Febre lá fora, os cupons de desconto estão ganhando, cada vez mais, popularidade por aqui, no entanto, muitas empresas ainda não estão aproveitando essa ótima ferramenta de marketing. E você, já utiliza cupons de desconto em sua loja?
A possibilidade de pagar menos costuma agradar muito os consumidores, por isso, essa estratégia de marketing deve ser bem aproveitada pelos negócios online. Quer saber como utilizar cupons de desconto na sua estratégia de marketing? Então, confira aqui algumas maneiras comprovadas!
1- Cupons promocionais antes de datas comemorativas
Oferecer cupons promocionais antes de datas comemorativas como Dias das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outras, sem dúvida, é uma ótima maneira de se destacar no mercado, já que, nestas datas, os clientes costumam pesquisar todo tipo de produtos, e seu interesse em cupons de desconto pode ser bastante alto.
E outra dica comprovada, é oferecer cupons de desconto por ocasião de aniversários. Sem dúvida, é uma ótima forma de surpreender os clientes, além de ser uma grande surpresa em um dia especial para eles. Lembre-se também dos descontos oferecidos, por exemplo, por ocasião de sua primeira compra em uma determinada loja (por exemplo, um ano antes).
Enfim, não existe uma regra única, tudo depende da sua marca e dos hábitos de compra dos seus clientes. Por isso, é muito importante conhecer muito bem os hábitos e necessidades de seus clientes, oferecendo códigos promocionais como ótima estratégia de marketing, e sempre ouvir o que o seu público tem a dizer e as suas necessidades específicas.
2- Cupons de desconto por categoria
Um erro muito comum é o excesso de promoções que oferecem aos consumidores, sem nenhum critério financeiro, o qual pode os acostumar muito mal e levá-los a comprar na sua loja virtual somente quando oferecer descontos especiais. Assim, uma dica é oferecer cupons de descontos e distribuí-los por categoria, dando os descontos mais significativos para os itens de pouca saída da sua loja.
É preciso, no entanto, sempre avaliar o quanto a oferta de cupons em seu e-commerce impacta o orçamento do seu negócio, do contrário, poderá até ter prejuízos, sobretudo se os cupons não trouxerem os resultados esperados, que é o aumento das vendas e a fidelização dos clientes.
3- Cupons de desconto após o abandono do carrinho
Uma ótima forma de atrair clientes é oferecendo alguns cupons de desconto após abandonarem o carrinho. Basta enviar um e-mail lembrando que o produto ainda está esperando o cliente, e oferecer um cupom de desconto caso finalize a compra.
4- Descontos em dias específicos
E não só as datas comemorativas podem receber um impulso nas vendas com cupons de descontos, mas alguns dias específicos também podem, oferecendo um desconto especial relâmpago para quem se cadastrar no site e aproveitar a oportunidade em dias e horários específicos (sexta e sábado à noite, das 21h às 4h da manhã, por exemplo).
Essa estratégia costuma aumentar a base de contatos cadastrados por e-mail, gerando uma presença mais expressiva de sua marca no meio online, e consequentemente, gerando um maior número de clientes fiéis e que ficam sempre esperando por novas promoções especiais.