Conheça 5 ferramentas do Google que podem ajudar nas suas estratégias de marketing

Muitas pessoas conhecem o Google apenas como o principal buscador da internet, mas na verdade ele é muito mais do que isso, pois ele também desenvolve ferramentas que podem proporcionar uma ótima eficiência para a sua estratégia de marketing.

No geral, estas ferramentas ajudam os gestores a ter um acompanhamento melhor dos seus sites, além de ajudar na criação de conteúdos, no tagueamento de sites, entre outras funções que são essenciais para o processo de construção de marketing.

Portanto, caso você queira melhorar as estratégias da sua empresa de ar condicionado para industria, por exemplo, vale a pena conhecer esses recursos.

Com o objetivo de ajudar na construção e eficiência das suas estratégias de marketing, elaboramos uma lista formada por 5 ferramentas que o Google proporciona para os usuários. Confira:

1. Google Analytics

Por meio dessa ferramenta desenvolvida pelo Google, você consegue entender todo o comportamento do usuário que acessou o seu site de administração de construção civil, por exemplo, e obter ótimos dados para a sua estratégia.

O Google Analytics também proporciona a você uma série de dados que irão ajudar na construção de certas estratégias, como:

  • Número de visitantes em um determinado período;
  • Tempo médio de permanência nas páginas;
  • Fonte de tráfego;
  • Páginas mais visitadas.

Além de monitorar as informações acima, você também pode comparar os períodos, ver como e o motivo pelo qual o site está crescendo ou tendo redução de acessos.

2. Google Ads

Entre todas as ferramentas que estão listadas aqui, o Google Ads é a única que precisa ser paga para ter acesso aos seus benefícios. Por sua vez, a ferramenta é voltada para a publicidade, onde você pode criar anúncios que irão aparecer nos resultados de busca do Google.

É interessante dizer também que há alguns tipos de campanhas que podem ser criadas por lá, e uma delas é a Rede de Pesquisa, que nada mais é do que a compra de palavras que você gostaria que o seu anúncio de sistema de cftv para condomínio aparecesse.

Dessa forma você disputa um leilão com os concorrentes da sua empresa, e o seu anúncio passa a ser exibido quando um usuário faz uma pesquisa usando os termos relacionados com as palavras-chave compradas.

Vale pontuar que anunciar no Google é relativamente mais barato do que em outros meios, como televisão, rádio ou veículos impressos.

Por esse motivo, negócios como uma empresa de automação de portões ou comércios físicos estão optando por investir no marketing digital.

3. Google Trends

Com o Google Trends o time de marketing da sua empresa passa a ficar mais atualizado sobre as novidades do mundo.

Ao mesmo tempo, a sua equipe também fica informada sobre o que acontece de interessante sobre o seu próprio mercado, e o que pode ser explorado pela companhia.

Dessa forma, são mostrados os temas que estão sendo pesquisados no momento, quais foram pesquisados nos últimos 30 dias ou em uma data pré-definida.

Além disso, o Google Trends indica temas relacionados e outros insights, e também é possível escolher um termo para saber quais são os dados da ferramenta sobre ele. 

4. Google Search Console

Ao criar um site, é importante ter em mente que de nada adianta ele não ser otimizado e compatível com o Google. Por esse motivo, existe o Google Search Console, que tem o objetivo de ajudar os programadores a melhorar e otimizar o site.

Essa ferramenta é capaz de indicar falhas e melhorias que a equipe responsável pelo site pode fazer, tendo assim uma melhor performance na indexação do Google.

Ao contrário do que você pode estar pensando, essa ferramenta não é voltada apenas para ajudar quem mexe com programação de site. A equipe de marketing e especialistas em SEO podem ter em mãos dados valiosos, que ajudam ainda mais na construção das estratégias.

5. Google Tag Manager

Por fim, temos uma ferramenta que é usada para acompanhar as metas e os comportamentos que os usuários têm no site, mas para isso é necessário antes ter a instalação de códigos (tags) em determinadas partes das páginas do site.

Resumidamente, por meio desta ferramenta a equipe de marketing não fica dependendo 100% do suporte, o que traz mais autonomia para as estratégias.

Empresas que utilizam as ferramentas do Google

Para finalizar, com o objetivo que você perceba a importância destas ferramentas, iremos listar as principais empresas que já utilizam estas ferramentas do Google. Confira:

  • Amazon;
  • Facebook;
  • Shopback;
  • Netflix;
  • Nubank.

Ou seja, estas são apenas algumas das milhares empresas que se preocupam em fazer um marketing digital de qualidade, portanto adotar estas ferramentas para o seu negócio é de fato uma ótima alternativa para os seus resultados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.