Consultoria de SEO: para que serve

O serviço de consultoria de SEO tem sido cada vez mais procurado, já que as empresas querem ver seus sites posicionados nos primeiros resultados orgânicos de pesquisa. 

O trabalho do consultor de SEO é extremamente importante no que diz respeito à criação de sites. Ele envolve diversas atividades com o objetivo final das páginas obterem um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. 

Dentre algumas dessas atividades, algumas delas são: analisar, revisar, melhorar o desempenho de sites e aplicar técnicas de otimização de sites. 

Ao contratar um serviço de consultoria de SEO, você contará com o auxílio de profissionais que poderão te ajudar desde a parte de pesquisa de palavras-chave até criação de conteúdo otimizado. 

Todas essas atividades devem ser pensadas não somente com o objetivo de agradar os mecanismos de pesquisa como o Google, mas também para oferecer melhores experiências aos usuários dos sites. 

Também vale destacar que a descrição do trabalho de um consultor de SEO requer habilidades estratégicas, táticas, analíticas e de pensamento crítico para otimizar os sites. 

Neste artigo, falaremos sobre os principais pontos que envolvem uma consultoria de SEO para que você possa entender como ela pode ser importante para o seu negócio. 

Confira!

O que envolve uma consultoria de SEO? 

Você provavelmente quer que o seu site seja encontrado nos primeiros resultados de pesquisa quando os seus potenciais clientes fizerem pesquisas no Google, por exemplo. 

Afinal de contas, se o seu site não aparecer, os dos seus concorrentes aparecerão e você perderá oportunidades de vendas. 

Ao contratar uma consultoria de SEO você contará com o apoio de profissionais que ajudarão a posicionar o seu site nos resultados orgânicos de pesquisa. 

Para entender melhor sobre o que estamos falando, veja a seguir os principais pontos que envolvem o serviço de consultoria SEO. 

1. Entender os objetivos de marketing do cliente

Uma das primeiras e principais tarefas de uma consultoria de SEO é entender quais são os objetivos dos clientes. 

Isso envolve entender as metas sobre o posicionamento nos resultados de pesquisa, a posição competitiva do mercado, o nicho do negócio, as vantagens competitivas da marca e assim por diante. 

É importante deixar claro que as metas relacionadas ao posicionamento orgânico devem ser mensuradas, realistas e alcançáveis. 

2. Otimizar as páginas do site

Os profissionais precisam aplicar elementos técnicos de SEO nas páginas do site, incluindo: tags, estrutura de texto, meta títulos, etc. 

Tudo isso é aplicado enquanto eles utilizam habilidades de organização de conteúdo em hierarquias. Também é necessário incluir palavras-chave e seus sinônimos. 

3. Pesquisar e analisar palavras-chave

Para que todo o trabalho do consultor de SEO funcione é essencial que ocorra a pesquisa e análise de palavras-chave. 

É necessário realizar a descoberta de palavras-chave e priorizar a estratégia de segmentação para elas, incluindo palavras-chave de cauda longa

Também é importante identificar alvos potenciais de palavras-chave que possuem baixa concorrência e alta lucratividade, ou seja, alto valor comercial. 

4. Obter visibilidade no ranqueamento do Google

A consultoria de SEO vai trabalhar para que o site consiga obter as primeiras posições no ranking do Google para palavras-chave que incluem: página inicial, páginas internas, artigos no blog e assim por diante. 

Esse trabalho exige conhecimento técnico e envolve diversas etapas, desde a produção de conteúdo relevante e otimizado (utilizando palavras-chave e outras técnicas) até a organização das páginas. 

5. Focar na experiência do usuário

O Google prioriza sites que proporcionam uma melhor experiência para os seus usuários. Além disso, quanto melhor for essa experiência, maiores são as chances de conversões. 

Portanto, é necessário que o site seja otimizado para:

  • Minimizar o abandona da página;
  • Aumentar as visualizações de páginas;
  • Aumentar o tempo de permanência dos usuários no site;
  • Aumentar as taxas de cliques (CTR). 

6. Identificar problemas técnicos de SEO e resolvê-los

A consultoria de SEO também pode incluir a identificação e correção de problemas técnicas de SEO, sendo que os mais comuns são:

  • Erros de 404;
  • Erros de rastreamento;
  • Links quebrados;
  • Conteúdo duplicado;
  • Mapa de site incorreto;
  • Velocidade de carregamento de página lenta. 

Identificar e corrigir os problemas citados acima é extremamente importante para que o site consiga obter ou manter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. 

7. Focar no SEO local

Por fim, mas não menos importante, uma consultoria de SEO também pode conduzir campanhas de marketing de SEO local, incluindo:

  • Perfil verificado do Google Meu Negócio;
  • Listagem do Google Maps;
  • Perfil NAP consistente (nome, endereço, telefone, etc.). 

Conclusão

Neste artigo, você conferiu apenas algumas das funções que incluem um serviço de consultoria de SEO. 

Esse tipo de serviço é completo e envolve diversas etapas e tarefas que devem ser aplicadas de forma minuciosa para que existam bons resultados. 

É importante deixar claro que geralmente os profissionais de SEO não fazem garantias relacionadas às classificações de palavras-chave. 

Eles garantem apenas o que está sob seu controle direto. Ou seja, eles irão se dedicar para conseguir os melhores resultados possíveis, mas o resultado final também depende do Google. 

Se você tem interesse em contratar uma consultoria de SEO, pesquise por uma opção confiável e agende uma reunião para que possam entender as suas expectativas.