Converter seguidores em clientes é um desafio para todas as marcas que atuam no digital. Aliás, converter usuários em vendas é um desafio para todas as marcas que atuam no digital. Acompanhe o conteúdo e aprenda a realizar ações assertivas no seu negócio.
É possível conseguir a conversão e aumentar o número de vendas da sua marca com estratégias que atuem no campo das redes sociais. No entanto, como qualquer outra campanha de marketing digital, é necessário tempo, conhecimento e dedicação.
Em 2019, ocorreu um caso famoso sobre seguidores e vendas: uma influenciadora digital com cerca de 2,6 milhões de seguidores no Instagram tentou vender trinta e seis camisetas personalizadas. O resultado? Nenhuma sequer foi vendida.
Com essa história descobrimos que a quantidade de seguidores não está diretamente ligada ao sucesso de vendas de uma personalidade ou marca.
Se você também tem dificuldades em entender como converter seguidores em clientes, continue conosco e aprenda tudo sobre o assunto!
- A presença da empresa nas redes sociais
- Entenda a diferença de seguidor e cliente
- Cuidado com as métricas de vaidade
- O impacto do Inbound Marketing para a conversão de seguidores em clientes
- Dicas para converter seguidores em clientes
- Engajar para vender!
A presença da empresa nas redes sociais
O que não pode ser questionado hoje em dia, de fato, é o impacto para a marca quando a empresa desenvolve uma forte presença nas redes sociais.
Não basta criar um perfil e postar conteúdos repetidos, mas nutrir, quase que diariamente, um algoritmo faminto.
As principais redes sociais trabalham com formas de engajamento que exigem muito conteúdo disponível e satisfatório aos usuários. Entretanto, este não é o único objetivo de se estar presente nessas redes.
Quanto mais digital for uma empresa, maior visibilidade ela tem entre os usuários da rede social em questão.
Justamente por isso, no planejamento de marketing, é interessante saber quais são as plataformas mais utilizadas por usuários com o perfil de comprador da marca.
Estar presente em diversas redes sociais com conteúdo interativo, novidades, entretenimento e confiança pode resultar na melhor forma de converter seguidores em compradores.
Entenda a diferença de seguidor e cliente
Os seguidores não são clientes, apesar de muitas pessoas não acreditarem nessa premissa.
Há inúmeros exemplos espalhados pelas redes sociais. Seguir uma personalidade na internet é super fácil, difícil é fazer com que todos tenham interesse em adquirir o seu produto ou serviço.
Apesar disso, as redes sociais são excelentes ferramentas para converter usuários em possíveis clientes, sem que seja necessário apelar para abordagens agressivas ou desconfortáveis.
Cuidado com as métricas de vaidade
Já falamos diversas vezes sobre métricas aqui no blog. Analisá-las no seu negócio é fundamental para entender o que está acontecendo dentro da empresa em relação às campanhas e ações utilizadas.
Entretanto, muitas pessoas podem se confundir e acreditar que os likes (curtidas) e os compartilhamentos dentro das redes sociais são métricas a se levar em consideração. Infelizmente, não é.
Não se pode acreditar que um produto ou serviço fará sucesso porque alcançou a marca de cem mil visualizações e likes. Para vendê-los, é necessário estratégias de marketing mais assertivas do que apenas postar um produto.
Este tipo de métrica é conhecida por “métrica de vaidade”, justamente porque não apresenta resultados conclusivos e sim massageia o ego de quem está na frente das câmeras. Para uma marca é necessário muito mais do que isso.
O impacto do Inbound Marketing para a conversão de seguidores em clientes
Para converter seguidores em vendas é necessário adotar posturas diferentes no mundo digital.
O Inbound Marketing atua para que essa postura seja baseada em estratégias eficientes. Tendo como objetivo atrair o público de maneira mais orgânica por meio de mecanismos de busca, blogs e redes sociais.
A verdade é que se trata de um investimento pensado no longo prazo. A equipe responsável deve levantar um estudo a respeito do comportamento do público-alvo da marca na internet e trabalhar ações de marketing sobre esse estudo.
Uma influenciadora digital pode ter milhares de seguidores, mas nem todos estão interessados no seu serviço. Muitas vezes, seguem pelas fotos e por outros motivos que não estejam relacionados à venda.
