Conversational Marketing, ou Marketing Conversacional, é a estratégia que utiliza ferramentas de atendimento automatizado para oferecer suporte e guiar os clientes em sua jornada de compra. Entenda os benefícios de investir nessas tecnologias.
É comum que consumidores busquem por ajuda nos canais de atendimento das empresas em casos de dúvidas e resolução de problemas.
O atendimento que antes era realizado por telefone ou presencialmente, hoje acontece com muito mais rapidez e eficiência por meio de chatbots e aplicativos de mensagens.
Isso é chamado de Conversational Marketing, também conhecido como Marketing Conversacional. Essa estratégia consiste em utilizar tecnologia em tempo real para oferecer suporte e guiar o consumidor em toda jornada de compra.
Quer saber mais sobre o Conversational Marketing e suas vantagens para o seu negócio? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo!
- O que é Conversational Marketing?
- O que é chatbot?
- Benefícios do Conversational Marketing
- Como utilizar o Conversational Marketing
- Use o Conversational Marketing para otimizar e encantar!
O que é Conversational Marketing?
O Conversational Marketing, ou Marketing Conversacional, é uma estratégia que usa a automatização de conversas para solucionar dúvidas e guiar os clientes pela jornada de compra.
Com esse processo, os atendimento são realizados com maior rapidez e eficiência, uma vez que o consumidor não precisa aguardar em uma fila para ser atendido.
Além disso, o suporte ao cliente se torna ainda mais assertivo usando a segmentação dos perfis e motivos de contato.
No entanto, para que essa estratégia seja implementada com sucesso, é preciso lembrar que as pessoas buscam por proximidade com as organizações.
Por esse motivo é fundamental buscar a humanização desses sistemas. Dessa forma, os usuários que entrarem em contato com os canais de comunicação da empresa se sentirão seguros.
Sendo assim, as tecnologias de automação devem estar alinhadas com inteligências artificiais bem programas.
O que é chatbot?
O chatbot é uma automação utilizada para se comunicar com os leads e consumidores de uma organização. Essa tecnologia possui a função de suporte para as pessoas que precisam de ajuda ou que querem tirar dúvidas com a empresa.
Utilizar um programa como esse ajuda o empreendimento a otimizar seu tempo e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.
Tudo isso por meio de tecnologia que simula uma conversa humana preparada para atender a grandes demandas com assertividade e eficiência.
Os chatbots funcionam por meio de gatilhos acionados quando uma pessoa envia uma mensagem, esse recurso tem sido amplamente utilizado em canais de comunicações como o Whatsapp Business e chats em sites e podem ser usados para:
- Dar respostas automáticas para direcionar os leads;
- Qualificar os leads e os preparar para fechar uma venda;
- Oferecer promoções e descontos especiais.
Benefícios do Conversational Marketing
Investir no Conversational Marketing é uma forma de garantir um atendimento de qualidade e eficiente aos leads e consumidores da sua empresa. Isso porque, esse recurso oferece agilidade e segurança aos usuários.
Além disso, a automação permite maior otimização para a empresa que pode investir seus esforços em outras pontas como Marketing. Confira outros benefícios que essa tecnologia proporciona:
Atendimento constante
Um consumidor pode precisar de suporte a qualquer momento do dia e em qualquer dia da semana, oferecer atendimento constante é uma forma de garantir um bom relacionamento com essa pessoa.
Dessa forma, o seu negócio conquista a confiança do cliente e garante uma experiência positiva em todo seu ciclo de compras.
Escalabilidade
O atendimento automático proporciona novas possibilidades para os investimentos de uma empresa. Isso porque, não se torna mais necessário se preocupar com contratação e treinamento de atendentes para resolver questões simples.
Sendo assim, o seu negócio pode direcionar esses esforços para outras áreas que precisam de mais atenção. Além disso, o Conversational Marketing permite um atendimento sem filas de espera e demoras.
Personalização
Quando falamos sobre utilizar tecnologia para conversar com os clientes por meio de chats, robôs e inteligência artificial, não queremos dizer um atendimento quadrado que irá mais atrapalhar do que ajudar.
Isso porque, a tecnologia deve ser usada sempre com foco em melhorar a experiência do cliente. E é por meio de uma ferramenta bem programada que o atendimento é realizado com sucesso, além de oferecer uma humanização e proximidade para o consumidor.
Como utilizar o Conversational Marketing
O Marketing Conversacional pode ser implementado por meio de chatbots em sites e outros canais de comunicação da empresa como o Whatsapp Business. Vale lembrar que é preciso priorizar sempre a experiência do usuário ao utilizar esse recurso.
Confira outras dicas para utilizar a automação com sucesso no seu negócio:
Responda imediatamente
Demora no atendimento pode fazer com que um lead perca o interesse em seguir comprando com o seu negócio. Por esse motivo é essencial utilizar a automação para facilitar o contato do potencial cliente e servir de suporte para todas suas dúvidas.
Para isso, é preciso responder essa pessoa assim que possível e garantir um bom atendimento para sanar suas dúvidas. Dessa forma, o contato é realizado com sucesso e esse lead não desiste da compra.
Entenda o usuário
Saber o que o usuário precisa ajuda a empresa a programar o chatbot e se certificar de que o atendimento automatizado de fato servirá como suporte. Afinal, não adianta investir nessa tecnologia e atrapalhar a jornada de compra do cliente.
Sendo assim, procure conhecer o perfil do seu consumidor e quais as dúvidas que podem surgir ao realizar uma compra. Dessa forma, o atendimento é feito com sucesso e sem complicações.
Invista na plataforma ideal
Já falamos anteriormente que o atendimento automatizado pode ser usado por meio de chatbots no site da empresa ou com outras plataformas de atendimento, como o Whatsapp Business por exemplo.
No entanto, é importante conhecer o perfil do seu público para entender qual é a melhor plataforma para entrar em contato com a empresa. Isso porque, não adianta investir nesse recurso se ele não será utilizado pelas pessoas que são importantes para a empresa.
Não seja robotizado
Uma relação positiva entre empresa e consumidor tem se tornado cada vez mais importante, uma vez que, por meio desta conexão o cliente se sente seguro ao realizar uma compra.
Além de ser necessária para fidelização e autoridade que uma marca deseja conquistar.
Para que o consumidor não sinta que está falando com um robô é preciso que haja uma humanização no atendimento. Com isso, a conversa flui melhor e o cliente não se frustra.
Use o Conversational Marketing para otimizar e encantar!
O Conversational Marketing é uma estratégia que utiliza o atendimento automatizado para manter um canal de comunicação entre empresa e consumidores. Por meio desse recurso, é possível otimizar o tempo de atendimento e garantir um suporte de qualidade.
Além disso, essa ferramenta tem sido amplamente usada em canais como Whatsapp Business para guiar os leads pela jornada de compra. Se certificando de um atendimento eficiente e sem filas de espera intermináveis.
Para usar essa tecnologia com sucesso é essencial que o empreendimento conheça bem o seu consumidor e quais suas plataformas preferidas de contato.
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