Escrever é uma arte e descobrir os segredos de aumentar o engajamento de seus leitores pode te transformar em um mestre do copywriting.
Estabelecer o tom correto, responder dúvidas, chamar atenção, acrescentar personalidade e trazer seu conteúdo para a vida com imagens e dados interativos são apenas umas das inúmeras técnicas de copywiritng que podem te levar até onde você quer.
Seja você um novato nessa área ou um copywriter com certa experiência, afiar suas habilidades de copywriting é sempre algo positivo. Existem alguns métodos inteligentes que nunca ficarão datados e apresentaremos neste post 5 técnicas para você ser um copywriter de sucesso.
Mas primeiramente vamos entender o que é copywriting e qual sua importância na publicidade.
- O que é copywriting?
- Qual a importância do copywriting?
- Quais são as melhores técnicas de copywriting para começar a usar?
O que é copywriting?
Copywriting é o processo de escrever materiais promocionais para a publicidade. Copywriters são responsáveis pelos textos em flyers, outdoors, websites, emails, catálogos, anúncios, comerciais e muitos outros espaços. Esse tipo de texto é conhecido como “copy”.
De maneira diferente do jornalismo ou editoriais, o copywriting é totalmente sobre fazer o leitor tomar alguma ação.
Essa ação pode ser a compra, participação ou engajar com um produto, serviço ou marca. É por isso que o copywriter é geralmente referido como um vendedor na palavra escrita.
Marcas que trabalham com copywriters contratam esses profissionais para criar tudo, desde artigos para blogs até conteúdos de mídias sociais e descrições de produtos. Tudo depende do que o negócio precisa em determinado momento.
Qual a importância do copywriting?
O copywriting bem feito é essencial para a indústria pois movimenta a lucratividade, tem um bom ROI e atinge os objetivos do negócio ao convencer seu público-alvo que o produto que você está oferecendo irá resolver seus problemas e ainda entregar valor.
Ao se aproveitar de um copywriting forte, os seguintes resultados positivos irão te levar ao sucesso nas vendas:
- o copy sempre está no lugar certo quando sua audiência precisa dele;
- consegue sua preciosa atenção;
- mantém o público interessado por meio da relevância do tema;
- diz para a audiência como sua marca ou produto resolve suas dores;
- direciona para o que fazer em seguida (uma compra, um engajamento, etc)
Ou seja, o copywriting é importante pois humaniza a sua marca e cria um sentimento de proximidade e amizade com seu público consumidor. Além disso, faz com que você possa criar uma identidade única para sua marca.
Quais são as melhores técnicas de copywriting para começar a usar?
Bom, agora que vimos o que é e qual a importância do copywriting, é hora de colocar a mão na massa e aprender algumas técnicas interessantes para dominar a escrita publicitária. Separamos abaixo 5 técnicas de copywriting para começar a usar agora!
1. Conte uma história
Sua audiência está programada para reagir a uma história. O storytelling fornece aos seus leitores uma “olhadela” no seu produto e como ele pode resolver seus problemas, estimulando a imaginação e fazendo toda a conexão emocional, muito importante para os negócios.
2. Fale diretamente com o leitor
Uma das melhores técnicas de copywriting é fazer com que seu texto seja totalmente sobre o leitor. Conheça sua audiência e use um estilo de escrita que irá encantá-la. Sobretudo, seja generoso com o uso da palavra “você”.
3. Faça com as pessoas sintam-se importantes ao oferecer conteúdos exclusivos
Outra técnica de copywriting para aumentar o engajamento é oferecer conteúdos a seus leitores que não poderão ser encontrados em outro lugar. Faça-os se sentirem importantes e eles começarão a apreciar mais a sua marca.
Você não acha o máximo quando alguém compartilha uma informação com você que nunca foi dita a ninguém?
Conteúdos exclusivos vêm em diferentes formatos: um webinar com um roteiro para quem se inscrever, oportunidades de treinamento, ebooks, novidades de conferências, ferramentas online ou blogposts exclusivos para assinantes.
4. Use palavras fortes como “novo”, “grátis” e “agora”
Outra tática valiosa é tirar vantagem de palavras fortes no seu conteúdo. Palavras persuasivas podem ter um impacto maior comparado a outros tipos. Quando a conversa é cara-a-cara, é mais fácil dar um tom a partir do uso de entonações e linguagem corporal.
Na escrita, isso é um pouco mais difícil. A melhor dica é usar palavras fortes para apontar para questões-chave em seu conteúdo, pois elas evocam emoções. Por exemplo, você pode usar:
- ridículo, ao invés de estúpido;
- interessante, ao invés de divertido;
- delicioso, ao invés de bom;
- magnífico, ao invés de bonito.
Além de usar adjetivos vívidos, você pode tentar usar verbos mais expressivos. É recomendado usar pronomes de primeira pessoa como “eu” e “nós” para dar a impressão de estar tendo um diálogo com o leitor.
Tente usar preposições causais, como “porque” ou “logo” para dar argumentos e demonstrar afirmações.
5. Use fórmulas de copywriting
Seja para criar uma história cativante, escrever um conteúdo matador ou ter manchetes inspiradoras, você pode usar fórmulas para melhorar o engajamento e aumentar sua produtividade. Uma boa fórmula é dos 4 C’s: ou seja, seu conteúdo deve ser Claro, Conciso, Convincente e Credível.
Se você quer oferecer benefícios a partir de um blog post, você pode usar a fórmula Antes-Depois-Ponte. “Antes” é a situação onde você imagina um problema que não existe. “Depois” é a situação onde você resolve o problema. A “ponte” é o caminho para chegar lá.
Uma fórmula que tem sido usada por muito tempo é a AIDA, na qual você deve segurar a atenção do leitor, oferecer informações interessantes, desenvolver o desejo e criar a ação.
Uma outra boa técnica de copywriting para conseguir a atenção de prospects é usar a tática do loop aberto. É bastante usada em livros para criar suspense a partir de ganchos na história. Nesse momento, você segura a informação do leitor para fazê-lo ler todo o post para saber tudo.
Por fim, as 3 razões por quê é outra fórmula para escrever conteúdos atraentes. Você deve responder três perguntas, como o próprio nome diz:
- por que você é o melhor?
- por que eu deveria acreditar em você?
- por que eu deveria comprar agora?
Escrever conteúdos relevantes e cativantes para seus leitores não é tarefa fácil, mas com as cinco técnicas de copywriting acima você está no caminho para impactar cada vez mais seu público.
Mas existem muito mais técnicas de copywriting sendo desenvolvidas por aí. Você tem alguma que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário abaixo!
Artigo produzido por Raphael Pires, chief editor na iClips – empresa especializada em gestão para agências de comunicação.