Como lidar com a concorrência? Conheça agora mesmo as melhores dicas!

Saber como lidar com a concorrência de forma estratégica requer prática. Mas antes de agir é necessário ter claro alguns conceitos que te ajudam a ter decisões mais assertivas. Por isso, você vai conferir as melhores dicas para lidar e superar a concorrência! 

Assim como diz o ditado “o mar não está para peixe”, o mercado não está para empresas que não querem saber como lidar com a concorrência de forma saudável, estratégica e eficaz. 

Isso porque é um fenômeno natural começar um empreendimento e se deparar com negócios muito parecidos com os seus, mas que conseguem atrair mais clientes e gerar mais lucratividade.

Mas tudo tem solução! Para isso, elaboramos 9 dicas de sucesso para quem quer se dar realmente muito bem com as suas empresas concorrentes. Confira o conteúdo!

1 – Conheça seu mercado

A primeira dica de como superar a concorrência é conhecer o seu mercado e os produtos que você vende. 

Isso porque, quando você é um verdadeiro expert no seu segmento de atuação, os potenciais clientes (leads) da sua marca se sentirão confortáveis em entrar em contato com você, pois você passará segurança para eles. 

Além disso, conhecer o seu mercado é também saber onde estão os melhores fornecedores para a sua empresa. 

Caso você não domine a sua área de atuação, é bem provável que você perca um grande espaço no mercado de B2B digital e offline. Porém, você pode contar com uma consultoria de vendas B2B nesse processo, por exemplo, para escapar de insucessos como esse. 

Afinal, quando você conhece seu mercado, você sabe também onde buscar auxílio. Sendo assim, faça estudos, pesquise a concorrência e entenda o seu público-alvo.

2 – Conheça o seu potencial 

Assim que você souber tudo a respeito da sua área de atuação, fica mais fácil saber como lidar com a concorrência. 

No entanto, há uma outra dica que você deve seguir para aumentar a lucratividade da sua empresa e ser relevante diante do mercado: conhecer o seu potencial. 

Para mensurar os dados capazes de indicar o seu futuro promissor, você pode passar a utilizar ferramentas como a Análise SWOT, também conhecida como Matriz FOFA, em português. 

Com ela, é possível identificar e avaliar os pontos fortes e fracos da sua empresa, descobrindo também as oportunidades e ameaças à sua corporação de B2B digital ou offline. 

3 – Foque na sua persona 

Outra dica fundamental é saber como chamar a atenção do seu público, afinal muitos se perguntam “como divulgar minha empresa na internet grátis?”, por exemplo, sem antes descobrir qual é a persona do seu negócio. 

Para tanto, você deve conhecer e focar todas as suas estratégias para a persona do seu negócio que, em outras palavras, significa o cliente ideal dele, é o personagem semi-fictício que representa o seu cliente. 

E para desenhar a sua persona, tente descobrir: 

  • Qual a linguagem mais adequada para conversar com os seus compradores; 
  • Em que lugares a sua persona costuma comprar: marketplace, e-commerce, redes sociais?;
  • Quais canais de mídias elas se encontram presentes diariamente; 
  • Qual o investimento que a sua persona está disposta a dar pelos produtos e serviços da sua marca. 

Além desses, há inúmeros outros pontos que você pode e deve levar em consideração para melhorar a comunicação com o seu público-alvo, como os que citaremos a seguir. 

4 – Valorize seus diferenciais

Grupo de pessoas reunidas em escritório e homem de pé apresentando treinamento sobre como lidar com a concorrência.

Você sabe quais são os diferenciais do seu negócio? Pois saiba que conhecê-los é valorizar a sua marca e ter sucesso diante da concorrência. E nesse processo você até pode contar com o auxílio de uma consultoria de vendas B2B.

Nessas horas, você vai perceber que não importa o valor praticado em cima de um produto ou serviço. Afinal, quanto mais autoridade você tiver diante o setor, mais promissoras serão as suas vendas. 

Um grande exemplo é a Apple. Muitas pessoas acabam comprando os seus smartphones pela tecnologia de ponta sem nem se importarem com os altos valores dos aparelhos. 

Portanto, na hora de pensar em “como divulgar minha empresa na internet grátis?” ou usar qualquer outra estratégia que tenha definido para o sucesso do seu negócio, tente focar nesses diferenciais: 

  • Prazo pontual na entrega do produto; 
  • Design atraente do site de compras; 
  • Chamadas para ação persuasivas; 
  • Atendimento excepcional ao cliente; 
  • Produtos e serviços de qualidade; 
  • Inovação em primeiro lugar; 
  • Um bom marketing digital. 

