Como reduzir as taxas e aumentar os lucros do seu negócio?

Comerciantes e autônomos precisam lidar com a inconstância econômica, uma vez que não é possível prever como será o fechamento do caixa ao final do mês. É possível ter uma noção, mas certeza do quanto será ganho e do quanto será gasto não é possível. Então, a instabilidade é algo presente na vida de quem decidiu ser o próprio chefe e não tem folha de pagamento ou décimo terceiro. 

Um dos problemas que podem diminuir o rendimento dessas pessoas é não ter a clareza dos malefícios de alguns produtos e ferramentas, e isso é causado pela falta de pesquisa ou de conhecimento. Um exemplo é que muitos comerciantes, principalmente aqueles que estão começando, não sabem responder qual a melhor máquina de cartão para o seu tipo de comércio. Isso atrapalha o ganho de dinheiro, fazendo, assim, com que as dívidas sejam maiores do que os lucros. 

Se as suas projeções de rendimento não estão próximas da realidade, então é necessário fazer uma análise do que pode ser um fator causador da perda de dinheiro. Conheça, a seguir, alguns dos vilões que são os maiores inimigos de pessoas jurídicas e autônomas. 

Taxas

Comerciantes e prestadores de serviços costumam utilizar máquinas de cartão para auxiliar na venda de seus produtos. A maquininha é realmente uma ferramenta extremamente importante, principalmente quando possui variados meios de pagamentos, como QR Code e cartão por aproximação. No entanto, ao mesmo tempo que é uma aliada, ela pode ser um problema por causa das taxas. 

Alguns comerciantes passam as taxas para os consumidores, e a estratégia utilizada é oferecer um preço menor para quem faz pagamento no débito, no pix ou em dinheiro, colocando uma taxa maior para quem faz pagamento via crédito. Esse tipo de estratégia é ilegal e pode causar processo do cliente e também do Procon, pois a taxa não é responsabilidade de quem compra, mas sim de quem vende, sem contar que é possível diminuir os impactos das taxas da maquininha sem afetar negativamente os clientes. 

O primeiro passo é pesquisar, pois o mercado tem inúmeras opções de máquinas de cartão. São tantas variedades que é fácil se perder, então, antes de procurar, faça uma lista com suas prioridades, elencando o que uma maquininha deve ou não ter, além de fazer uma análise do seu público. Por exemplo, em comércios que têm como maioria do público a geração Z, maquininhas que criam QR Code e aceitam aproximação são uma necessidade, pois esses são os meios de pagamento mais utilizados. 

Por outro lado, para comércios que atendem com mais frequência um público mais velho, maquininhas clássicas, aquelas que aceitam crédito e débito, talvez sejam a melhor e mais eficiente escolha. É importante ter noção do público, pois isso impacta diretamente no rendimento ao fim do mês. Em caso de estabelecimentos que atendem a ambos os públicos, a melhor opção é ter uma máquina mais tecnológica. 

Assim, ao procurar uma maquininha para o seu comércio, tenha em mente o limite do quanto deseja gastar, principalmente se está iniciando no mercado. Agora, para comerciantes e autônomos mais antigos, é possível negociar com a empresa responsável, pois quanto mais tempo de uso, maiores são os benefícios ofertados, então uma ligação, uma reunião ou uma simples troca de e-mails podem ser a solução para o problema. 

Contas básicas

As famosas contas básicas, aquelas de água, luz e internet, devem ser observadas com critério. É importante estar atento aos gastos desses serviços essenciais e saber como poupar. Um exemplo é que as pessoas estão dando prioridade para lâmpadas econômicas, aquelas de luz branca que não consomem tanta energia quanto as de luz amarela. Outro exemplo de economia é em relação à água. Muitos comércios utilizam água da chuva para lavar o chão e a calçada e regar as plantas.

Quem deseja economizar com a internet, deve seguir a mesma lógica de quem quer economizar com as maquininhas: é preciso pesquisar. Há uma grande variedade de empresas que oferecem serviços de internet. Assim, caso a empresa que fornece a conexão para a sua empresa não esteja atendendo às suas necessidades, sempre existe a opção de procurar por uma que atenderá.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre como reduzir as taxas e aumentar os lucros do seu negócio? Então, não se esqueça de compartilhar em todas as suas redes sociais e continue nos acompanhando, até a próxima!