A criação de conteúdo para redes sociais gera valor para a marca e aumenta a autoridade do negócio. Entenda como criar postagens que atraem seguidores, engajam com o público e geram leads.
Atualmente, é fundamental que uma empresa esteja presente nas redes sociais. Porém, criar uma conta e alimentar um perfil não é suficiente quando não se tem o principal: conteúdo de qualidade.
Diferente do que muitos imaginam, não é nada fácil manter uma página de empresa ativa e eficiente. Na verdade, bons resultados dependem de uma estratégia detalhada e de um bom planejamento.
O público tende a acompanhar perfis que são relevantes, com conteúdos criativos e valiosos, seja pelo entretenimento ou para se informar. Por isso, o Marketing de Conteúdo se torna fundamental para a criação de postagens engajadoras.
Acompanhe este artigo e entenda qual a importância de um bom planejamento e como definir criar posts que conectam com o seu público.
- Por que é importante produzir conteúdo para redes sociais?
- 14 dicas de conteúdo para redes sociais
- Hora de começar!
Por que é importante produzir conteúdo para redes sociais?
Que as empresas atuais utilizam redes sociais, disso você já sabe. O que nem todo mundo te fala é que conquistar likes e seguidores é apenas a ponta do iceberg.
Alimentar um perfil apenas para ter frequência pode ser um verdadeiro tiro no pé quando não se tem objetivo e estratégia. Como qualquer outra plataforma, as mídias sociais exigem uma linguagem própria e, principalmente, que você se destaque.
Em outras palavras, as empresas buscam criar uma conexão com seus seguidores. É preciso fazer com que aquela pessoa veja a sua conta como a de um amigo próximo e que sempre apresenta algo novo ou expressivo.
A criação de um bom conteúdo movimenta a comunidade interessada no seu produto ou serviço e agrega valor a sua marca. Com isso, as chances de atingir resultados melhores aumentam e sua empresa pode se tornar referência na área.
14 dicas de conteúdo para redes sociais
Já deu para entender a importância de ter um perfil nas redes sociais que ofereça conteúdo de qualidade.
Para que você não fique perdido, preparamos alguns tópicos para te guiar nessa jornada.
Crie uma buyer persona
A buyer persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Você pode criá-la com base em arquétipos predefinidos e lapidar essa ideia de acordo com o perfil da sua empresa.
Encare a buyer persona como alguém real e com base nisso, crie estratégias para se relacionar com o comportamento, os hábitos e a linguagem dela. Dessa maneira, fica muito mais fácil solucionar as dores encontradas e se comunicar com mais precisão.
Escolha as plataformas certas
Com tantas opções no mercado, é fácil se animar e querer estar presente em todos os canais, mas não é assim que funciona. O público usuário do TikTok, por exemplo, não é o mesmo que o do Facebook.
Isso significa que a sua empresa deve escolher com cuidado quais redes sociais falam diretamente com o público que você quer atingir. De nada adianta investir em um canal que não tem demanda, certo?
Quantidade não é qualidade. Melhor do que estar presente em todas as redes é escolher uma para se destacar e engajar com a sua comunidade.
Encontre o tom de voz da marca
Depois de definir quais plataformas investir, pense em qual será a abordagem da sua marca. Defina uma linguagem para ser utilizada em todos os posts. Isso cria uma identidade para a sua empresa e gera mais credibilidade.
Produza em diferentes formatos
Assim como a linguagem, cada rede social prioriza formatos diferentes de conteúdo. Não se limite a postar sempre o mesmo texto ou imagem em diferentes plataformas. Faça posts em carrossel, vídeos, podcasts e muito mais.
Explore diferentes formatos e poste conteúdos diferenciados e exclusivos para cada rede. Isso garante que o seu conteúdo seja entregue da melhor maneira perante o algoritmo daquele canal.
Defina os objetivos de marketing
Os objetivos são o que vão guiar o seu planejamento. Para isso, primeiro deve-se estabelecer o propósito dessa estratégia. Isso varia de acordo com cada empresa, podendo ir desde aumentar o brand awareness até conquistar mais vendas.
