O consumer insight é o processo utilizado para coletar informações relevantes sobre usuários a favor do seu negócio. Aprenda como usar essa ferramenta na sua indústria.
O intuito do consumer insight é analisar dados para entender o comportamento das pessoas na internet. Com essas informações é possível elaborar estratégias personalizadas para captar este usuário.
Utilizar este método tem aumentado a receita de muitas empresas ao redor do mundo, pois é simples e eficaz.
O marketing digital surgiu com a ideia de examinar informações e hoje essa prática se tornou imprescindível para aumentar vendas e se manter competitivo no mercado. Afinal de contas, para atrair um cliente você deve saber quais ações tomar.
Reunimos tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar o consumer insight na sua indústria e alcançar o sucesso. Vamos lá?
- O que é Consumer Insight?
- Importância do Consumer Insight para os negócios
- Como aplicar o Consumer Insight
- Como levantar os dados
- Principais ferramentas de apoio
- Hora de aplicar o Consumer Insight!
O que é Consumer Insight?
É possível definir o consumer insight como um processo que trabalha com a coleta de dados e informações importantes. Com elas é possível entender o que se passa na cabeça do público-alvo.
Isso significa que através de rastros que esses usuários deixam ao navegar pela internet, até mesmo em sites de busca, a empresa consegue desenvolver ações personalizadas com o objetivo de os incentivar a consumir.
São tantas informações que as pessoas deixam pelo mundo online que trabalhar com essa quantidade de dados é quase impossível.
Por este motivo, foram estudadas metodologias que resultaram em ferramentas eficientes para este serviço, que é o caso do consumer insight.
Esta técnica considera, inclusive, sentimentos pessoais para definir estratégias relevantes, tais como:
- Crenças: sentimentos e pensamentos do cliente quanto a sensações diante dos problemas;
- Motivações: canalizar esses sentimentos e pensamentos para a resolução do que antes o preocupava;
- Desejos: realizar a solução, de fato.
Importância do Consumer Insight para os negócios
Com a visão sobre o que o público-alvo pensa e deseja é muito mais fácil chegar até ele de maneira efetiva e com a solução de seus problemas em mãos.
O consumer insight resulta em mais vendas, pois as pessoas tendem a consumir mais de marcas com as quais se identificam.
Empresas que não utilizam dados para se basear e buscar a melhora de seus processos perdem a competitividade no mercado e acabam ficando para trás.
Por isso que este método não é um relatório pronto feito por uma equipe, e sim uma metodologia de análise de dados que vai nortear ações e estratégias de marketing.
Como aplicar o Consumer Insight
Para começar a aplicar esta metodologia no seu negócio é bem tranquilo. Junto com a equipe de marketing faça um mapeamento dos clientes e coloque em prática as dicas abaixo, veja!
Defina objetivos
Saber quais são as metas da empresa permite uma avaliação mais facilitada e objetiva dos dados.
Portanto, antes de iniciar qualquer tarefa em relação ao customer insight, defina muito bem onde quer chegar e quais resultados pretende obter.
Perguntas certas
Se você já definiu o objetivo do seu trabalho, faça as perguntas certas. São essas perguntas que servem de base para as coletas de dados relevantes.
Se você objetivou aumentar as vendas de um produto que comercializa relacionado à pesca, por exemplo, a pergunta certa é “em que canal de comunicação o meu público está presente?” entre outras questões que vão auxiliar.
Abuse dos recursos que possui
Coloque o planejamento em ação com os recursos de coleta de dados disponíveis, à medida que vai adquirindo o feeling do processo.
Com isso, melhore as fontes de coleta de informações e recursos para garantir dados mais confiáveis e certeiros.
Interpretação
Não basta apenas coletar os dados, é necessário os interpretar de maneira inteligente.
Só assim será possível criar estratégias relevantes para começar a atrair clientes.
Como levantar os dados
A coleta de dados é o ponto de partida para iniciar a análise das informações. Para isso, há diversos recursos na internet que vão auxiliar seu time neste processo.
Basta escolher a ferramenta que mais se adequa à sua demanda e a utilizar, as mais famosas são:
Google Analytics
O próprio Google disponibiliza recursos excelentes, como o Google Analytics que entrega dados sobre o seu negócio.
Sendo assim, é possível saber que tipo de usuário está acessando, quais são os conteúdos mais visitados e como está a performance da página.
Google Surveys e Google Forms
Essa ferramenta é paga, porém vale a pena verificar os planos e valores, pois as pesquisas geradas são feitas como anúncios através da internet
Dessa forma, é possível coletar dados de vários usuários em forma de formulários. Uma opção gratuita e muito eficiente é o Google Forms.
Pesquisas de mercado digitais
Há disponível as plataformas que oferecem pesquisas digitais sobre vários consumidores, além de rápidas também são focadas em nichos, vale a pena conferir.
Principais ferramentas de apoio
Alguns recursos auxiliam na hora de gerar dados mais específicos para elaborar estratégias de marketing mais sofisticadas. É o caso das ferramentas abaixo, confira!
Facebook Audience Insights
Com esta ferramenta você consegue entender em que nível socioeconômico e demográfico seus clientes estão, além do que preferem consumir.
É um ótimo meio para melhorar a performance da sua marca nas redes sociais.
Think With
Plataforma do próprio Google, ela ajuda profissionais de segmentos diversos a entender o comportamento dos usuários segundo notícias e artigos nichados.
Apesar de não garantir dados sobre o cliente, traz informações super importantes em relação à concorrência e o que acontece no mercado, tornando sua empresa muito mais competitiva.
Hora de aplicar o Consumer Insight!
Para algumas empresas, que não possuem equipes de marketing preparadas para as novas tendências no mundo do marketing digital, pensar em analisar dados é algo de outro mundo.
Entretanto, as demandas atuais exigem conteúdos e campanhas personalizadas, que olhem para o cliente como se fosse único e não apenas mais um número. É isso que o consumer insight promove: a exclusividade dos leads.
Conhecer sua persona é fundamental para o sucesso desta estratégia, por isso, busque entender cada processo de compra e use esse conhecimento a seu favor.
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