O Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização do Mecanismo de Busca é uma técnica de marketing digital, que pode ser definida como o processo de melhorar o ranking dos sites nos resultados de pesquisa do Google, Bing e outros mecanismos de busca. O aumento da classificação orgânica dos sites ajuda a gerar tráfego orgânico valioso para eles.
Mas, como exatamente o SEO pode ser aplicado? Veja algumas dicas de como começar a usar o SEO na sua estratégia digital:
- Comece um blog
- Pesquise as palavras-chave
- Crie conteúdo útil e de qualidade
- Conte com a ajuda de uma Agência de SEO
Comece um blog
Adicionar um blog ao site e começar a publicar conteúdo é o passo inicial para ter mais visibilidade na internet e iniciar a estratégia de SEO. Por isso, comece um blog com uma plataforma como a blogger ou a WordPress.
Além disso, ao criar o blog, é importante se certificar de que ele é compatível com dispositivos móveis.
Isso vai trazer uma experiência melhor para os usuários, que já realizam mais buscas utilizando o celular do que o computador. Além disso, o Google favorece fortemente os sites otimizados para dispositivos móveis e os exibe primeiro nos resultados de pesquisa.
Pesquise as palavras-chave
Palavras-chave são as palavras que os clientes em potencial digitam nos mecanismos de pesquisa.
Para descobrir quais palavras seus clientes estão usando, você pode utilizar uma ferramenta como o Planejador de palavras-chave do Google.
Ao saber quais perguntas os clientes usam para procurar seu produto ou serviço, você deve garantir que seu conteúdo responda as dúvidas dos leitores na busca por um produto.
Crie conteúdo útil e de qualidade
Após a criação do blog e a pesquisa de palavras-chave, é necessário iniciar a criação de conteúdo que é a base do SEO. À medida que os rastreadores de mecanismos de pesquisa revisam o site, eles classificam cada página com base em como ela fornece respostas úteis, relevantes e exclusivas às consultas de pesquisa.
Para elevar seus rankings de página, certifique-se de que cada página forneça respostas claras, perspicazes e abrangentes a qualquer pergunta que um usuário possa ter sobre esse determinado produto ou serviço.
Ao criar o conteúdo é necessário otimizar alguns elementos:
Palavras-chave
Mencione sua palavra-chave em uma quantidade equilibrada, de maneira natural e de fácil leitura ao longo do corpo do seu post e nos cabeçalhos. Exagerar nas palavras-chave pode até te trazer uma penalidade do Google, como a queda de posições nos resultados de pesquisa e até o banimento do site dos resultados de busca.
Sempre que você cria conteúdo, seu foco principal deve ser o que importa para seu público, não quantas vezes você pode incluir uma palavra-chave nesse conteúdo. Concentre-se em ser útil e responder a qualquer pergunta que seu cliente possa ter solicitado para chegar em sua postagem.
Tag do título
O título do seu post no blog é um importante elemento considerado pelo mecanismo de busca para determinar a relevância do seu conteúdo. Portanto, certifique-se de incluir a palavra-chave no título. Além disso, é importante que sua palavra-chave seja inserida nos primeiros 60 caracteres do título e se o título for muito extenso insira a palavra-chave no começo.
URL
Os mecanismos de pesquisa também analisam o URL para descobrir de que se trata a postagem. Por isso, otimize seus URLs em todas as postagens que publicar, pois todas as postagens residem em um URL exclusivo. Além disso, inclua as palavras-chave na URL.
Conte com a ajuda de uma Agência de SEO
Essas dicas são só uma base de como usar o SEO na estratégia de marketing digital. Elas se referem à otimização em SEO on-page, ou seja, a realizada na página. Para que um site seja 100% otimizado em SEO é necessário fazer otimizações off-page, técnicas e estruturais.
Para implementar a estratégia de SEO no seu site e ter mais visibilidade no Google é fundamental contar com uma agência SEO. A agência SEO pode criar um site ou blog do zero, fazer a otimização em SEO e criar conteúdo de qualidade.
Além disso, pode realizar uma consultoria de SEO no seu site para analisar os pontos fortes e fracos do seu SEO e indicar melhorias.