Por isso, pense nos seguintes tópicos:
- Qual o retorno esperado dessas estratégias?
- Quais pessoas você quer atingir?
- Qual é a mensagem que elas precisam receber?
Definindo metas você aprimora o seu planejamento, torna as ações mais assertivas e mensura os resultados com mais precisão.
Construa uma relação transparente e direta
Fique atento ao engajamento e as interações do seu post.
Preste atenção no que o seu público fala para a sua empresa e o que falam sobre ela. Interaja diretamente com eles e alimente uma relação mais transparente.
Sempre que postar, incite uma conversa nos comentários e mostre que você está aberto a opiniões e sugestões. Quando existe essa interação entre público e marca, os seguidores se sentem mais incluídos e te inspiram a criar novos conteúdos.
Observe as particularidades de cada plataforma
Como mencionamos antes, cada plataforma funciona sobre um algoritmo diferente do outro. Isso significa que o que funciona para o público do LinkedIn, por exemplo, pode não funcionar para os usuários do Instagram.
Tenha em mente que o melhor é adaptar o seu conteúdo para diferentes plataformas e assim, atingir os resultados da melhor maneira.
Tenha uma cadência de postagem
Alimente o seu perfil com postagens regulares. Se programe para conseguir manter uma frequência de posts semanais. Faça testes com intervalos de tempo diferentes e veja qual deles se adequa melhor a rotina dos seus seguidores.
Humanize a marca
Quando alguém interagir com a sua marca, mostre que há pessoas do outro lado da tela. Responda as menções ou comentários de forma humanizada. Seja educado, atencioso e prestativo.
Isso impacta positivamente a imagem do seu negócio e afeta a sua reputação. Essa dica é tão valiosa que algumas empresas chegam a criar personagens para a sua marca, é o caso da Magazine Luiza e Casas Bahia.
Estude os algoritmos
São os algoritmos que definem o alcance e o público para quem será entregue aquela postagem. Por isso, trate de estudar os avanços e atualizações que cada um deles sofre com o passar do tempo.
Dominando essa área, você consegue trabalhar em parceria com os algoritmos ao invés de trabalhar contra eles.
Elabore um calendário de publicação
O trabalho com conteúdo digital exige dinamismo e flexibilidade para ficar de olho nas tendências que estão rolando.
Por isso, tenha um calendário de postagens para que a sua equipe se organize e tenha uma visão geral de qual conteúdo foi ou será abordado no mês.
Existem plataformas que te auxiliam na hora de programar postagens futuras, como é o caso da mLabs. Além de agendar os posts para depois, você fica livre caso precise passar algum conteúdo na frente com uma pauta mais relevante.
Tenha um manual de identidade da marca
Seja em fotos, textos ou vídeos, as postagens devem manter uma unidade. Assim, fica mais fácil identificar o seu conteúdo só de bater o olho no feed. É com esse primeiro impulso que os seus seguidores devem agir.
Por isso, defina cada elemento da postagem com antecedência. Utilize de templates para estabelecer itens como:
- Fontes;
- Estilos de imagens;
- Cores;
- Legendas;
- Call to action;
- Hashtags.
Isso gera mais credibilidade para a sua marca e identificação visual com o seu público.
Acompanhe as métricas
Fique atento aos números e impressões do seu conteúdo. Coisas como visualizações, engajamento e conversão são de suma importância para medir o desempenho da sua estratégia.
Por meio das métricas você pode ver na prática o que funciona ou não para os seus seguidores e modificar seu planejamento.
Hora de começar!
A criação de conteúdo para redes sociais é um investimento em plataformas certas que podem trazer resultados expressivos.
Mais do que estar presente é preciso produzir conteúdo relevante para o seu público a fim de criar um bom relacionamento.
Agora você já sabe como essa técnica funciona e quais os passos para implementar essa estratégia: estabelecer uma buyer persona, escolher as plataformas, definir objetivos e muito mais!
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