Por este motivo, o Inbound Marketing se mostra uma ferramenta fundamental para a conversão de seguidores em vendas. Além de garantir altos lucros para as marcas que norteiam suas ações através do 5 passos principais:
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Vender;
- Analisar.
Dicas para converter seguidores em clientes
Vamos colocar a mão na massa. Separamos algumas dicas importantes para que você aprenda como converter seguidores em clientes e consiga aumentar as vendas do seu negócio.
Confira:
Redes sociais
Para conseguir atrair clientes por meio das redes sociais, é importante tomar algumas iniciativas fundamentais.
Afinal, não é impossível converter um seguidor em um cliente, basta aplicar as estratégias corretas.
Humanizar a marca
Nada é mais cativante do que criar uma identificação do cliente com a sua marca.
Humanizar a página com fotos e vídeos “pessoais”, com storys despojados e publicidades sutis é uma ótima maneira de conseguir conquistar o público. Os melhores exemplos dessa estratégia são: Virgínia Fonseca e Boca Rosa.
Ambas empresárias publicam, diariamente, muito conteúdo de cunho “pessoal” que aproxima os seguidores para conhecê-las melhor – e conhecer suas marcas também.
O sentimento de pertencimento, identificação e confiança leva os seguidores a comprarem das influenciadoras que seguem.
Invista em conteúdo
As redes sociais trabalham com engajamento. Ou seja, quanto mais e melhor for o conteúdo, mais a plataforma irá jogar para seus usuários.
Isso significa que a marca não pode se restringir a apenas alguns posts por semana.
Quanto mais informações relevantes e conteúdos com os quais o público se interesse tiver, mais os seguidores se atraem.
Neste caso, o conteúdo, além da visibilidade, garante que a empresa demonstre certa autoridade em relação ao produto ou serviço comercializado.
Crie uma forma de levar seus seguidores ao seu e-commerce
Depois de sentir que o público está engajado e já conhece o produto, busque formas de os levar até o site do seu e-commerce.
Isso pode ocorrer com os links patrocinados, por formulários de pesquisa como as enquetes e até mesmo divulgado nos produtos postados.
A dica é criar uma landing page com acesso rápido e fácil. Para isso, procure plataformas que consigam ser facilmente integradas aos demais canais de comunicação.
Quanto menor for a dificuldade do seguidor de entrar no site e encontrar o que deseja, mais vontade ele terá de comprar.
Mecanismos de busca
Para os mecanismos de busca, a marca pode utilizar algumas dicas de marketing para atrair e converter seus clientes.
Tráfego pago
Contratar tráfego pago ajuda a aumentar a visibilidade da empresa diante dos maiores mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.
Apesar do investimento, os anúncios pagos respondem bem às pesquisas e oferecem resultados satisfatórios.
Quando o seu seguidor já conhece a marca e tem um anúncio pago na sua pesquisa, se o nível de confiança estiver alto, as possibilidades de conseguir efetuar uma compra são grandes.
Quanto mais lugares na internet você for visto pelo seu seguidor do Instagram, melhor é a conversão em venda.
Conteúdo relevante em blog
Investir em conteúdo relevante para o blog utilizando SEO, técnica de otimização de busca na internet com palavras-chave também é uma ferramenta excelente para converter os seguidores em clientes.
Por consumirem o conteúdo e disponibilizarem alguns dados, como e-mail, é possível criar uma conexão com os envios periódicos de e-mails marketing.
E assim despertar o desejo e interesse nos produtos e serviços que estão sendo oferecidos.
Engajar para vender!
É importante trabalhar para conseguir seguidores nas redes sociais, principalmente sobre a marca em si.
Porém, vale ressaltar que apenas isso não é suficiente para aumentar as vendas do seu negócio e lucrar.
Para isso, são utilizadas técnicas estratégias de marketing digital que atuam na conversão desses seguidores em clientes. É infalível!
Conheça sua audiência, invista em conteúdo de qualidade e escute o que seus seguidores têm a dizer. Seguindo essas dicas seu negócio consegue atingir novos públicos e converter ainda mais vendas.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de mais dicas para seu negócio.