Depois de ajustar esses detalhes na sua empresa, você estará pronto para a próxima dica. 

5 – Faça parcerias

Tente entender uma coisa: a concorrência não é o seu inimigo mortal. Por isso, tente apostar em parcerias com empresas do mesmo setor que o seu.

Afinal, ambas as marcas provavelmente não terão a mesma dinâmica de trabalho, algo que clientes percebem bastante. 

No fim, você vai descobrir que o B2B digital ou offline se trata de ter parcerias que te ajudam a atrair mais clientes ao unir esforços.

6 – Aposte no pós-venda

Ainda existem aquelas marcas que não dão a mínima para o que acontece depois do cliente efetuar uma compra. 

E é aí que você tem que mostrar mais um diferencial para saber como lidar com a concorrência. 

Ao apostar no pós-vendas, a sua empresa ganha muitos pontos positivos, pois comprova que você entende que uma negociação não termina com a assinatura de um contrato, por exemplo. 

Ela acaba se tornando mais do que isso: uma detentora de bons relacionamentos com todas pessoas que fizeram uma compra com você. 

E se você estiver com dificuldade de estabelecer estratégias para o seu negócio, busque por uma consultoria de vendas B2B que te auxilie nesse processo. 

Desse modo, as chances do cliente comprar novamente com você serão muito maiores. 

7 – Monitore seus concorrentes

Para você conseguir fazer novas ações de vendas B2B digital ou offline, a dica é monitorar os passos das empresas do mesmo segmento que o seu, a fim de ganhar inspiração e ter ideias para inovar. 

Sendo assim, pesquise e tente entender as metodologias usadas pelos negócios que fazem parte da sua concorrência para sair sempre à frente. 

8 – Ter uma consultoria de vendas B2B

Já citamos isso algumas vezes aqui, mas vale dizer que outro ponto fundamental para que você consiga potencializar as suas vendas B2B é contando com uma consultoria de vendas, que te ajuda a dar continuidade em um processo de prospecção de clientes da sua marca. 

Dentro dela, é essencial que você se baseie nas fases de maturação dos compradores dos produtos e serviços da sua empresa, permitindo que os gestores tenham pleno entendimento sobre cada uma delas. 

Pegando esse gancho, quando os seus gestores estiverem a par de todo o processo da metodologia utilizada em sua consultoria de vendas, você pode partir para o treinamento de todos os vendedores, os quais ficarão encarregados pelo atendimento ao cliente. 

Para realizar isso, recomendamos que você passe todo o conhecimento para cada vendedor, a fim de que ele possa treiná-los na prática e aperfeiçoar todas as ações para o aumento de lucratividade.

9 – Invista em divulgação e vendas online 

Empresas que não se modernizam atualmente não chegam a lugar nenhum. Um jeito de entrar na onda da modernização é investindo em canais que ajudam você a solucionar a famosa questão de “como divulgar minha empresa na internet grátis?”, como:

As redes sociais

As redes sociais são umas queridas hoje em dia. Isso porque elas são ótimas para qualquer empresa de B2B digital. 

Com elas, você consegue interagir cada vez mais com os clientes da sua marca, levando conteúdos de relevância sobre o setor de atuação. 

Por exemplo, se você quer que os seus produtos sejam vistos para chamar a atenção dos seus seguidores, utilize o Instagram. 

Caso queira dar visibilidade para o seu blog com conteúdos, o Facebook e o Twitter se mostram opções bem rentáveis. 

Use um marketplace de nicho

O marketplace de nicho pode ser o shopping center virtual que você tanto procura para gritar ao mundo “quero divulgar minha empresa na internet agora!”.

Isso porque essas plataformas são conhecidas como lar de grandes marcas que desejam apresentar os seus produtos para diversas pessoas. 

O Soluções Industriais, por exemplo, hoje é o maior marketplace B2B digital do Brasil e da América Latina, capaz de fazer você lidar com a concorrência facilmente. 

Hora de lidar com a concorrência B2B!

A tecnologia está aí para que você consiga aumentar os lucros e focar cada vez mais em estratégias de atração de compradores dos produtos e serviços da sua marca. 

E neste conteúdo você conheceu as melhores técnicas para o aumento da sua produtividade dentro do mercado B2B utilizando a internet ou não.

Agora, o próximo passo é simples: aplicá-los! Para isso, a sugestão é se organizar e fazer um excelente planejamento para alinhar tudo o que deve ser feito ao longo de um período.