Como usar as redes sociais no seu restaurante de forma eficiente

Não é difícil perceber que os brasileiros amam uma rede social. Muitos negócios são beneficiados por esse uso, incluindo os restaurantes.

Mas você sabe como usar as redes sociais no seu restaurante, de forma eficiente?

Para conseguir bons resultados, tanto em engajamento quanto em pedidos pela internet, você pode seguir algumas dicas.

Confira, a seguir, as 5 melhores dicas de como usar as redes sociais no seu restaurante, de forma eficiente!

1. Mantenha informações atualizadas do restaurante

Muita gente acessa uma página de rede social para descobrir informações de um negócio e não há nada pior do que chegar em um perfil desatualizado.

Para evitar a situação, confira quais são os dados presentes na página do restaurante. É essencial que informações de endereço e horário de funcionamento estejam presentes.

Plataformas como o Instagram e o Facebook contam com espaços específicos no perfil para que esses dados sejam inseridos.

Além disso, você também pode disponibilizar o cardápio. Muitos clientes desistem de um pedido ou de uma visita aos restaurantes por não saberem se conseguem pagar pelo consumo.

2. Crie publicações interessantes

Todo restaurante tem como maior prova de qualidade os pratos que oferece, sendo que as fotos e vídeos são grandes aliados para apresentar os produtos.

Nesse caso, para usar as redes sociais do seu restaurante de forma eficiente, não deixe de fazer publicações interessantes, que mostram os pratos.

No feed, você pode criar posts com as fotos dos pratos e mensagens impactantes. Lembre-se de usar hashtags na legenda e marcar a localização na ferramenta de mapa.

Nos stories, a dica é fazer pequenos vídeos e até mostrar os bastidores da produção de um prato. Isso aproxima os consumidores da sua marca.

3. Mostre onde você “está”

Você pode ter um ponto fixo, onde recebe os consumidores, ou pode atuar somente no delivery – ou em ambos!

Para quem trabalha com a entrega de alimentos, é interessante informar o público onde você “está”, ou seja, em quais aplicativos opera.

Existem vários aplicativos de restaurantes com delivery e, nesse tipo de plataforma, quanto mais pedidos bem-avaliados, mais você aparece para os potenciais clientes.

Por isso, de tempos em tempos, faça publicações no feed e nos stories mostrando quais são os apps que você trabalha, incentivando os consumidores para pedidos nessas plataformas.

4. Ofereça vantagens para quem segue sua conta

Um dos grandes desafios que os empresários encontram na hora de usar as redes sociais é como trazer mais público para a página.

Se você está pensando em comprar seguidores, saiba que essa é uma péssima ideia. As plataformas já conseguem reconhecer quando isso acontece e acabam banindo sua conta.

Uma forma de levar mais pessoas para sua página é oferecendo vantagens. Você pode criar promoções com desconto para os seguidores, por exemplo.

Nos pedidos de delivery, envie um brinde, como um chocolate de sobremesa, com uma tag com o seu nome de usuário no Instagram ou Facebook. Um incentivo simples, que funciona.

5. Seja “instagramável”

“Instagramável” é um conceito criado na internet que diz respeito a lugares e produtos que tem uma estética atraente para as redes sociais.

Um bom exemplo de algo “instagramável” são pinturas de asas nas paredes, que se tornaram ponto de fotografia para muita gente.

Mas você pode ser “instagramável” de outras formas, como nos detalhes das caixas de um pedido, ou ao criar um painel interativo dentro do seu restaurante.

De fato, criatividade é tudo o que você precisa para usar as redes sociais no seu restaurante de forma eficiente!

Coloque sua imaginação para funcionar e não deixe de contar com essa grande aliada, que é a internet!