O seguinte exemplo saiu de uma zona de rebaixamento — detalhe — uma empresa com mais de vinte anos de mercado e o trabalho permitiu essa evolução, como mostra o gráfico a seguir:
Este trabalho foi realizado em um pequeno espaço de tempo, e não tinha visibilidade nenhuma, bem como a própria indústria não sabia direito o seu negócio e o potencial que poderia surgir.
Os impactos no marketing e vendas 4.0 estão evidenciando o quanto é importante esse alinhamento, o que vemos aqui, um pilar foi construído, mas nada adianta se não for organizado o marketing e vendas.
É necessário que a indústria seja conduzida com o auxílio de empresas que estão se dedicando a construir esses processos e interpretar os números que são gerados, e neste caso, é comum ver a indústria perdida em muitas situação.
A especialização permitiu entender e escrever, e o que mais gera dificuldade é o quanto os conteúdos técnicos precisam ser conduzidos por especialistas, nem sempre na primeira tacada vão estar certos. Mas serão orientados para corrigir a tempo.
Os impactos do marketing e vendas
O que estamos entendendo nesse processo é que existem várias oportunidade latentes no mercado procurando por sua indústria, por outro lado, você precisa aparecer nos mecanismos de busca do Google.
É fundamental que sua indústria tenha processo de vendas como um método qualquer de produção, essa analogia pode ser feita, pois as pessoas não são eternas dentro da sua empresa, pense também sempre em revisá-lo.
Tão importante quanto processos bem definidos, é ter uma comunicação constante entre marketing e vendas.
Vendas é a consequência do trabalho realizado por todas as duas equipes, mas deve se preocupar em reter, ou dar as devidas atenções para não perder por detalhes.
Hoje sua indústria não pode esconder a sujeira pra de baixo de um tapete, não é mesmo? Não é assim que as coisas funcionam, e existem muitas formas de formalizar, e são nessas horas o marketing deve entrar em ação e apresentar um momento WOW para seu cliente.
Isso tudo implicará em novos clientes, em melhores resultados e uma concorrência mais leal, porque seu cliente saberá que ele pagará mais caro por um produto que ele não terá problemas a curto ou a longo prazo.
A empresa é tudo o que ela faz para atrair, reter e convencer seu cliente, e estas respostas você conseguirá em pesquisas básicas.
O resultado final que os impactos de marketing e vendas 4.0 terão na sua indústria, só trarão os benefícios para que sua empresa cresça de forma ordenada e linear.
Finalizo que tudo isso já aconteceu com alguns de nossos clientes e deve ser entendido que as pessoas que compõem as áreas de vendas não são apenas números, são pessoas que precisam de ferramentas tecnológicas viáveis, treinamentos e devem ser motivadas para o sucesso do negócio.